Topo

Por que 'Respire!', minissérie mais vista da Netflix, desperta amor e ódio?

Liv Rivera (Melissa Barrera) é a protagonista de "Respire!", série que está fazendo sucesso na Netflix - Ricardo Hubbs/Netflix
Liv Rivera (Melissa Barrera) é a protagonista de 'Respire!', série que está fazendo sucesso na Netflix Imagem: Ricardo Hubbs/Netflix

De Splash, em São Paulo

04/08/2022 04h00

"Respire!" é a minissérie que lidera entre as produções mais vistas do Brasil na Netflix nos últimos dias. Com apenas seis episódios, que não passam de 40 minutos, é o tipo de conteúdo rápido de maratonar que a maior parte das pessoas adora. Mas, nesse caso, muita gente que encarou a maratona não terminou feliz.

A proposta é falar sobre uma advogada viciada em trabalho de Nova York, que sofre um acidente aéreo e precisa sobreviver na selva. Com essa proposta, "Respire!" atraiu muita gente que esperava ação para entender como a vítima iria se virar naquela situação. "Nesta série cheia de suspense, uma mulher luta para se manter viva após seu avião cair num local remoto", diz a sinopse.

Mas o que a minissérie de fato entrega é uma sucessão um tanto quanto exagerada de flashbacks que parecem mais uma sessão de terapia do que uma história de sobrevivência. Está aí a falha no roteiro para quem odiou perder o fim de semana assistindo a algo que não era o que esperava.

A falha para uns, no entanto, é o acerto para outros. Houve quem amasse a série justamente por surpreender com um roteiro que entrega algo muito diferente do que a sinopse promete e mexe com dramas universais.

A protagonista Liv Rivera (Melissa Barrera) enfrenta problemas de relacionamento com a mãe, o pai e um namorado que ela insiste em não assumir. Sua teimosia também a leva a situações nem sempre favoráveis. E são com esses monstros que ela precisa lidar a cada alucinação que tem na sua jornada pela sobrevivência.

"É mais uma jornada emocional para buscar respostas para muitos de seus traumas de infância. Então o fato de ela estar presa no meio da floresta sozinha e como ela sobrevive é uma bela metáfora para o que está acontecendo dentro dela", explicou Melissa Barrera em uma entrevista a Entertainment Weekly.

O que esperar de "Respire!"? Mais drama, menos ação. Bastante comparada a "Lost", a minissérie também deixa sua história aberta a interpretação de quem assiste. Há quem goste de adivinhar o que realmente aconteceu com a sobrevivente, há quem odeie não ter respostas tão concretas.

Entre dor, delírio e reflexão, "Respire!" deixa ganchos ao final de cada episódio e consegue manter sua audiência fiel até o fim e, assim, liderar o ranking de mais assistidas da plataforma de streaming. Mesmo que deixe o público tão dividido.

Veja algumas reações à minissérie: