Topo

'Fama': por onde andam os vencedores do reality que revelou Thiaguinho

Lorraine Perillo

Colaboração para Splash, em São Paulo

11/08/2022 04h00

Thiago André Barbosa, o Thiaguinho, completa 20 anos de carreira em 2022 como um dos maiores nomes da música brasileira atualmente, com direito à especial em horário nobre na TV Globo, na volta do "Som Brasil". O que muitos não lembram é que ele foi revelado ao país em um reality show exibido pela emissora no início dos anos 2000, o "Fama".

Com quatro temporadas, que aconteceram entre 2002 e 2005, o "Fama" era apresentado por Angélica e Toni Garrido, vocalista do Cidade Negra, e consistia em uma competição de canto pela oportunidade de assinar com uma gravadora, gravar um álbum e ser divulgado para todo o Brasil.

O sucesso de Thiaguinho após o programa é, no entanto, um ponto fora da curva. O cantor que fez o show "Meu Nome é Thiago André" na Globo não ganhou o reality — ficou em sétimo na segunda temporada — mas tem uma projeção que nem de longe é a regra dos outros ex-participantes, mesmo os que venceram a competição.

De "A Fazenda" à campanha política, os vencedores do "Fama" não foram notícia recentemente pelos seus talentos musicais. Veja por onde andam Vanessa Jackson, Marcus Vinile, Tiago Piquilo, Fábio Souza e Evelyn Castro. A última também não venceu, mas faz sucesso como atriz no canal de humor Porta dos Fundos.

dasdas - Reprodução/Globoplay - Reprodução/Globoplay
Thiaguinho participou do 'Mais Você' e falou sobre seus 20 anos de carreira
Imagem: Reprodução/Globoplay

Vanessa Jackson

Vencedora da primeira edição do programa, Vanessa é cantora, compositora e atriz e, atualmente, além de shows e eventos corporativos, faz parte do corpo de jurados do "Canta Comigo" e "Canta Comigo Teen" (Record TV).

dasda - Reprodução/YouTube - Reprodução/YouTube
Vanessa Jackson em apresentação no programa 'Faustão na Band'
Imagem: Reprodução/YouTube

Recentemente, se envolveu em uma polêmica ao ser despejada de seu próprio apartamento em que vive com a família em Osasco, na cidade de São Paulo. A ordem de despejo seguiu também com ordem de força policial, caso necessário, e se deu após a dona, uma aposentada de 76 anos, entrar na Justiça e solicitar o pagamento do aluguel do imóvel, uma vez que depende dele para sobreviver.

A defesa de Vanessa tentou alegar que a cantora vive com a mãe, uma pessoa também idosa e acamada, e que afirmou que nunca foi procurada pela imobiliária para solicitar o pagamento dos meses em atraso, mas a juíza do caso não aceitou as alegações e manteve a ordem. Vanessa ainda pode recorrer.

Marcus Vinile

Vencedor da segunda edição, foi o responsável por eliminar Thiaguinho da competição. Apesar de ter vencido o programa, no entanto, Marcus não está mais na mídia por sua voz. Mesmo seguindo carreira artística, o cantor acabou seguindo um caminho diferente e entrando na política, sendo pré-candidato a deputado estadual em Minas Gerais.

dasda - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Marcus Vinile durante o Programa do Ratinho, no SBT
Imagem: Reprodução/Facebook

Apesar de ter conseguido notoriedade através do reality da Rede Globo, Marcus atualmente critica bastante a emissora e é apoiador do atual presidente, Jair Bolsonaro.

Tiago Piquilo

A terceira temporada foi vencida por Tiago Piquilo, cantor que acabou fazendo uma dupla com Hugo, também participante da edição. Os dois se firmaram como parceiros musicais em 2004, lançando sete álbuns e um DVD, participando também da trilha sonora de novelas como "Cobras & Lagartos" e "Paraíso", da Rede Globo, e "Revelação" e "Cúmplices de um Resgate", do SBT.

dasdas - Reprodução/Record - Reprodução/Record
A Fazenda 2021: Tiago Piquilo dá detalhes de cirurgia no pênis
Imagem: Reprodução/Record

Recentemente, Tiago foi um dos peões selecionados para a décima terceira edição do programa "A Fazenda" (Record TV), sendo eliminado na oitava semana, disputando a preferência do público com Dayane Melo e Sthefane Matos.

No ano passado, o cantor virou notícia novamente após realizar uma faloplastia, cirurgia de aumento peniano, em julho de 2021. Em uma postagem no Instagram, a equipe de Tiago explicou como funciona a fisioterapia realizada no órgão genital e como ele estaria se recuperando do procedimento.

"A fisioterapia que Tiago faz todos os dias, por ser em uma região íntima, é feita única e exclusivamente dentro do reservado, como tem sido desde o início do programa. Ele jamais faria em uma piscina, tanto por ter outras pessoas dentro, quanto por ter câmeras transmitindo 24h de todos os ângulos, inclusive dentro da piscina. E muito menos faria outras coisas, como está sendo acusado", escreveu em um post.

Fábio Souza

Na quarta temporada, Fábio Souza desbancou Evelyn Castro, hoje humorista do Porta dos Fundos, e sagrou-se campeão do programa. Mesmo com uma agenda cheia de shows, Fábio também optou por seguir a carreira acadêmica e formou-se em Direito, deixando sua marca registrada, o romantismo, um pouco de lado.

dasdas - Divulgação: Rede Globo - Divulgação: Rede Globo
Fábio Souza foi o vencedor da quarta edição do "Fama"
Imagem: Divulgação: Rede Globo

Evelyn Castro

A segunda colocada da quarta edição do programa, deixou completamente o mundo da música para seguir carreira de humorista, integrando a equipe do "Porta dos Fundos", um dos programas de humor mais conhecidos do país, ao lado de João Vicente, Gregório Duvivier, Fábio Porchat e outros.

dasdas - Reprodução - Reprodução
Evelyn Castro em esquete do Porta dos Fundos
Imagem: Reprodução

Além do humor, Evelyn também participou de outros projetos como a personagem Marraia Carey, na série "Tô de Graça" (Multishow); esteve no filme "Chacrinha: O Velho Guerreiro", como Mãe Cacilda de Assis, e também em "A Sogra Perfeita", além do filme da Netflix "Cabra da Peste". Na televisão, estreou em um personagem fixo como Deusa, em "Quanto Mais Vida, Melhor!", novela das sete da Rede Globo.