Topo

Na Sua Tela

ANÁLISE

Em 'Trem-Bala', Brad Pitt mostra novamente que é mais que um 'pão'

Brad Pitt é a grande estrela de "Trem-Bala", filme que chega aos cinemas nesta semana - Divulgação/Sony
Brad Pitt é a grande estrela de "Trem-Bala", filme que chega aos cinemas nesta semana Imagem: Divulgação/Sony

Renan Martins Frade

Colaboração para o UOL

04/08/2022 12h01

Esta é a versão online da edição desta quinta-feira (4) da newsletter Na Sua Tela. Nesta semana, destaques para "Trem-Bala", "Carter" e outros filmes que chegam aos cinemas e aos streamings, além de uma curadoria do que vale assistir. Inscreva-se para receber a newsletter semanalmente. Assinante UOL ainda tem 10 newsletters exclusivas.

Está vendo aquele homem charmoso, de 1m80, encostado na parede da estação enquanto passa a mão em seus cabelos loiros? Pois ele tem um convite para você: embarcar (com muita ação) no trem mais rápido do mundo.

Brad Pitt é a estrela de "Trem-Bala", novo filme que acaba de chegar aos cinemas brasileiros e que tem a direção de David Leitch, que você deve conhecer por "Atômica" e "Deadpool 2". A diversão está garantida - falamos mais do longa-metragem a seguir.

Já que estamos aqui, aproveitamos este trem para viajar pela trajetória de Pitt. Afinal, o ator tem uma das mais prolíficas carreiras em Hollywood, provando que é muito mais que um "rostinho bonito". A filmografia dele inclui, além de muita ação, longas de drama, romance e comédia.

Quer um destino diferente? Não se preocupe: a edição desta semana do Na Sua Tela traz mais novidades do streaming, com outras produções de ação - incluindo "Carter" (da Netflix) e "O Predador: A Caçada". Para quem quer algo para assistir em família, a pedida é "Luck", do Apple TV+.

Tem isso e muito mais a seguir. Agora é só escolher o que assistir, reclinar o assento e curtir a paisagem!

O que tem de novo?

TREM-BALA

Trem-Bala imagem - Divulgação/Sony Pictures - Divulgação/Sony Pictures
Brad Pitt vive entre o azar e a sorte em "Trem-Bala"
Imagem: Divulgação/Sony Pictures

  • Assista ao trailer
  • Onde: Nos cinemas - clique para comprar ingressos
  • O que tem de bom: O ex-dublê David Leitch é, sem dúvida alguma, uma das gratas surpresas do cinemão pipoca em tempos recentes. Após co-assinar "John Wick: De Volta ao Jogo" e de dirigir o ótimo "Atômica", o agora cineasta retorna com "Trem-Bala", um thriller de ação que traz Brad Pitt como um azarado agente que precisa roubar uma maleta em um trem de alta velocidade no Japão. Essa é a porta de entrada para uma aventura movimentada, com boas cenas de luta e um elenco que conta também com Aaron Taylor-Johnson ("Kick-Ass"), Michael Shannon ("O Homem de Aço"), Brian Tyree-Henry ("Eternos"), a ótima Joey King ("A Barraca do Beijo"), Sandra Bullock (dispensa apresentações) e várias participações especiais - que não revelarei para não estragar as surpresas. Não é exatamente o melhor longa-metragem de Leitch (afinal, o nível estava lá em cima), mas entrega ação na medida, incluindo reviravoltas e surpresas.
  • O que te faz sentir: entusiasmo, animação
  • Extra direto do Splash: Brad Pitt avalia carreira e diz que se considera 'na reta final'


CARTER

Carter - imagem - Divulgação/Netflix - Divulgação/Netflix
A ação desenfreada e o sangue são os destaques de "Carter", da Netflix
Imagem: Divulgação/Netflix

  • Assista ao trailer
  • Onde: Nesta sexta, 5, na Netflix
  • O que tem de bom: A Coreia do Sul tem se destacado por ótimas produções, indo dos chamados doramas ao cinema de ação. "Carter" é um exemplo disso. Na história somos apresentados ao personagem-título, um misterioso agente que precisa resgatar um cientista e a filha - que, por sua vez, são a única esperança para a cura de um vírus letal. É provável que a história, cheia de mistérios, te deixe confuso, mas o longa-metragem compensa isso com cenas de ação extremamente bem coreografadas (e sangrentas). Toda a produção foi filmada para dar a sensação de "plano-sequência" (como em "1917"), em um desafio técnico enorme - e, por isso, acaba tendo sim cortes bem perceptíveis e constantes, o que é uma pena por justamente quebrar essa ilusão. Se você não ligar para essa questão técnica, vai se sentir em meio ao conflito, com um ponto de vista que coloca o espectador como se fosse um personagem dentro da ação. Todos os méritos para o diretor Byung-gil Jung, do também muito bom "A Vilã" - no qual já havia utilizado muito desses mesmos artifícios.
  • O que te faz sentir: agressivo, ansioso

