Topo

De Carla Diaz a Ana Maria Braga, artistas emocionam ao vencer o câncer

Celebridades enfrentaram diversos tipos de câncer e venceram a batalha após tratamento - Reprodução
Celebridades enfrentaram diversos tipos de câncer e venceram a batalha após tratamento Imagem: Reprodução

Lorraine Perillo

Colaboração para Splash, em São Paulo

05/07/2022 04h00

Recentemente, a atriz e ex-BBB Carla Diaz gravou uma série de vídeos para o Instagram contando como foi seu processo de descoberta até a cura do câncer na tireoide que enfrentou durante a pandemia do novo coronavírus. Diagnosticada em 2020, Carla comentou que teve muito medo de morrer e que todo o processo foi "assustador e doloroso".

Apesar de enfrentar toda a batalha contra a doença afastada dos amigos e familiares, a atriz venceu o câncer e, hoje, participa de campanhas de prevenção, como o "Julho Verde", que busca conscientizar as pessoas para a prevenção do câncer de cabeça e pescoço.

Além de Carla, outros artistas também enfrentaram e venceram a doença ao longo dos anos. Relembre:

Ana Furtado

A atriz e apresentadora Ana Furtado foi diagnosticada em 2018 com câncer de mama e atingiu a cura definitiva após tratamento. Durante o programa "Encontro" da última sexta-feira, Ana se emocionou ao relembrar o dia em que recebeu a notícia.

"Ver essas mulheres passando pelo que eu estive passando, porque não recebem apoio, não têm a possibilidade do tratamento... É muito cruel, e essa doença não espera. Foi lindo demais, Fátima", agradeceu.

asa - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Ana Furtado venceu o câncer de mama após tratamento
Imagem: Reprodução/Instagram

Ana Maria Braga

A apresentadora do "Mais Você" (Rede Globo) foi diagnosticada com câncer de pulmão por três vezes e câncer colorretal uma vez tendo, inclusive, que se ausentar do programa para tratá-los. Há duas semanas, Ana Maria viajou foi até Portugal para cumprir uma promessa feita após vencer a doença e chamou fãs e amigos para assistir a uma missa online com objetivo em abençoar uma imagem que ela trouxe para o Brasil.

oo - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Ana Maria Braga enfrentou quatro cânceres: três no pulmão e um no cólon
Imagem: Reprodução/TV Globo

"Estou indo buscar a imagem de N. Sra. de Fátima. Antes de trazê-la ao Brasil, eu e Fafá de Belém queremos convidar vocês para uma Missa para dar bênçãos à imagem. Vai ser dia 17 de junho, lá na Capelinha das Aparições - Santuário de Fátima. Quem quiser ir, será bem-vindo. Quem não puder ir presencialmente é meu convidado para a Missa ao Vivo aqui no Instagram. Às 13h do Brasil e 17h de Portugal", publicou.

Beto Barbosa

Conhecido como Rei da Lambada, o cantor Beto Barbosa enfrentou dois cânceres ao mesmo tempo, tendo que mudar radicalmente sua vida. Diagnosticado em 2018, Beto teve câncer na bexiga e na próstata, tendo que passar por inúmeras cirurgias para retirada dos órgãos e a construção de um novo reservatório para armazenar urina, além de todo o tratamento com quimioterapia.

pppp - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Beto Barbosa enfrentou câncer de bexiga e próstata e precisou realizar várias cirurgias até se curar
Imagem: Reprodução/Instagram

Em entrevista ao Gshow, Beto falou que, apesar da dor física, se sente "mais maduro e relaxado".

"Sou um milagre. Tinha só 20% de chance de sobreviver. A minha missão vai continuar no tempo de Deus. Senti muita dor. Foi sofrimento demais em um momento difícil em todos os sentidos da minha vida", contou.

Caio Ribeiro

O ex-jogador e comentarista Caio Ribeiro foi diagnosticado em 2021 com linfoma Hodgkin e tão logo descobriu a doença já iniciou o tratamento. Em um vídeo, Caio explicou sua condição e informou que tinha grandes chances de cura.

"Eu fui diagnosticado com um linfoma, que se chama linfoma de Hodgkin. A boa notícia é que ele tem 95% de (chance de) cura e meu corpo está respondendo muito bem ao tratamento. Já estou na penúltima sessão de quimioterapia, estou forte, com a cabeça boa", disse.

as - Transmissão - Transmissão
Caio Ribeiro revelou diagnóstico de linfoma e se curou após um mês de tratamentos intensos
Imagem: Transmissão

Um mês após receber o diagnóstico, Caio anunciou em seu Instagram que se curou da doença.

