Topo

Como Jô Soares influenciou Igão e Mítico, no Podpah

Igão e Mítico, criadores do Podpah, lamentaram a morte de Jô Soares - Simon Plestenjak/UOL
Igão e Mítico, criadores do Podpah, lamentaram a morte de Jô Soares Imagem: Simon Plestenjak/UOL

De Splash, em São Paulo

09/08/2022 04h00

Igor Cavalari, 26, e Thiago Marques, 32, conhecidos como Igão e Mítico, são os apresentadores de um dos principais podcasts brasileiros da atualidade: o Podpah. A dupla comentou sobre o sucesso da atração, a influência de Jô Soares e a "rivalidade" com o Flow em entrevista a Splash.

O ex-comandante do "Programa do Jô" morreu na última sexta-feira (5) aos 84 anos. Segundo Igor, o apresentador foi uma das principais referências para o trabalho do Podpah.

"O meu sonho e o do Mítico sempre foi estar no 'Programa do Jô', apesar de ele não estar fazendo há um bom tempo", contou Igão ao lamentar a morte de Jô Soares.

Os apresentadores do podcast conversavam constantemente sobre a ideia de levar Jô Soares como convidado. "Vimos que ele estava debilitado nos últimos tempos. Por isso, não estabelecemos contato", completou Igor.

Ele influenciou totalmente os podcasts. É a nossa principal referência de entrevistas, bate-papo no Brasil. Jô Soares trazia uma conversa sem polêmicas, para conhecer um lado do artista que muitas vezes não vemos.
Igão, do podcast Podpah

Existe briga com o Flow?

Em agosto de 2021, Igor comentou sobre o conflito com o Flow Podcast em bate-papo com Zé Felipe e Virgínia Fonseca. Ele relatou que o programa cedeu estúdio e equipamentos, mas não cobrou pelos primeiros episódios do Podpah produzidos em outubro de 2020. As partes voltaram a conversar após o conteúdo de Igão e Mítico atingir boa audiência.

"A gente quer ser dono do podcast de vocês, ter 25% de tudo. Ser dono em contrato, ganhar em publicidade. Mas não dava para ser dono, né? E eu disse não, então viemos para cá e eles ficaram bravos. Não tinha uma negociação, era isso ou nada", disse Igor na ocasião.

Igor Cavalari afirma que "está tudo bem" entre eles e os concorrentes no papo com Splash. O comandante do Flow atualmente é Igor Coelho, conhecido na internet como Igor 3K.

"Não foi bem um rompimento, nós conversamos. Eles falaram o lado deles, e a gente o nosso. Em uma negociação, você topa ou não. Penso que é normal não topar. Eles vão fazer as coisas deles e nós faremos as nossas. [...] Foi breve a nossa passagem por lá, mas de muita importância. Somos muito gratos com o pessoal que ajudou a gente", comentou.

O apresentador também diz que os supostos desentendimentos entre as partes são baseados em especulações que circularam nas redes sociais.

"Quem criou a rivalidade foi a própria internet. Se existisse qualquer burburinho, e a gente pegasse o telefone para conversar, a internet nem ficaria sabendo e continuaria causando. Todo mundo é adulto, com muita coisa para fazer."

O Podpah participou da campanha "Monetiza Flow", criada pelos Estúdios Flow no primeiro semestre deste ano. A movimentação, que reuniu outros podcasts, aconteceu após Bruno Aiub, o Monark, fazer apologia ao nazismo no programa.

O apresentador foi demitido, e o YouTube suspendeu o pagamento ao canal na época. O repasse aos Estúdios Flow, que contam com outros programas, foi retomado após a realização da campanha.

"Não tenho tanto tempo para ficar olhando o que as pessoas estão fazendo. A gente está em um fluxo tão grande de conteúdo, não dá para ficar antenado em tudo. Em alguns momentos, nem consigo ver a minha mãe. A gente viu que aconteceu (com o Monark), falamos 'caramba'. Mas seguimos nossa vida porque precisamos trabalhar", afirmou Igão.

Sem estrelismo

O canal oficial do Podpah no YouTube conta com mais de 5,8 milhões de inscritos. Os apresentadores destacam a grande responsabilidade em relação à influência que exercem diante do público, seja por comentários no podcast ou pela escolha dos convidados.

"Estamos na internet há alguns anos na internet. Eu já completei 10 anos alimentando outro canal. Éramos um pouco conhecidos, mas nem se compara com o que aconteceu após o Podpah. Por conta desta maturidade, estamos com uma cabeça tranquila, aceitando bem. Não deixando subir à cabeça, não viramos estrelinhas e nem estamos fazendo bost*", brincou Mítico.

Além do episódio com o rapper Mano Brown, líder dos Racionais, Igão e Mítico destacaram outros episódios marcantes para o podcast. Os papos com Rodrigo Santoro, Sophia Abrahão e Tite, técnico da seleção brasileira de futebol, foram citados pela dupla.

"A gente tinha uma 'síndrome de vira-lata' de olhar para a internet como uma terceira, quarta divisão. Entendíamos que só a TV era legal para os caras, mas hoje parece que não enxergam assim", comentou Igor.

E o futuro?

Os planos para os próximos meses são ousados. Mítico relata que o Podpah deixará de ser apenas um podcast e se transformará em um programa com diversas atrações comandadas por novos apresentadores.

"Vai virar uma emissora de internet, um núcleo de entretenimento. Vai dar um impacto quando colocarmos no ar, porque queremos fazer algo realmente grande. A gente enxerga o futuro assim, dia após dia, mês após mês", completa Igor.

Entre as próximas coberturas citadas pela dupla estão o Rock in Rio (setembro), a Copa do Mundo no Qatar (novembro/dezembro) e uma viagem pelas periferias de Nova York, nos EUA, para abordar temas relacionados às periferias locais.