Topo

'A Mulher da Casa Abandonada' ou 'Castelo'? Semelhanças entre as histórias

'Castelo Ra-Tim-Bum' foi comparado à história de 'A Mulher da Casa Abandonada'
'Castelo Ra-Tim-Bum' foi comparado à história de 'A Mulher da Casa Abandonada'
Reprodução

De Splash, em São Paulo

07/07/2022 04h00

O podcast "A Mulher da Casa Abandonada" se tornou um fenômeno nas redes sociais.

A história apresentada pelo jornalista Chico Felliti, para o jornal Folha de S.Paulo, sobre uma procurada do FBI é um dos assuntos mais comentados do momento.

Com tanto sucesso, a reportagem ganhou um paralelo com um programa bastante famoso: o usuário do Twitter @marceloindaniel fez uma analogia da narrativa do podcast com "Castelo Rá-Tim-Bum", um dos maiores fenômenos da televisão brasileira da década de 1990.

Não entendeu? A gente te explica.

Continua depois da publicidade

Na comparação, a casa abandonada, que fica no bairro do Higienópolis, em São Paulo, se tornou o castelo que, no programa infantil da TV Cultura, chamou a atenção de Zeca, Pedro e Biba

Para o desespero dos fãs, o querido Nino, interpretado por Cássio Scapin, seria a versão do "Castelo" de Margarida Bonetti, uma mulher procurada pelo FBI acusada de ter escravizado uma brasileira nos EUA.

Aqui, a analogia entre os dois existe apenas pelo fato de morarem em um local que chama atenção, terem o rosto branco — Margarida é conhecida por passar uma espécie de pomada branca no rosto — e não serem vistos com frequência pelas pessoas que moram por perto.

Por fim, a publicação indica também que Doutor Victor seria o pai da Mulher da Casa Abandonada que deixou o imóvel para a filha como herança.

Continua depois da publicidade

Como tudo na internet, as brincadeiras não pararam por aí e alguns usuários do Twitter continuaram fazendo comparações

A criatividade foi tão longe que o vilão, o Doutor Abobrinha, representa as incorporadoras que desejam comprar a casa abandonada, afinal Higienópolis é um bairro de alto padrão.

No "Castelo", o personagem queria demolir o local para construir um prédio de cem andares.

Depois que o podcast ficou famoso, Margarida Bonetti deixou a casa e foi morar em outro lugar. No entanto, ela deixou para trás suas duas cachorras, Ebony e Ivory. Por isso, o Instituto Luisa Mell foi até o local resgatá-las.

Por ajudar os animais, a ativista foi comparada com Caipora.

Continua depois da publicidade

Para terminar, nem mesmo Chico Felliti escapou: o apresentador foi imaginado como a jovem repórter Penélope.