Topo

'Bicha': como Amin Khader enganou Freddie Mercury no Rock in Rio de 1985

Freddie Mercury, vocalista do Queen, durante apresentação no Rock in Rio de 1985 - Sebastião Marinho/Agência O Globo
Freddie Mercury, vocalista do Queen, durante apresentação no Rock in Rio de 1985 Imagem: Sebastião Marinho/Agência O Globo

De Splash, em São Paulo

03/08/2022 18h03

Uma história curiosa envolvendo Amin Khader e Freddie Mercury está no primeiro episódio da série "Rock in Rio: A História", que estreou hoje no Globoplay. O promoter precisou contar uma mentirinha para a estrela do Queen nos bastidores do festival, em 1985.

Quando desceu de helicóptero na Cidade do Rock, em Jacarepaguá, o vocalista do Queen questionou Amin Khader sobre quem eram aquelas pessoas que estavam no corredor pelo qual ele passaria para chegar ao camarim.

"Falei que eram artistas e técnicos do mesmo gabarito do que ele. Ele falou que não eram porque essas pessoas conheciam ele e ele não conhecia ninguém. E que eu tinha cinco minutos para tirar as pessoas do corredor, porque ele queria passar pelo corredor livre", contou o promoter em uma entrevista recuperada para a série.

"Aí todos entraram no camarim. Autorizaram a passagem dele. Quando ele passa, todo mundo nas portas estava gritando: 'bicha, bicha, bicha'. Mas não era um 'bicha' sorridente. Era um 'bicha', assim, com aquela cara de ódio. E ele não sabia o que era e perguntou o que eles estavam falando. Eu falei que estavam elogiando."

O Queen foi a principal atração do dia de abertura da primeira edição do festival, em 11 de janeiro de 1985. Naquele mesmo dia Iron Maiden, Whitesnake, Baby do Brasil, Pepeu Gomes, Erasmo Carlos e Ney Matogrosso tocaram para um público de 300 mil pessoas.

No documentário, Roberto Medina, idealizador do Rock in Rio, conta que o Queen foi o segundo artista internacional a fechar com o evento. Antes, eles já tinham conseguido Ozzy Osbourne.

Medina só conseguiu a atenção da mídia internacional para o Rock in Rio com a ajuda de Frank Sinatra. Em retribuição ao seu show histórico de 1980 no Maracanã, o cantor convocou a mídia nos Estados Unidos para anunciar o que seria o maior festival de rock desde Woodstock.

A partir daí, o empresário conseguiu rapidamente fechar com outros grandes artistas que tocaram na primeira edição, como James Taylor, George Benson, Al Jarreau, Rod Stewart, AC/DC e Iron Maiden.

O show do Queen no Rock in Rio de 1985 é constantemente lembrado pelo coro do público na música "Love Of My Life". A cena foi até mesmo parar na cinebiografia de Freddie Mercury —"Bohemian Rhapsody", lançada em 2018— por sugestão de seus colegas de banda. O vocalista do Queen morreria seis anos depois do show histórico no Rio de Janeiro, em 1991.

Atrações do Rock in Rio 2022 que tocam em outras cidades