Topo

Giovanna Chaves sobre vida pública: 'Os cancelamentos já me abalaram muito'

Colaboração para Splash, do Rio

11/07/2022 04h00

Crescer na frente das câmeras não é fácil. Nem mesmo para Giovanna Chaves, que começou a carreira aos 9 meses (!) de vida, num DVD do apresentador Gugu Liberato. Aos 20 anos, a estrela infantojuvenil contou, no "De Lado com Fefito" desta semana, que o processo de amadurecimento, que nunca é fácil, pode ser ainda mais complicado em público.

"É sempre um choque [quando os fãs] veem que estou amadurecendo", disse a atriz, modelo e cantora, que, segundo Fefito, confirma a tradição do SBT de revelar jovens talentosas, como Larissa Manoela e Maísa. "É uma fábrica de crianças talentosas", elogiou o colunista.

Giovanna brilhou no "Ídolos Kids" em 2012 e estourou como a Priscila de "Cúmplices de Um Resgate", novela que a catapultou de vez para a fama, em 2015. Embora ela não seja mais criança, seus personagens ainda não saíram da adolescência.

Eu continuo a fazer muitos trabalhos adolescentes ou infantojuvenis. Eu, Giovanna, me visto assim, mas as minhas personagens têm cara de 15 anos. Então, quando me arrumam para fazer os filmes, me infantilizam.

Esta é uma dicotomia que a atriz não vive sozinha. Para quem se acostumou a ver Giovanna na TV ao longo dos anos, nem sempre é fácil reconhecer que ela é, hoje, uma adulta.

Até para mim é um conflito compreender que estou crescendo. Entendo que o público também se confunda, nem você se entende às vezes. Acho que essa transição é meio confusa.

Abalada por cancelamentos

Giovanna está na profissão há muito tempo, mas apenas recentemente começou a pensar se estava no lugar certo. "Eu só fui me questionar sobre o que quero agora, aos 20 anos", disse. "Quando era criança, levava como uma brincadeira, não era um trabalho. Pra mim era muito leve, natural."

Mas não era fácil. Ela lembrou seu dia a dia infantil. "Eu não tinha uma rotina de criança comum. O carro do SBT me buscava no colégio depois da aula. Eu almoçava no carro, gravava a novela, voltava pra casa às 20h, estudava pra prova e decorava os textos. O ritmo de novela é muito puxado", contou.

Desde cedo, Giovanna se acostumou a ter todos os seus passos acompanhados pelos fãs - no Instagram, são mais de 11 milhões de seguidores. E também teve que aprender a conviver com os desagradáveis cancelamentos, como quando decidiu fazer uma cirurgia estética aos 18 anos.

Os cancelamentos já me abalaram muito. O principal foi depois da cirurgia que eu fiz. O que mais mexeu com a minha cabeça. Dormi e acordei com meu nome nos TTs. Milhares de pessoas falando de mim, do meu corpo, do que eu poderia ou não fazer.

Limites da privacidade

splash - UOL - UOL
Giovanna Chaves no 'De Lado com Fefito'
Imagem: UOL

O episódio levou Giovanna a refletir sobre os limites da privacidade. "Cresci na TV e sempre lidei com críticas. Se estou acima do peso, falam; se eu emagrecer, vão falar também.

É sempre muito difícil. Por que as pessoas têm direito a opinar sobre os corpos alheios?

Quanto a isso, Giovanna não tem a menor dúvida: ela é quem sabe de si. "Não sei dizer se faria diferente se pudesse voltar no tempo. Acho que [a cirurgia] foi boa pra mim", disse.

Sobre o corpo da gente ninguém pode opinar. Cada um tem que saber o que é melhor para si.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado na versão original do texto, a novela que teve a participação da atriz Giovanna Chaves foi 'Cúmplices de um Resgate', e não 'Cúmplices de uma Paixão'. O erro foi corrigido.