Topo

Marvel antecipou 'Ultimato' sem avisar equipe de efeitos especiais

Homem de Ferro (Robert Downey Jr.) em cena de Vingadores: Ultimato Imagem: Reprodução

De Splash, em São Paulo

10/08/2022 12h47

Quando a Marvel antecipou a data de lançamento de "Vingadores: Ultimato", os fãs comemoraram — mas a equipe de efeitos especiais teve a reação contrária.

Os responsáveis por adicionar as imagens feitas com computação gráfica não haviam sido avisados pelo estúdio sobre a nova data, e descobriram junto dos fãs que teriam um novo prazo para terminar o trabalho. É o que um dos profissionais diz em entrevista ao site Gizmodo.

"Eles anteciparam a data em um mês, mas não nos contaram. Eu me lembro de estar com a minha equipe e um dos artistas me mostrar a notícia dizendo: 'Ei, você viu isso?'", conta um artista de efeitos especiais identificado pela publicação como David.

Na época, ele questionou seu supervisor, que também não sabia de nada. Após ser questionada pelo estúdio contratado para fazer os efeitos especiais, a Marvel se justificou dizendo que havia esquecido de avisá-los sobre a nova data.

David explica que as produtoras não têm equipes fixas de efeitos especiais. Elas contratam estúdios especializados que competem entre si para serem escolhidos para cada trabalho — e oferecem o serviço a preços cada vez mais baixos para atingir essa meta.

"É uma corrida até o fundo do poço", diz David. "Porque quando as maiores produtoras dizem que precisam de um serviço, os estúdios de efeitos especiais abaixaram tanto os valores que, quando são contratados, eles têm sorte se conseguirem pagar o próprio trabalho".

Para fechar a conta, os artistas de efeitos especiais precisam trabalhar muito além do esperado. Sam, outro profissional da área, relembra a rotina em uma série da Marvel: "Eu fiquei cinco semanas sem tirar uma folga. E não eram oito horas de trabalho, eu ficava mais de dez horas".

"Isso porque eles filmaram materiais novos um mês antes da estreia. Então recebemos material bruto no fim de dezembro, para uma série que seria lançada no fim de janeiro", completa Sam.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Marvel antecipou 'Ultimato' sem avisar equipe de efeitos especiais - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade