Topo

Anitta, Ludmilla, Huck: Famosos que já falaram abertamente sobre maconha

Anitta, Ludmilla, Luciano Huck: Famosos já falaram abertamente sobre maconha - Reprodução/Instagram/Divulgação/TV Globo
Anitta, Ludmilla, Luciano Huck: Famosos já falaram abertamente sobre maconha Imagem: Reprodução/Instagram/Divulgação/TV Globo

Alexandre Cavalcante

Colaboração para Splash, em Pernambuco

25/07/2022 04h00

No começo da semana, o rapper Filipe Ret se viu envolvido em uma polêmica ao ser autuado por posse de drogas após aparecer com um balde de cigarros supostamente de maconha em sua festa de aniversário de 37 anos.

Ret não é o primeiro e nem o último famoso a falar abertamente sobre o consumo de maconha, seja para uso pessoal ou medicinal.

Splash separou alguns famosos que já comentaram a respeito do tema polêmico ou mesmo já declararam ter usado a droga ao menos uma vez:

Anitta

a - Instagram/@anitta - Instagram/@anitta
Anitta defendeu legalização da maconha
Imagem: Instagram/@anitta

Recentemente, a "Girl From Rio" defendeu abertamente a legalização da maconha e pediu a Lula - a quem declarou apoio na eleição presidencial de outubro - que adote a pauta.

"Acho que proibir as drogas não faz com que as pessoas parem de usar. Em vez de estarem colaborando com essa guerra na favela - que só mata o pobre, gente que não tem nada a ver com isso, e só deixa rico esse povo que não paga imposto e que lava dinheiro, tinha que virar empresa, gerar emprego", declarou a cantora.

Em outra situação, ela deixou claro que nunca usou a substância, mas defende sua legalização.

Luciano Huck

huck - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Luciano Huck falou sobre o assunto em 1999
Imagem: Reprodução/TV Globo

O atual apresentador do "Domingão" deu uma entrevista no início de sua carreira, em 1999, a revista Trip, onde falou sobre já ter usado maconha.

"Já fumei. Só fiz isso. Nenhuma outra droga. Só fumei maconha e achei engraçado. Fumei algumas vezes. Não tenho nenhum preconceito contra. Acho que, bem ministrada, não faz mal a ninguém", contou o atual marido de Angélica.

Huck passou por outra situação relacionada em 2015. Ao publicar uma selfie cortando um cabelo, um cigarro "suspeito" na bancada fez os comentários na internet explodirem, se questionando se era um "baseado". Huck não se pronunciou sobre o assunto e apenas apagou a foto.

Caco Ciocler

c - Imagem: Reprodução/Instagram@cacociocler - Imagem: Reprodução/Instagram@cacociocler
Caco Ciocler
Imagem: Imagem: Reprodução/Instagram@cacociocler

Astro de diversas novelas da TV Globo, Caco Ciocler foi mais um dos famosos que já admitiu o uso de maconha.

Em entrevista à Quem, em 2012, ele contou que usava a droga no passado com o objetivo de ser mais "sensível".

"Já fumei muita maconha. Me abria a cabeça para outros tipos de percepções. Fumava para ser mais sensível. Quando ia ver um filme ou ler um livro, ou quando precisava escrever. Mas aquilo foi me tirando a concentração, fui ficando menos sociável. Eu só queria fumar sozinho, longe das outras pessoas", contou Ciocler à época.

Ludmilla

Lud - Julia Assis/Divulgação - Julia Assis/Divulgação
Ludmilla também defendeu legalização
Imagem: Julia Assis/Divulgação

A cantora de "Verdinha" também já defendeu a legalização da droga.

"Brasileiro idolatra a galera lá de fora, diz que os americanos são muito bons, e lá a parada é legalizada com organização. A loja que vende parece a Apple", disse Lud em entrevista a Marie Claire, em 2020.

"Você só entra com cadastro, tem um iPad do lado de cada planta que diz se causa relaxamento etc. Chegou a hora de o Brasil dar um start e estudar uma maneira correta de fazer a coisa. Muita gente de paletó vai perder dinheiro, o probleminha está aí", completou.