O PREDADOR: A CAÇADA

O Predador: A Caçada - imagem - Divulgação/20th Century Studios - Divulgação/20th Century Studios
"O Predador: A Caçada" serve como prelúdio para a saga
Imagem: Divulgação/20th Century Studios

  • Assista ao trailer
  • Onde: Nesta sexta, 5, no Star+
  • O que tem de bom: A franquia "O Predador" é um daqueles casos em que se começa de forma ótima (como esquecer o longa estrelado por Arnold Schwarzenegger?), mas que vai decaindo de qualidade a cada novo capítulo, ainda que com um eventual brilho aqui e ali (sim, estou falando de "Predadores", de 2010). "O Predador: A Caçada" busca justamente retomar a trajetória de glória do original, com um prelúdio que se passa 300 anos atrás - e traz Naru, uma jovem guerreira comanche que luta contra um dos primeiros alienígenas predadores que pousaram na Terra. Com esse enredo, o longa traz frescor para a franquia, justamente por ser um filme de ação protagonizado por mulheres (o que ainda é raro) e que dá espaço para os povos originários da América do Norte
  • O que te faz sentir: acuado, perseguido

TREZE VIDAS: O RESGATE

Treze Vidas - imagen - Divulgação/Prime Video - Divulgação/Prime Video
O resgate que parou o mundo é o tema de "Treze Vidas"
Imagem: Divulgação/Prime Video

  • Assista ao trailer
  • Onde: Nesta sexta, 5, no Amazon Prime Video
  • O que tem de bom: Você deve se lembrar do caso do time de futebol que ficou, junto do técnico, preso em uma caverna na Tailândia - movimentando o mundo todo na missão de resgate. Quatro anos depois, essa história é adaptada para o formato filme com a direção firme de Ron Howard ("Uma Mente Brilhante"), que traz um estilo documental que dá todo o espaço para que brilhe o elenco formado por Viggo Mortensen ("Green Book: O Guia"), Colin Farrell ("Batman") e Joel Edgerton ("O Grande Gatsby"), entre outros. Perfeito para quem busca um drama real que carrega nas cores da tensão, por mais que você saiba o final dessa história.
  • O que te faz sentir: fragilidade, vulnerabilidade

LUCK

Luck - imagem - Divulgação/Apple - Divulgação/Apple
Na versão dublada, o gato Bob tem a voz de Gregório Duvivier
Imagem: Divulgação/Apple

  • Assista ao trailer
  • Onde: Nesta sexta, 5, na Apple TV+
  • O que tem de bom: John Lasseter, o diretor de "Toy Story", foi por anos um importante executivo na Pixar e na Walt Disney Animation, sendo responsável por uma fase de ouro dos dois estúdios. Ele, no entanto, teve que se afastar das empresas após sérias acusações de assédio - que se tornaram uma mancha em seu currículo. Agora, Lasseter está à frente da Skydance Animation, estúdio que fechou um acordo de distribuição com a Apple. Por tudo isso, "Luck" é um filme extremamente aguardado. Será que Lasseter continua com seu Toque de Midas? Ou os bastidores conturbados obscurecem os méritos do cineasta? Bom, ainda que longe de "Toy Story", "Divertida Mente" e "Moana", a nova animação cumpre bem a sua função de entreter - com uma história sobre uma menina azarada que encontra o "mundo da sorte", onde todas as superstições existem. De certa forma, o longa-metragem funciona como cartão de visitas para o que Lasseter e a Skydance farão a seguir. Se o passado de Lesseter não lhe incomodar, certamente encontrará em "Luck" uma boa diversão em família.
  • O que te faz sentir: alegria, animação

A versatilidade de Brad Pitt

SETE ANOS NO TIBET

Sete Anos no Tibet - imagem - Divulgação/Sony Pictures - Divulgação/Sony Pictures
Em "Sete Anos no Tibet", o personagem de Pitt conhece o Dalai Lama
Imagem: Divulgação/Sony Pictures

  • Assista ao trailer
  • Onde: Netflix
  • O que tem de bom: Um dos filmes mais transformadores entre aqueles estrelados pelo astro, 'Sete Anos no Tibet' é a cinebiografia de Heinrich Harrer (Pitt) - um austríaco que, quando eclode a 2ª Guerra Mundial, é preso em um campo aos pés do Himalaia. Quando ele consegue escapar, se vê obrigado a fugir pelo Tibet - onde começa uma trajetória que é também de autoconhecimento, inclusive ficando frente a frente do (ainda criança) 14º Dalai Lama. Tudo isso, vale dizer, enquanto se acirra a disputa da região pela China. Há uma certa polêmica sobre o filme, justamente por trazer o ponto de vista de um branco europeu e não dos tibetanos. Ainda assim, é justamente esse olhar que permite que nós, ocidentais, sejamos apresentados ao pensamento e à cultura budista, além de conhecer melhor sobre um momento político importante de Índia, China e Tibet.
  • O que te faz sentir: admiração, independência


SEVEN: OS SETE CRIMES CAPITAIS

Seven - Imagem - Divulgação/Warner Bros. - Divulgação/Warner Bros.
Pitt e Morgan Freeman formam uma dupla de detetives em "Seven"
Imagem: Divulgação/Warner Bros.

