Topo

'Feliz que minha mãe morreu': o que diz a biografia de atriz de 'iCarly'?

Jennette McCurdy era uma das protagonistas de "iCarly" com a personagem Sam Puckett - Reprodução
Jennette McCurdy era uma das protagonistas de 'iCarly' com a personagem Sam Puckett Imagem: Reprodução

De Splash, em São Paulo

10/08/2022 04h00

A atriz Jennette McCurdy, 30, conhecida por interpretar a personagem Sam Puckett na série infantil "iCarly", está afastada da profissão desde 2017. Ela lançou ontem uma biografia em que conta detalhes da conturbada relação com a mãe, Debra McCurdy, e problemas na Nickelodeon.

Na obra "Feliz Que Minha Mãe Morreu", ela relata ter enfrentado distúrbios alimentares pela primeira vez aos 11 anos. A mãe impôs uma dieta com restrições calóricas após Jennette aparecer nas séries de TV "CSI" e "Law & Order".

"Tive muita ansiedade por precisar comer na frente da câmera em quase todos os episódios de 'iCarly'. Era uma piada em que meu personagem se envolveu. Não sabia como lidar com isso na época", afirmou a artista.

Debra McCurdy foi definida como "narcisista" na obra. "Ela cometeu abusos emocionais, mentais e físicos", completou o relato compartilhado pelo jornal estadunidense USA Today.

A biografia também contou que a mãe de Jennette insistiu em dar banho na filha até o final da adolescência, alegando que ela não lavava o cabelo corretamente.

A mãe da artista morreu em 2013 após ser diagnosticada com câncer de mama. Desde então, ela conta ter passado por terapia e outros tratamentos para superar o problema. "Eu não tenho nenhum sintoma de transtorno alimentar há anos. Eu me sinto tão livre".

"Chorava enquanto escrevia e depois ria lembrando algo", contou Jennette. Ela também relatou que, antes de iniciar a terapia, consumia bebidas alcoólicas excessivamente e mantinha relacionamentos "pouco saudáveis".

Jennette McCurdy revelou problemas familiares em biografia lançada ontem - Raymond Hall/GC Images/Getty Images - Raymond Hall/GC Images/Getty Images
Jennette McCurdy revelou problemas familiares em biografia lançada ontem
Imagem: Raymond Hall/GC Images/Getty Images

Nickelodeon e Ariana Grande

A biografia de Jennette expôs os problemas da atriz com a empresa em que trabalhava. O livro relata maus-tratos a estrelas infantis e abusos por parte da Nickelodeon, responsável pela produção de "iCarly".

A atriz descreve como "um local de trabalho tóxico e insalubre perpetuado pela administração". Ela também afirma que um dos profissionais, chamado de "o criador" na obra, cometia constantes abusos emocionais. Dan Schneider, principal produtor da série que a atriz protagonizou, não foi citado.

Jennette McCurdy afirmou ter recusado um acordo de US$ 300 mil (R$ 1,5 milhão) para permanecer em silêncio sobre as situações vividas na Nickelodeon. Um dos relatos envolve um caso de assédio com o "criador".

Segundo a artista, o homem a encorajou a beber álcool e massageou os seus ombros de forma inadequada. Ela também diz que teve medo de impedi-lo em suas ações.

Os problemas também se estenderam ao relacionamento com Ariana Grande. "Eu não gostava e nem podia gostar dela", disse a atriz sobre a colega de "Sam & Cat", spin-off de "iCarly".

Conforme o relato, os conflitos aconteciam devido à diferentes tratamentos por parte da produção encerrada em 2014, e não por questões salariais.

'iCarly é constrangedor'

Em entrevista ao site BuzzFeed nos EUA, Jennette McCurdy confessou que gostaria de nunca ter participado de "iCarly". Ela esteve envolvida na produção entre 2007 e 2012.

"Acho que o conteúdo é constrangedor. [...] preciso a estabilidade financeira. Sou grato pelas portas que ele abriu para mim de tantas maneiras e pelas amizades que fiz. Mas o conteúdo disso só me envergonha", afirmou.

Durante o relato, ela diz torcer para que os artistas mirins "não vivam mais em ambientes tóxicos" e aponta satisfação por não seguir carreira em séries de humor, como foi oferecido pela Nickelodeon.

"Espero que os pais que estão pensando em colocar seus filhos na atuação leiam o meu livro", concluiu Jennette.

Ela não aceitou voltar ao elenco para a nova temporada de "iCarly" lançada em 2021. Além da protagonista Miranda Cosgrove, também protagonista Nathan Kress e Jerry Trainor retornaram à atração.