Vitão

Vitão - Marcos Ribas e Thiago Duran/BrazilNews - Marcos Ribas e Thiago Duran/BrazilNews
Vitão disse ter trocado maconha por livros
Imagem: Marcos Ribas e Thiago Duran/BrazilNews

O vice-campeão da "Dança dos Famosos" foi outro famoso que falou recentemente sobre o uso da maconha.

Em maio, em uma entrevista a "Folha de São Paulo", ele confessou ter trocado a maconha pela leitura.

"Troquei a maconha diária pela leitura diária. Isso já mexeu com a minha cabeça de uma forma bizarra. Foi algo superdifícil, mas estou conseguindo fazer isso", declarou.

Cleo

Cleo - Imagem: Reprodução/Instagram@cleo - Imagem: Reprodução/Instagram@cleo
Cleo
Imagem: Imagem: Reprodução/Instagram@cleo

Conhecida por suas declarações sem papas na língua, a atriz Cleo também já admitiu o uso de maconha recreativamente. Em 2016, à Veja Rio, a atriz falou sobre o assunto.

"É óbvio que já usei. Seria hipócrita se eu negasse, mas hoje só uso recreativamente", disse a filha de Glória Pires e Fábio Junior.

Cleo também já defendeu a legalização. "Sou a favor de ter experiências e vivê-las com responsabilidade. Tudo o que é feito por baixo dos panos não favorece. Não legalizar só beneficia o tráfico. É hipocrisia", declarou em entrevista a Glamour, em 2017.

Dado Dolabella

Dado - Foto: Reprodução / Instagram - Foto: Reprodução / Instagram
Dado Dolabella
Imagem: Foto: Reprodução / Instagram

Durante participação no "Hoje em Dia" (Record), em 2009, Dado Dolabella admitiu também já ter usado maconha, mas não recomendou a experiência.

"Usei para esquecer os problemas. Hoje não recomendo", declarou.

Ele disse que teve efeitos colaterais do uso da droga, como se sentir cansado e menos engraçado.

Assim como outros, Dado também defendeu a legalização, para que caia o índice de violência do país.

"Quem tiver que usar, vai usar. Se for como receita médica, para ser usada como remédio, não vejo problema", declarou.

Em maio desse ano, ele voltou a defender o assunto.

Gregório Duvivier

Gregório - Folhapress/Cecília Acioli - Folhapress/Cecília Acioli
Gregório Duvivier
Imagem: Folhapress/Cecília Acioli

Em 2015, durante um debate, o humorista Gregório Duvivier foi mais um dos famosos que defendeu abertamente a legalização da maconha e ainda foi além: declarou ter plantação de dois pés em sua casa.

"Eu tenho pé de maconha em casa. Já estou falando isso há um ano, esperando a polícia bater lá em casa e não bate. Já falei com todas as letras! Inclusive eu tenho dois hoje em dia já... Quem estiver no Rio, eu moro no Jardim Botânico", declarou o humorista.

Gregório aproveitou ainda para fazer uma reflexão.

"Já falei isso mil vezes. Me prendam! É proibido isso. Por que não estão me prendendo? É porque sou branco, rico, moro no Rio de Janeiro, no Sudeste, etc e tal. O debate não só comportamental, mas também financeiro. A criminalização é da pobreza. Não é da maconha, do aborto. Crime no Brasil é ser pobre", finalizou.

Gilberto Gil

Gilberto - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Gilberto Gil
Imagem: Reprodução/TV Globo

Durante sua época como Ministro da Cultura, o cantor Gilberto Gil participou de um debate a respeito da descriminalização das drogas e contou que parou de usar maconha aos 50 anos.

Em entrevista à Quem, em 2014, ele destacou como a droga o ajudou nas suas composições.

"A maconha ajudou a minha música, sempre digo isso com toda a certeza. A maconha me ajudou pela criatividade, pelo modo do seu uso. Para o tipo de uso que eu queria fazer, ela me ajudou, sim", declarou.