Topo

Leo Lins pode ser preso por piada sobre crianças com hidrocefalia

Colaboração para Splash, em São Paulo

04/07/2022 18h37

Além da demissão no SBT, o humorista Leo Lins, de 39 anos, corre o risco de ser preso após ter feito piada debochando de uma criança do Ceará com hidrocefalia. A atitude do comediante configura como crime de discriminação de pessoa em razão de sua deficiência.

O crime está previsto no art. 88 da Lei nº 13.146/2015, que pertence ao Estatuto da Pessoa com Deficiência. Em caso de condenação, a pena pode chegar de um a três anos de reclusão e multa.

"Toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação. Praticar, induzir ou incitar discriminação de pessoa em razão de sua deficiência: Pena - reclusão, de 1 (um) a 3 (três) anos, e multa", diz o texto da lei.

O caso

No último final de semana, viralizou um vídeo em que Lins debocha de uma criança com hidrocefalia durante um show de stand up. Na filmagem, ele cita o Teleton, que arrecada dinheiro em ações do SBT para ajudar menores de idade com problemas de saúde, e conta a história de uma garoto do Ceará.

"Eu acho muito legal o Teleton, porque eles ajudam crianças com vários tipos de problema. Vi um vídeo de um garoto no interior do Ceará com hidrocefalia. O lado bom é que o único lugar na cidade onde tem água é a cabeça dele. A família nem mandou tirar, instalou um poço. Agora o pai puxa a água do filho e estão todos felizes", declarou Leo Lins ao público.

Atuante na causa de crianças com deficiência, o SBT decidiu demitir o humorista em virtude da piada. Em contato com Splash, a assessoria do canal tratou do assunto em poucas palavras. "Leo Lins não faz mais parte do quadro de elenco do SBT. Ele não tem mais contrato conosco", anunciou.

A AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) emitiu um comunicado, na tarde de hoje, lamentando o episódio. "A AACD repudia veementemente a 'piada' feita por Leo Lins em vídeo divulgado recentemente nas redes sociais do comediante. Em uma fala extremamente infeliz e bastante capacitista, ele ataca pessoas com hidrocefalia, chama as pessoas com deficiência de "crianças com vários tipos de problemas" e mostra desrespeito aos moradores do Ceará", diz a nota.

Splash entrou em contato com Leo Lins e foi informada que o comediante fará uma manifestação sobre o caso em breve nas redes sociais. "Qualquer pronunciamento será feito através de um vídeo no canal do YouTube dele", informou a equipe do humorista.