Topo

Como 'vovó fitness', Solange Gomes e mais famosas sofreram 'gostosofobia'

Nicole Bahls, Renata Frisson, Solange Gomes e mais já relataram casos de "gostosofobia" - Reprodução/Instagram
Nicole Bahls, Renata Frisson, Solange Gomes e mais já relataram casos de 'gostosofobia' Imagem: Reprodução/Instagram

Larissa Couto

Colaboração para Splash, em São Paulo

06/07/2022 04h00

Andréa Sunshine, 53 anos, brasileira radicada em Londres, na Inglaterra, conhecida nas redes sociais como 'vovó fitness', relatou ter sofrido 'gostosofobia' ao ser impedida de filmar seu treino por um funcionário de uma academia.

O termo foi inicialmente usado por Solange Gomes, durante sua passagem no reality "A Fazenda 13" (RecordTV) e posteriormente reproduzido por outras famosas que relataram ter passado por situações semelhantes em sua vida. Trata-se de algo popularizado pela própria modelo, mas que não é de uma palavra real, como Solange mesmo admite durante sua passagem pelo reality. Confira:

Solange Gomes

A Fazenda 2021: Solange Gomes faz desabafo sobre preconceito - Reprodução/PlayPlus - Reprodução/PlayPlus
A Fazenda 2021: Solange Gomes faz desabafo sobre preconceito
Imagem: Reprodução/PlayPlus

Enquanto esteve confinada em "A Fazenda 13" (RecordTV), Solange Gomes, em um papo com Tiago Piquilo e Victor Pecoraro afirmou que sofre 'gostosofobia' devido aos seus trabalhos.

As pessoas acham que eu 'ah, bonitona, não sei o que'. Primeira que acham que eu tenho 50 homens: um, paga uma conta, outro dar um carro, outro não sei o que. É isso que passa na cabeça das pessoas e é o contrário, não é nada disso. É o que eu falei do preconceito, da gostosofobia.

"Gostosofobia? Existe essa palavra?", perguntou o ator. "Não!", respondeu Solange. "E o que seria então?", questionou Pecoraro.

É um preconceito, né? De mulher sensual, mulher gostosa, bonita, mulher que trabalha com a sensualidade. As pessoas acham que a mulher é burra, que a mulher não sabe fazer nada, que tem uma vida fácil. É um preconceito. Existe esse preconceito, concluiu Sol.

Mulher Melão

Renata Frisson (Mulher Melão) - Lourival Ribeiro/SBT - Lourival Ribeiro/SBT
Renata Frisson (Mulher Melão)
Imagem: Lourival Ribeiro/SBT

Renata Frisson, mais conhecida como Mulher Melão, afirmou sofrer "gostosofobia" após a fala de Solange Gomes em "A Fazenda 13" (RecordTV). Ao Splash Show, ela disse que o assunto não é discutido na mídia, mas que existe.

"Eu amei esse tema que é algo que ninguém fala, mas que realmente existe. É o preconceito contra mulheres que trabalham com sensualidade e tem o corpo bonito. Eu sofri quando era adolescente, era virgem, não tinha malícia nenhuma e só por ter um corpinho mais bonitinho eu via que as meninas [do colégio] não queriam fazer trabalho comigo, andar comigo, eu realmente sofria muito", contou.

A modelo disse ainda que com o tempo aprendeu a lidar com as críticas e reafirmou a importância do respeito às mulheres.

"Depois disso eu resolvi tirar essa energia e focar em outras coisas. Por mais que hoje eu trabalhe com o OnlyFans, com sensualidade, eu sou muito respeitada. A gente tem que admirar as mulheres e apoiá-las", afirmou.

Nicole Bahls

Nicole Bahls - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Nicole Bahls
Imagem: Reprodução/Instagram

Com a repercussão sobre a fala de Solange Gomes no reality "A Fazenda 13" (RecordTV), Nicole Bahls, em entrevista ao Splash Show, disse que também já passou por "gostosofobia".

"Eu já sofri um pouquinho disso. As pessoas sempre acham que a gostosa tem que ter um homem por trás, arrumar um marido rico. Gente, não é bem assim, a gente trabalha, mas tá tudo bem, as pessoas podem ter pensamentos diferentes. A gente vai se adaptando a tudo isso", disse.

Vanessa Medina

Enquanto deixou seu filho na escola, Vanessa Medina foi filmada por outra mãe que reprovou seu traje - Reprodução/Redes Sociais - Reprodução/Redes Sociais
Enquanto deixou seu filho na escola, Vanessa Medina foi filmada por outra mãe que reprovou seu traje
Imagem: Reprodução/Redes Sociais

A modelo e advogada boliviana Vanessa Medina foi alvo de ataques nas redes sociais após ter sido gravada vestindo um macaquinho para deixar o filho na escola, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. Na imagem, a mãe de outro aluno diz que, ao ver Vanessa, sente vontade de trocar o filho de colégio devido às vestimentas dela. O caso repercutiu e levantou uma série de debates.

Após o polêmico episódio, Vanessa Medina se manifestou em suas redes sociais, agradecendo o apoio de muitos usuários e rebatendo as críticas e mensagens de ódio feitas por outros.

"Eu queria expressar a minha gratidão a todos que enviaram mensagens de apoio, sinais de carinho e agradecimento com palavras tão bonitas, e me defendendo nas redes sociais sobre aquele vídeo que se tornou viral, feito por uma mãe com a intenção de me humilhar, me expor com tanto desprezo, e expor meu filho de quatro anos, sem saber que é um crime. Seus planos não foram tão bem quanto ela queria. Ela teve as piores intenções ao carregá-lo e me expor. Sou uma mãe em forma que trabalha duro e cuido do meu filho com todo o amor do mundo, e não faço nada de mal a ninguém", declarou Vanessa.

"As pessoas que me conhecem sabem que tenho um coração cheio de amor e valores", finalizou a modelo e advogada.

Além de mãe, Vanessa também atua como fisiculturista, representa uma rede de academias no país e chegou a ganhar um campeonato intitulado Miss Fitness Bolívia, segundo o jornal boliviano Pagina Siete.