Topo

Ana Maria Braga demite responsável por exibir macacos em caso de racismo

De Splash, em São Paulo

01/08/2022 14h13Atualizada em 02/08/2022 15h40

Ana Maria Braga anunciou a demissão da responsável por exibir imagens de macacos enquanto ela falava sobre o caso de racismo contra os filhos de Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank. O episódio aconteceu no "Mais Você" (TV Globo) de hoje.

"Sobre o VT que entrou errado enquanto eu falava de um caso de racismo no meu programa: nós já investigamos e descobrimos quem foi a responsável pelo erro, é o tipo de erro imperdoável e, por isso, ela não faz mais parte da minha equipe", anunciou a apresentadora no Twitter. Ela ainda usou o Instagram para gravar um vídeo pedindo desculpas pelo erro.

Ana abriu o programa prestando solidariedade ao casal de atores.

Em seguida, ela mencionou a matéria transmitida no "Fantástico" (TV Globo) na noite de ontem e chamou a exibição de um vídeo de uma fala de Giovanna sobre o caso. Em vez de ser exibida a fala da atriz, o programa mostrou um vídeo com imagens de macacos.

"Entrou um VT errado aí, a gente vai corrigir. É o VT da Giovanna, que fala da situação que ela passou", disse Ana Maria Braga após a interrupção do vídeo.

Ana Maria Braga ficou visivelmente constrangida com erro da produção ao exibir VT de macacos - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Ana Maria Braga ficou visivelmente constrangida com erro da produção ao exibir VT de macacos
Imagem: Reprodução/TV Globo

Na sequência, a apresentadora exaltou a atriz por sua atitude: "Sabe que eu fico tão atrapalhada com esse tipo de comportamento que a gente vê em certas pessoas e que é tão comum. [...] O que a Giovanna falou, falou certo. Se fosse uma mãe preta, ela poderia ser tachada de louca. Então, parabéns, Giovanna, por sua reação. Você pôs a boca no trombone pelos seus filhos e por todas as pessoas pretas que sofrem discriminação. E é assim que tem que ser", disse.

A falha não passou despercebida nas redes sociais e foi criticada pelos espectadores no Twitter.

Mais tarde, foi exibido o quadro que continha as imagens dos macacos. A matéria falava sobre Jorginho, um macaco bugio-preto nascido em cativeiro na cidade de Barreiras, na Bahia. A espécie corre risco de extinção no estado.

"Essa imagem aí que entrou fora de hora no começo do programa", reiterou a apresentadora.

Antes de Ana Maria Braga anunciar a demissão, Splash havia contatado a TV Globo, que informou que a apresentadora "explicou no ar" o que ocorreu.