Topo

Filha de Gloria Perez foi morta a punhaladas por colega de novela

De Splash, em São Paulo

20/07/2022 04h00

Em 1992, um crime brutal chocou o Brasil. Daniella Perez, de 22 anos, filha da dramaturga Gloria Perez, foi assassinada a punhaladas no dia 28 de dezembro pelo ator Guilherme de Pádua e sua cumplice, Paula Thomaz, que estava grávida dele na época.

Para detalhar o caso, a HBO Max lança nesta quinta-feira a minissérie "Pacto Brutal". Com cinco episódios, a produção promete dar detalhes sobre um crime que, mesmo três décadas depois, ainda é bastante comentado.

Daniella e Guilherme eram colegas e trabalhavam juntos na novela "De Corpo e Alma", da TV Globo, escrita por Gloria Perez. Na trama, os personagens, a dançarina Yasmin e Bira, tiveram um romance rápido. À época, a atriz era casada com Raul Gazolla.

Logo depois de gravarem a cena em que o casal se separa, o ator chorou muito em seu camarim. Naquele momento, ele acreditava ser o fim de seu personagem na trama e suas aparições seriam cada vez mais reduzidas na produção.

Crime

Não é possível ter certeza de que esse foi a real motivação para o crime, mas o que se sabe é que, na tarde do dia 28 de dezembro, Guilherme encontrou Daniella na saída do estúdio em que eles gravavam a novela. Ele seguiu a atriz junto com Paula Thomaz, a então esposa do ator, que estava escondida no banco de trás do carro.

Quando Daniela parou em um posto de gasolina, sofreu uma emboscada: Guilherme deu um soco na artista, que caiu desacordada.

A atriz foi colocada no banco de trás do carro do ator, agora com Paula no volante. Dirigindo o veículo de Daniella, Guilherme conduziu até um terreno baldio na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.

Uma vez no local, o casal apunhalou Daniella Perez mais de 18 vezes. Segundo relatório da perícia, o pulmão, o coração e o pescoço foram atingidos.

Veja quem são os envolvidos no caso Daniella Perez

Testemunha

Hugo da Silveira, um advogado que passava pelo terreno baldio na hora do crime, achou estranho ver dois carros parados. Por precaução, anotou as placas dos veículos e avisou a polícia de que algo poderia estar acontecendo no local.

As autoridades seguiram a denúncia e encontraram o carro de Daniella. Ao andar um pouco pelo lugar, um policial encontrou o corpo da atriz.

Com a placa fornecida pelo advogado testemunha, em pouco tempo a polícia chegou até o veículo de Guilherme. Na ocasião, o ator adulterou uma letra da placa, mas foi encontrado mesmo assim.

Julgamento

Inicialmente, o assassino negava o crime. Ele foi encaminhado à delegacia no dia 29 de dezembro. Depois que as provas foram apresentadas, Guilherme de Pádua admitiu a culpa. Ao analisar o caso, a polícia entendeu que Paula também estava envolvida e, no dia 31 do mesmo mês, a prisão dos dois foi decretada.

O julgamento aconteceu cinco anos depois e ambos foram condenados por homicídio qualificado por motivo torpe, com impossibilidade da defesa da vítima. Guilherme foi condenado a 19 anos, e Paula, a 18 anos e seis meses.

Em maio de 1993, Paula deu à luz Felipe, enquanto estava presa. Ela e o ator se separaram pouco tempo depois, em decorrência das diferentes versões apresentadas como defesa. Na maior parte delas, ele responsabilizava a estão esposa pelo crime.

Com apenas sete anos de prisão, os dois foram colocados em liberdade condicional.

Foram sete anos num segundo. A vida da minha filha vale só isso? Os sete anos de mordomia que Guilherme de Pádua passou dentro da cadeia?
Gloria Perez, na época da libertação de Guilherme

"Todo o sofrimento daquela noite em que fui buscar minha única filha morta, apunhalada e desovada num matagal, os cinco anos de exposição pública, à espera do julgamento, o peso disso tudo caiu em cima de mim."

Glória Perez reclamou do pouco tempo que os assassinos ficaram presos Imagem: Reprodução / Arquivo Pessoal

"De Corpo e Alma"

Gloria Perez se afastou da novela, mas foi por pouco tempo. Semanas depois do crime, ela já estava de volta.

A autora incluiu na trama temas como a morosidade da justiça e a inadequação do Código Penal. Daniella ganhou uma homenagem na novela e o personagem de Guilherme nunca mais apareceu.

Mesmo sendo um sucesso, "De Corpo e Alma" nunca foi reprisada.

Mudança na lei

Por iniciativa da dramaturga, homicídio qualificado, praticado por motivo torpe ou fútil, ou cometido com crueldade, foi incluído na Lei dos Crimes Hediondos, com mais de 1 milhão de assinaturas.

Com a mudança, não é mais possível pagar fiança e é necessário mais tempo para a progressão de regime.

A autora Glória Perez continuou a escrever 'De Corpo e Alma' depois da morta da filha Imagem: Sergio Zalis/Globo

Hoje em Dia

Em abril de 2016, Gloria Perez e o ex-marido de Daniella, Raul Gazolla, ganharam um processo por danos morais contra Guilherme e Paula, recebendo cerca de R$ 480 mil. Além disso, os assassinos foram obrigados a arcar com as despesas de sepultamento e funeral da atriz.

Já em 2020, Guilherme de Pádua voltou a aparecer na mídia quando esteve em uma manifestação pró-Bolsonaro ao lado da atual esposa, Juliana Lacerda. Em vídeo publicado no Instagram, ele criticou a Câmara dos Deputados e a imprensa. Além disso, ele é pastor evangélico.

Guilherme de Pádua e esposa em manifestação pró-Bolsonaro Imagem: Reprodução/ Instagram

Já em maio de 2021, Paula Thomaz entrou com uma queixa-crime contra Gloria Perez por ameaça e difamação. Isso porque a condenada pelo assassinato está tentando investir na carreira de atriz da filha mais nova, de 5 anos.

Não preservou o filho que estava na barriga, quando se fez assassina, e não preserva a filha de um meio onde terá sempre como referência ser a filha de uma assassina.
Gloria Perez, em publicação no Facebook

Em suas redes sociais, Gloria Perez sempre escreve sobre a filha. Ela relata saudades e lamenta pela morte de Daniella. "Quanto mais o tempo passa, mais dói esse dia", escreveu a autora em publicação no Instagram.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Filha de Gloria Perez foi morta a punhaladas por colega de novela - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade