Topo

Rico Dalasam lança novo EP: 'Quero ser visto como alguém para se amar'

Colaboração para Splash, do Rio

14/07/2022 04h00

Rico Dalasam mandou mensagem para Zeca Camargo e contou a novidade: vai lançar um novo EP para dar sequência a "Dolores Dala, o Guardião do Alívio", seu disco anterior, de 2020. O rapper conversou com Zeca no "Splash Entrevista" desta semana e contou mais sobre o novo trabalho.

"Venho de um álbum que foi muito bem recebido, mas essa história demandava uma continuidade", explicou.

Em "Dolores Dala", Rico falava "de dor e alívio". "Tentei levar pro universo da fábula para que não fosse apenas uma transcrição de um cotidiano", disse. No novo EP, "Fim das Tentativas", espera "fundar" novos caminhos, na sua obra e na sua vida.

Eu quero andar para longe desse lugar de energias densas demais . O EP me norteou muito neste caminho para fora da dor.

A primeira faixa do disco, "30 Semanas", já está nas plataformas de streaming. O disco traz ainda parcerias com Baco Exu do Blues ("Apaga que Dá Tempo"), Tuyo ("Fim das Tentativas") e Céu ("Guia de Um Amor Cego"). "Escolhi essas músicas para dar continuidade e, talvez, um desfecho ao 'Dolores Dala, Guardião do Alívio'", explicou.

O que Rico deseja, mais do que qualquer outra coisa, é viver um amor pleno. "Este disco é um exercício de nomear: dar nome às coisas para que deixassem de me amedrontar", disse.

Homens negros, em geral, e gays negros, vivem num estado de solidão que muitas vezes está ligado à questão racial.

O próprio Rico, pioneiro no "discurso que influenciou geral, de Linn da Quebrada a Gloria Groove", escrevia sobre um amor idealizado em suas primeiras letras.

Primeiro, eu falava de amor sem ter experiência. Eu falava do que eu imaginava, do que eu queria viver. Só fui entender o amor nos intervalos dos relacionamentos. Quando terminava, analisava. E não havia um modelo de amor pra mim.

Este modelo, assim como sua música, precisou ser, como ele diz, "fundado". "Eu só queria dizer as coisas e fazer uns beats dançantes. queria ter o flow mais suingado de todos", contou, sobre a música.

Em relação ao amor, o método é parecido. "Estou caminhando pra falar de amor. Quero falar do amor romântico vivido plenamente, uma sensação de amor sentido no tempo real", disse.

Eu quero ter a possibilidade de ser visto como alguém para se amar.