Topo

Influenciadora diz ter sofrido gordofobia em São João da Thay: 'Choque'

Dani Rudz diz ter ficado abalada após influenciador postar foto com ela e assessora ao fundo  - Reprodução/Instagram
Dani Rudz diz ter ficado abalada após influenciador postar foto com ela e assessora ao fundo Imagem: Reprodução/Instagram

De Splash, em São Paulo

02/07/2022 08h46Atualizada em 02/07/2022 08h54

Dani Rudz afirmou ter sofrido gordofobia de outro influenciador digital durante a festa de São João de Thaynara OG, realizada esta semana no Maranhão. Especialista em moda Plus Size, ela compartilhou a foto que o rapaz postou em seus stories do Instagram, questionando "cadê o bumba meu boi, cadê?", enquanto Dani e sua assessora aparecem ao fundo.

Ao comentar o assunto, na noite de ontem, a influenciadora disse que questionou a intenção da postagem em um primeiro momento mas que, já com a cabeça fria, não teve dúvidas de que a postagem do colega tinha "preconceito velado".

"Eu quero declarar que eu sofri um ataque gordofóbico de um dos convidados do evento, e foi muito ruim. Ele fez uma publicação minha e da minha assessora, em que ele se refere e faz uma analogia dos nossos corpos comparando com o boi bumbá", afirmou Dani em uma postagem nas redes sociais.

"A primeira vez que eu olhei essa publicação, quando eu olhei, eu não acreditei. Eu falei: 'Não, não é comigo'. Mas depois do primeiro choque, com a cabeça mais fria, eu entendi muito bem que a publicação foi arquitetada, cuidadosamente pensada, pra que não parecesse um preconceito e ele pudesse negar se fosse preciso. Vocês vão reparar que tem um enquadramento na foto, as pessoas estão de costas, a gente também está de costas, e ele virou de lado e enquadrou eu e a minha assessora, escrevendo sutilmente com uma cara de risadinha na piadinha, tipo assim, jogando no ar", declarou a influenciadora.

Dani defendeu que piadas com corpos gordos não deveriam mais ser aceitas como humor e se disse abalada com a comparação, destacando que o colega teria atacado não apenas ela e sua assessora, mas também a cultura maranhense e a organização do São João da Thay, sem poupar elogios à organização da festa.

"É pesada a comparação, ele fez uma comparação dos nossos corpos com a a arroba do boi. Ele não atacou só a mim e a minha assessora, ele engatilhou uma série de coisas que eu venho tentando superar a vida inteira, mas ele também atacou a minha comunidade, a minha família — porque a minha família está muito triste —, ele atacou os organizadores do evento, porque a Thaynara promoveu um evento diverso, incrível, maravilhoso, e não merecia isso. Ele atacou o folclore nacional, uma tradição do Maranhão, ele atacou muita gente com isso que ele fez", desabafou Dani.

A produtora de conteúdo também destacou que se sentiu invadida mesmo em um espaço considerado "seguro", já que os convidados para o evento faziam parte de grupos diversos, e que por isso mesmo decidiu "não se calar".

"Eu quero dizer que a Thaynara, o Bruno e a equipe deles organizaram um evento tão especial, vários influenciadores que estavam aqui foram escolhidos a dedo. (...) Foi o público mais diverso que eu vi na minha vida, e foi emocionante de ver. Ele viajou com a gente ontem dentro do barco, era um cara gente fina, ali, as primeiras atitudes dele, e quando você para pra pensar que você não está protegido nem por isso, porque ele se aproveitou disso pra me atacar...ele também se sentiu seguro pra deixar o preconceito vir a tona de forma velada".

Dani afirmou que pretende abrir um processo contra o influenciador que fez a postagem e afirmou aos seguidores que deseja que o caso seja "didático", para evitar novos episódios de gordofobia.

"Eu não quero que as próximas gerações passem por isso, e é por isso que eu estou expondo. Eu não quero promover um ataque pessoal a ninguém, isso não é uma disputa, eu quero expor a situação que aconteceu comigo em caráter didático, educativo, porque de jeito nenhum isso é humor. E eu espero que, com essas minhas atitudes, a gente possa alcançar mais pessoas e conscientiza-las", completou.

Influenciador negou piada em publicação

Apesar de Dani ter tampado algumas partes da publicação original, o humorista Gustavo Tubarão foi identificado como o autor do story mencionado pela influenciadora. Ele se pronunciou também na noite de ontem, negando que a legenda fosse uma piada direcionada a ela, mas pedindo desculpas pelos "gatilhos" ativados.

"Vou falar de um 'trem' que eu nunca falei aqui, porque graças a Deus eu nunca entrei em polêmica nenhuma com cinco anos de internet. Eu cheguei no aeroporto e fui surpreendido com uma mensagem em uma página de fofoca que me deixou triste demais da conta. Como vocês sabem, foi a primeira vez que eu fui pro Maranhão, eu estava doido para conhecer a cultura, ver o São João raiz, estava doido pra ver o bumba meu boi, e toda hora estava falando disso nos stories, desde o começo da viagem", afirmou Tubarão.

"A foto que estão falando foi uma foto aleatória, com uma legenda aleatória que faz parte do meu conteúdo, que eu posto no dia a dia, vocês seguidores sabem, porque vocês veem isso. Infelizmente aconteceu da Dani e sua assessora estarem no fundo da foto, igual tem um tanto de gente que também estava no fundo da foto. Não foi um ataque a ninguém, não foi indireta para ninguém, eu respeito todo mundo e sei muito bem o que é ter gatilho", continuou.

O humorista declarou que conversar sobre saúde mental fazem parte de seu trabalho na internet, já que "é uma coisa que ele passa", e que não faz parte do seu tipo de humor compartilhar piadas ofensivas.

"Eu fico triste demais que essa foto acabou sendo gatilho pra Dani, para sua assessora também, e peço desculpas também para quem se ofendeu vendo essa foto, mesmo que não tenha sido a minha intenção, mesmo que não seja da minha índole. Meu conteúdo não é isso".

Splash tenta contato com a organização do evento São João da Thay para comentários sobre o caso. Se houver retorno, a matéria será atualizada.