"Acabou! Acabou! Nunca imaginei receber tanto carinho como recebi de vocês desde que anunciei o tratamento. Acho que foi sim o maior jogo da minha vida e a gente venceu. Juntos! Em meu nome e de toda a minha família, o meu muito obrigado!", escreveu.

Drica Moraes

Em 2010, a atriz Drica Moraes foi diagnosticada com Leucemia Mieloide Aguda (LMA), um tipo de sangue que afeta as células sanguíneas e da medula óssea, e ficou anos afastada das telinhas para tratar a doença. Ela fez quimioterapia e precisou de um transplante de medula, que foi bem sucedido e garantiu sua cura clínica.

asdasd - Divulgação - Divulgação
Drica Moraes como Vera em "Sob Pressão"
Imagem: Divulgação

Edson Celulari

O ator global descobriu em 2016 que estava com linfoma non-Hodgkin, uma espécie de câncer que ataca os linfonodos, e precisou se afastar da TV para fazer o tratamento. Sempre de bom humor, Edson nunca escondeu sua condição, sempre falando com muita naturalidade. À época, raspou a cabeça e fez uma publicação em seu Instagram, revelando seu diagnóstico e pedindo carinho aos fãs.

dasda - Reprodução/Instagram/claudiarreal - Reprodução/Instagram/claudiarreal
Edson Celulari raspou a cabeça durante tratamento para tratar câncer
Imagem: Reprodução/Instagram/claudiarreal

"Reuni minhas forças, meus santos, um punhado de coragem...coloquei tudo numa sacola e estou indo cuidar de um linfoma não- Hodgkin. Foi um susto mas estou bem, ao lado de pessoas amadas. A equipe médica é competente e experiente. Estou confiante, pensando positivo e com fé sairei deste tratamento ainda mais forte. Todo carinho será bem-vindo. Obrigado", comentou.

Elba Ramalho

A cantora Elba Ramalho também recebeu o diagnóstico positivo para câncer de mama e venceu a doença após retirar um caroço do seio, sem passar pelo processo de quimioterapia. Em entrevista ao programa "A Hora do Faro" (TV Record), Elba relembrou o momento em que descobriu o câncer.

"Eu achei que nunca teria isso, mas eu estava vivendo um momento difícil, delicado emocionalmente", comentou. Elba, então, explicou que estava passando por uma reposição hormonal. "Foi o que gerou esse câncer, e graças a Deus eu descobri logo no início, pequenininho", disse ela

dasdas - Divulgação/RecordTV - Divulgação/RecordTV
Elba Ramalho descobriu câncer de mama e fez cirurgia para remover nódulo
Imagem: Divulgação/RecordTV

Fátima Bernardes

A apresentadora da TV Globo também foi uma das celebridades que tiveram um diagnóstico para o câncer e venceu a batalha. Fátima passou por uma cirurgia no ano passado, para tratar o câncer de útero após receber a notícia através de exames de rotina e precisou se ausentar do programa para cuidar da saúde. Em seu perfil no Instagram, ela comunicou aos fãs e agradeceu pelas boas energias.

dasdas - Reprodução / TV Globo - Reprodução / TV Globo
Fátima Bernardes descobriu câncer de útero ainda no estágio inicial da doença e se curou após tratamento
Imagem: Reprodução / TV Globo

"Estou bem. Depois de uma série de exames de rotina, hoje recebi o diagnóstico de um câncer de útero em estágio inicial. Vou me afastar por uns dias do trabalho para fazer a cirurgia. Como sempre usei minhas redes com total franqueza e verdade, preferi eu mesma passar essa informação para todos que me acompanham. Enquanto isso, aproveito o aconchego dos meus pais, filhos, do meu amor e dos amigos próximos. E já agradeço pelo carinho, pelas boas energias de todos aqui. Logo, logo estarei de volta para nossos encontros."

Reynaldo Gianecchini

Em 2011, o ator Reynaldo Gianecchini recebeu o diagnóstico de linfoma não-Hodgkin e revelou sua doença em uma entrevista exclusiva para a Abrale (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia). À época, Reynaldo explicou que o tipo de seu câncer é mais raro do que os outros porque afeta células específicas do sistema imune, as células T, mas garantiu que estava otimista com o tratamento.

fasasf - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Reynaldo Gianecchini falou sobre diagnóstico de câncer após dez anos
Imagem: Reprodução/Instagram

Curado da doença, o ator comentou em uma entrevista no podcast "Novela das 9" do Gshow que passar por tudo trouxe "bênçãos inacreditáveis"

"Foi um processo na minha vida muito bonito, na verdade. As pessoas estranham quando eu falo isso, porque parece uma coisa muito cabeluda, e de certa forma é, você encarar a morte. Mas, passar por isso me trouxe bênçãos inacreditáveis", disse.