  • Assista ao trailer
  • Onde: HBO Max
  • O que tem de bom: Gosta de um bom suspense? Então "Seven: Os Sete Crimes Capitais" é o filme de Brad Pitt feito para você. Aqui o ator interpreta um policial que, ao lado do parceiro (Morgan Freeman), precisa decifrar crimes em série inspirados nos sete pecados capitais. A direção de David Fincher ("Zodíaco") é impecável, desnudando o pior do ser-humano em frente dos olhos do espectador. Há surpresas, sustos, choques, efeitos especiais práticos e até um pouco de terror gore, algo que certamente irá lhe visitar em seus pesadelos. Tudo para desvendar um mistério envolvente. É necessário um pouco de estômago para embarcar nessa viagem - mas, se você o fizer, não conseguirá desgrudar os olhos da tela.
  • O que te faz sentir: aversão, repulsa


O CURIOSO CASO DE BENJAMIN BUTTON

O Curioso Caso de Benjamin Button - imagem - Reprodução - Reprodução
"O Curioso Caso de Benjamin Button" traz uma bela metáfora sobre a vida
Imagem: Reprodução

  • Assista ao trailer
  • Onde: Para aluguel ou compra na Apple TV, Google Play, YouTube e Loja Prime Video
  • O que tem de bom: De certa forma, voltamos a ser crianças no final de nossas vidas. "O Curioso Caso de Benjamin Button" vai ao extremo nesse conceito, trazendo um protagonista (Pitt) que nasce idoso e, a cada ano, rejuvenesce - até encontrar a juventude já no final da vida. Dessa forma, o drama romântico (também dirigido por David Fincher) faz um verdadeiro estudo sobre a vida, incluindo seus desencontros e aprendizados. É necessário uma certa imersão, suspendendo as descrenças para mergulhar em um enredo tão improvável. Porém, se você conseguir, encontrará uma história reflexiva. Vale registrar que Cate Blanchett ("Carol") faz um ótimo par com Brad Pitt.
  • O que te faz sentir: nostálgico, reflexivo


BASTARDOS INGLÓRIOS

BASTARDOS INGLÓRIOS - imagem - Divulgação/Universal Pictures - Divulgação/Universal Pictures
"Bastardos Inglórios" traz diversas cenas que se tornaram icônicas
Imagem: Divulgação/Universal Pictures

  • Assista ao trailer
  • Onde: Globoplay, Star+, Prime Video
  • O que tem de bom: Uma das grandes joias da filmografia de Quentin Tarantino, que tem Brad Pitt liderando (durante a 2ª Guerra Mundial) um grupo de soldados judeu-americanos conhecidos como os Bastardos. Com o humor peculiar de Tarantino - incluindo muito sangue -, o longa-metragem é praticamente um libelo contra o nazismo e o fascismo, zombando de tudo e de todos enquanto nos apresenta cenas icônicas. E não foi só o tenente Aldo Raine de Pitt que entrou para a história do cinema moderno: as interpretações de Mélanie Laurent, Eli Roth, Michael Fassbender, Diane Kruger, Daniel Brühl e, claro, a do vencedor do Oscar Christoph Waltz são inesquecíveis. Se você já viu, vale rever.
  • O que te faz sentir: satisfação, agressividade


JOGO DE ESPIÕES

Jogo de Espiões - imagem - Divulgação/Universal Pictures - Divulgação/Universal Pictures
"Jogo de Espiões" é do mesmo diretor de "Top Gun", Tony Scott
Imagem: Divulgação/Universal Pictures

  • Assista ao trailer
  • Onde: UOL Play, Prime Video
  • O que tem de bom: O diretor Tony Scott (de "Top Gun") foi um dos expoentes do cinemão pipoca entre o final dos anos 1980 e o começo dos 2000 - e "Jogo de Espiões" não é diferente. Desta vez, Pitt interpreta um agente da CIA que tem como mentor o personagem de Robert Redford - e, por meio de flashbacks, vamos conhecendo as idas e vindas dessa relação, sempre envolvendo grandes aventuras de espião pelo mundo. Um thriller de ação que funciona não pelo suspense, mas sim pela atuação dos dois protagonistas, juntando duas grandes gerações de Hollywood.
  • O que te faz sentir: ansiedade, nervoso

* A disponibilidade e as datas de lançamento dos títulos são de responsabilidade de plataformas e distribuidores, podendo ser alteradas sem prévio aviso.