Topo

Futura rainha da Inglaterra, Camilla chega aos 75 anos com homenagens

Camilla ao lado da rainha Elizabeth II - Getty Images
Camilla ao lado da rainha Elizabeth II Imagem: Getty Images

De Splash, em São Paulo

17/07/2022 11h06

Casada desde 2005 com o príncipe Charles, Camilla Parker Bowles chega aos seus 75 anos com um status diferente do que detinha nos aniversários anteriores: é a futura rainha consorte do Reino Unido. Em fevereiro deste ano, a Rainha Elizabeth 2ª encerrou um mistério antigo ao transmitir uma mensagem pedindo que o título seja atribuído à nora quando ela falecer.

O aniversário foi celebrado pela monarquia britânica nas redes sociais. "Desejando à Duquesa da Cornuália um feliz 75º aniversário", escreveu o perfil oficial, atribuindo à Camilla o título monárquico que ela ostenta atualmente.

Nos comentários, muitos apreciadores da monarquia britânica desejando felicidades, mensagens agradecidas no perfil da Clarence House, a residência oficial da duquesa e do príncipe Charles. "Obrigada a todos pelas gentis mensagens e desejos de felizes no 75º aniversário da duquesa da Cornuália hoje", diz a mensagem.

Para a data, a duquesa ganhou também um novo retrato oficial, tirado na sua residência. Ela também foi homenageada pela conta oficial do príncipe William e de Kate Middleton, mas não pela página do príncipe Harry e de Meghan Markle, atualmente afastados da família real britânica.

O título de Elizabeth 2ª e o título prometido à Camilla tem uma diferença. A atual chefe de estado do Reino Unido é apenas "rainha" porque é a monarca, enquanto Camilla será "rainha consorte" uma vez que o herdeiro do trono de fato é o marido dela, Charles, que será o rei.

Conflito com Lady Di

Camilla é a segunda esposa de Charles e tem uma trajetória na família real repleta de polêmicas. Ela foi publicamente culpada pela princesa Diana como a responsável pelo fim do casamento entre ela e Charles, encerrado em 1996.

"Éramos três neste casamento, então estava um pouco lotado", disparou Diana. Na época, Camilla também era casada — com o oficial Andrew Parker Bowles, de quem se separou em 1995.

Dada a popularidade de Diana, Camilla passou a ser muito criticada pelos apreciadores da família real durante muitos anos e existia a expectativa de que ela pudesse não ter o título de rainha consorte, dado às esposas dos reis. Além de indicar a aprovação de Elizabeth 2ª, a mensagem recente também afastou os boatos de que Charles, de 73 anos, poderia abdicar em prol do filho, o príncipe William.