Topo

Por Onde Anda

Contamos a história de artistas que foram famosos e estão afastados do mundo do entretenimento, investindo em uma outra carreira, ou vivendo em outro país.


Mickey Rourke acha Tom Cruise 'irrelevante', mas por onde anda o ex-galã?

Mickey Rourke em cena do filme "Warhunt", de 2021 - Divulgação
Mickey Rourke em cena do filme "Warhunt", de 2021 Imagem: Divulgação

Colaboração para Splash, em São Paulo

13/07/2022 04h00

O ator Mickey Rourke, de 62 anos, polemizou ontem ao dizer que o ator Tom Cruise, de 60, é "irrelevante em seu mundo" por fazer o mesmo tipo de "personagem há 35 anos". As declarações levantam questionamentos se o tom crítico é em virtude de uma possível briga com o astro de "Top Gun: Maverick" ou, simplesmente, por pura inveja?

"O cara tem feito o mesmo personagem por 35 anos, sabe? Eu não tenho o menor respeito por isso. Eu não me importo com dinheiro e poder. Me importo com atuações reais, tipo quando vejo Al Pacino, Chris Walken, os primeiros filmes de Robert De Niro, Richard Harris, Ray Winstone - esses são os tipos de atores nos quais eu me espelho. Quero ser como Monty Clift e Marlon Brando", declarou Rourke após pergunta sobre Tom Cruise.

Enquanto Cruise desfruta do sucesso de "Top Gun: Maverick", que soma mais de US$ 1,1 bilhão em bilheteria pelo mundo, Mickey Rourke tem 11 longas que ainda não possuem uma data definida de estreia. Eles, no entanto, são produções de baixo orçamento e estão longe de fazer frente aos recentes trabalhos hollywoodianos.

Carreira

Contemporâneo de Tom Cruise em Hollywood na década de 1980, Mickey Rourke fez sucesso nos filmes "Corpos Ardentes" (1981), "Nove e Meia Semanas de Amor" (1986) e "Coração Satânico" (1987).

Após pausa na carreira para se aventurar no mundo das lutas, o ex-galã voltou aos trabalhos nas telonas em 1994, mas apenas conseguiu pontas em filmes.

Ele voltou a ganhar notoriedade por "Sin City: A Dama Fatal" (2005) e foi indicado Oscar por "O Lutador" (2008). Ele também é lembrado recentemente por "Homem de Ferro 2" (2010), quando viveu o vilão Chicote Negro.

A carreira de Rouke, no entanto, foi marcada pelo temperamento difícil. Durante as gravações de "Homem de Ferro 2", por exemplo, o ator teve atrito com os responsáveis pelo longa e diz que só deu certo como o vilão graças ao empenho de Robert Downey Jr. e Jon Favreau.

Mickey Rourke virou um galã de Hollywood na década de 1980 - Reprodução - Reprodução
Mickey Rourke virou um galã de Hollywood na década de 1980
Imagem: Reprodução

"Teve uma hora que pensaram que não ia dar certo, pois tive problemas com algumas pessoas. Vamos dizer somente que eram pessoas ligadas aos quadrinhos. Sou o tipo de cara que arruína tudo muito facilmente, sabe? Mas Robert e Jon fizeram dar certo", desconversa Rourke, em entrevista ao O Globo.

Aliás, ainda sobre "Homem de Ferro 2", Rouke nunca escondeu sua insatisfação com os rumos do filme. Segundo ele, boa parte das cenas que filmou acabou sendo cortada do filme — e ele parece culpar os executivos da Marvel, e não o diretor Jon Favreau, por isso.

Eu queria trazer algumas cores e camadas diferentes para o personagem, não queria que ele fosse só um vilão russo completamente sanguinário. E ele [Favreau] permitiu que eu fizesse isso, mas o pessoal da Marvel queria uma coisa menos complexa, mais unidimensional, então boa parte das cenas foi cortada. No fim das contas, é algum nerd ricaço que toma as decisões.
Mickey Rourke ao "CraveOnline", em 2020

Plásticas

Além das polêmicas, o ator que conquistou corações na década de 1980 causou grande surpresa nos fãs ao passar por mudanças no rosto em virtude de cirurgias plásticas.

Ele nunca se assumiu um viciado em procedimentos estéticos, porém, é um dos nomes que mais foram citados pelas transformações faciais.

Atualmente, a expectativa de Mickey Rourke é que a produção de comédia "The Palace", dirigida por Roman Polanski, faça sua estreia nos cinemas a partir de novembro desde ano.