Topo

Fátima passa bastão do 'Encontro' para Patrícia Poeta e Manoel Soares

Fátima Bernardes passou o bastão para Patrícia Poeta e Manoel Soares - Reprodução/TV Globo
Fátima Bernardes passou o bastão para Patrícia Poeta e Manoel Soares Imagem: Reprodução/TV Globo

De Splash, em São Paulo

01/07/2022 10h56Atualizada em 01/07/2022 16h05

Após uma década, Fátima Bernardes se despediu do comando do "Encontro" (TV Globo) hoje. A apresentadora foi surpreendida ao entrar no estúdio, já que a equipe se reuniu para aplaudi-la.

Encontro: Fátima Bernardes se despede do programa - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Encontro: Fátima Bernardes se despede do programa
Imagem: Reprodução/TV Globo

Fátima se emocionou e mostrou que estava tremendo "igual vara verde" enquanto entrava ao som do cantor Ferrugem. "Não queria chorar, porque hoje não é um dia triste", disse.

O programa está em clima de despedida desde o início do mês, já que a saída da apresentadora já havia sido anunciada. Fátima passou o bastão para Patrícia Poeta e Manoel Soares, os novos apresentadores do "Encontro".

"Depois de 14 anos fiz uma passagem de bastão para Patrícia Poeta e hoje eu vou chamar a Patrícia e o Manoel Soares para a gente começar essa passagem de bastão", disse Fátima, fazendo uma referência a quando saiu do "Jornal Nacional" (TV Globo) e Patrícia a substituiu.

As duas filhas da jornalista marcaram presença no matinal: enquanto Beatriz estava na plateia, Laura ficou nos bastidores. "Eu falei que ela não ia aparecer. Laura, você não escapa minha filha", brincou Fátima.

Ao fim do programa, a apresentadora fez um discurso aos colegas e ao público. "Nesses últimos 10 anos eu estive nesse palco nos melhores e nos piores momentos da minha vida. E o trabalho, os amigos, os convidados, o público, foram fundamentais para que tudo desse certo, independente de qualquer coisa".

"Não teve um dia sequer, que eu não tenha dado aqui, mesmo nos momentos mais tristes, o meu melhor sorriso. E tudo que aconteceu comigo eu dividi com vocês muito de verdade. E eu dividi com você aí do outro lado da telinha".

Eu dividi com você, com a minha equipe, eu queria mandar um beijo para todo mundo que está atrás das câmeras e que durante esses 10 anos brilhou para que eu pudesse brilhar [...] Eu desejo tudo de melhor para a Patrícia, para o Manoel, desejo que o Encontro continue sendo esse espaço para convivência entre os diferentes, para reflexão e mudança primeiramente. Fátima Bernardes

A partir de segunda (4), o "Encontro" começa mais cedo, logo após o jornal apresentado por Ana Paula Araújo.

Patrícia Poeta e Manoel Soares, que antes apresentavam o "É de Casa", assumem integralmente o posto de comandantes do programa criado para Fátima, que ficou 10 anos à frente do projeto.

O "Encontro" também passará a ser apresentado de São Paulo, permitindo uma integração maior com outros programas da casa. A emissora promete uma qualidade melhor da imagem no novo estúdio, pois câmeras mais tecnológicas serão usadas para a captação.

Além disso, o quadro "Bem-Estar" será apresentado diretamente do palco do "Encontro", ao invés de ser um link ao vivo com outro cenário. A plateia vai comportar 80 convidados, um número maior que o atual, e a tradicional nuvem de palavras será apresentada com tecnologia 3D, como se as palavras e os termos estivessem "flutuando" no telão.