Topo

HBO Max e Discovery+ vão se tornar um streaming só? O que já sabemos

"The Flight Attendant", série de comédia da HBO Max com Kaley Cuoco - Divulgação
'The Flight Attendant', série de comédia da HBO Max com Kaley Cuoco Imagem: Divulgação

De Splash, em São Paulo

04/08/2022 19h00

Afinal, a HBO Max vai acabar? No futuro, sim, mas não há motivo para pânico. Os recentes rumores sobre o serviço de streaming ser descontinuado pela nova gestão da Warner Bros. Discovery foram explicados hoje, em um evento em que a empresa anunciou seu balanço fiscal do trimestre.

Como já era esperado, os próximos passos da companhia envolvem uma fusão entre a HBO Max e o Discovery+. Ou seja, os dois serviços vão deixar de existir e se transformar em um só.

O CEO David Zaslav explicou que o objetivo da Warner Bros. Discovery, atualmente, é priorizar o lançamento dos filmes nos cinemas, e que as medidas agressivas tomadas recentemente (como o cancelamento de "Batgirl" e a retirada de alguns títulos de filmes e séries da HBO Max) foram para "corrigir as decisões da gestão anterior em relação ao streaming".

O futuro de HBO Max e Discovery+

Para Zaslav, a prioridade agora é lançar um serviço de streaming integrado. O CEO afirmou que vê potencial para explorar ofertas gratuitas ou com mensalidades baixas assim que o novo serviço for estabelecido e estiver em pleno funcionamento.

Com o novo serviço, as séries e os filmes que estão no catálogo da HBO Max vão dividir espaço com os reality shows e documentários do Discovery+.

Os executivos da Warner Bros. Discovery entendem que há um potencial grande para a nova plataforma: a audiência da HBO Max é mais masculina, para conteúdos fictícios e que atraem grandes grupos de fãs. Já a audiência do Discovery+ seria o oposto: fortemente feminina, com foco em não-ficção e que possibilita experiências confortáveis, em que os usuários costumam ficar horas "maratonando" os conteúdos.

Quando a nova plataforma chega?

HBO Max e Discovery+ serão fundidos em um único streaming - Divulgação/Warner Bros. Discovery - Divulgação/Warner Bros. Discovery
HBO Max e Discovery+ serão fundidos em um único streaming a partir de 2023
Imagem: Divulgação/Warner Bros. Discovery

O lançamento do novo streaming está previsto para o verão americano de 2023 nos Estados Unidos, período que vai de junho a setembro. A América Latina será o segundo território a receber o novo serviço: o lançamento é previsto para o período dos meses seguintes, entre setembro e dezembro.

Ou seja: vamos esperar mais de um ano para a nova plataforma chegar ao Brasil.

O que acontece com as assinaturas

Quem já é assinante da HBO Max ou do Discovery+ poderá continuar usando os serviços normalmente, pois as assinaturas não serão canceladas ou perderão a validade no futuro próximo.

Ainda não há informações sobre a migração das assinaturas para o novo serviço, mas Zaslav já adiantou que demais detalhes serão revelados em um evento virtual que será realizado no fim do ano.

Mesmo assim, o CEO adianta que os planos agora envolvem criar ofertas mais baratas. Em um primeiro momento, serão oferecidos planos com e sem anúncios. No futuro, um único serviço de streaming gratuito e com propagandas.

Qual será o nome do novo serviço?

Ainda não sabemos qual será o nome do novo serviço, e se vai ou não manter "HBO Max" ou "Discovery" no título. O que sabemos é que há a promessa de resolver os problemas de navegação que muitos usuários enfrentam na HBO Max:

"Sabemos que os dois serviços têm pontos fracos e pontos fortes. Com a união dos dois, queremos resolver os problemas e fortalecer o que eles já têm de bom", explica Zaslav. "A HBO Max é a plataforma com as séries mais aclamadas entre os consumidores, e o Discovery+ tem o aplicativo com as melhores avaliações nas plataformas de download."