Topo

De Calcanhotto a Bolsonaro: as falas controversas de Maitê Proença

De Splash, em São Paulo

28/06/2022 04h00

Maitê Proença gerou revolta nas redes sociais ao falar sobre seu relacionamento com a cantora Adriana Calcanhotto, com quem namora desde o ano passado.

"Eu queria que ela fosse homem. Para essa atividade, sempre gostei mais do homem. Mas ela é mulher, gosto dela e aceito isso. Sei que as feministas e os LGBTs não vão gostar do que acabei de dizer, mas, honestamente, é assim, entendeu?", admitiu a atriz, em entrevista à revista JP.

Já tendo sido até alvo de um processo por suas declarações, esta não foi a primeira vez que uma fala de Maitê acabou gerando polêmica.

tyhytyt - Reprodução: Instagram - Reprodução: Instagram
Adriana Calcanhotto e Maitê Proença
Imagem: Reprodução: Instagram

Bolsonaro

Em novembro de 2018, após ser cogitada para assumir a pasta do Meio Ambiente no governo Bolsonaro, a atriz publicou um vídeo que foi duramente criticado nas redes sociais e até por outras personalidades como Gregório Duvivier.

"Ele (Bolsonaro) ganhou porque ele foi autêntico, porque ele inaugurou uma forma nova. Nunca nesse país se faz campanha com a verdade, depois de tanta corrupção e roubalheira", dizia Maitê.

"O homem comum quer segurança, emprego e comida na mesa. Ele abriu mão dos direitos humanos para ter isso. Eu não vou atirar pedras. Então, é o que temos. O povo quis assim. Vamos torcer", pediu a atriz, que hoje critica as ações de Bolsonaro na presidência e diz não ter votado nele nas eleições.

Dilma

Em uma entrevista ao Estadão em 2010, Maitê deu sua opinião sobre o movimento feminista e acabou soltando uma crítica para a então candidata à presidência Dilma Rousseff.

"A mulher ainda é tratada como escrava na África, Ásia, países árabes, na maior parte do planeta. Só no ocidente houve progressos, muitos, mas ainda há discriminação. Quem sabe a própria venha a calhar nesse momento de eleições, atiçando os machos selvagens e nos salvando da Dilma", pediu a atriz.

Anos depois, em 2018, Maitê reforçou que considerava a eleição de Dilma um equívoco. "Eu não a teria colocado. Aquilo foi uma esparrela para ela e para o país", disse em entrevista à Folha.

Susana Vieira

Maitê acabou sendo processada pela mãe do ex-marido de Susana Vieira, Marcelo Silva, após comentário sobre sua morte, em 2008.

"O desfecho foi quase uma celebração. Susana se livrou de uma encrenca. Esse rapaz era uma desgraça. Não era companheiro. Morre tanta gente legal. Quando morre uma porcaria como essa, é muito bom", comentou a atriz, quando ainda fazia parte do elenco do "Saia Justa".

Maitê foi inocentada pela Justiça do Rio na época.

gtrger - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Maria Zilda
Imagem: Reprodução/Instagram

Maria Zilda

Em 2020, durante a onda de lives que aconteceram no momento mais crítico da pandemia, a atriz Maria Zilda cutucou Maitê dizendo que ela "adora dinheiro" e só aceitava participar de uma live se fosse paga por isso.

"Ela tem feito algo construtivo ou apenas difamado a vida de quem sempre a ajudou? Eu não pude atendê-la quando me convidou para uma live e ela se tomou de ódio. Ou então foi mordida por um cachorro bravo. Vai saber", disparou Maitê sobre o assunto em papo com a Veja.

Dublê

Em 2016, o corpo da atriz também foi alvo de muita especulação após sua dublê na novela "Liberdade, Liberdade" revelar que uma cena que exibia o bumbum da personagem de Maitê havia sido feita por ela e não pela atriz.

"Não se revelam segredos de bastidor, assim como o mágico não conta como faz o truque. Seria um spoiler, e nada profissional. Um bom dublê sabe disso e se mantém reservado e discreto", cutucou Maitê no "Domingão" na época.

"Meu corpo está muito satisfeito. E aquilo não foi nada, só um bumbum em busca de cinco minutos de fama", completou a atriz sobre a polêmica, em entrevista a Folha.

rtrgttr - Isac Nóbrega/PR - Isac Nóbrega/PR
A ex-secretária especial de Cultura, Regina Duarte, em reunião com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido)
Imagem: Isac Nóbrega/PR

Regina Duarte

Uma entrevista de Regina Duarte para a CNN Brasil em 2020, quando havia sido nomeada como Secretária da Cultura do governo Bolsonaro, acabou inserindo Maitê em um climão.

A atriz enviou uma pergunta para que a colega respondesse durante o programa, mas Regina ignorou completamente o vídeo enviado e abandonou a entrevista, acusando a emissora de estar "desenterrando mortos".

"Ela presumiu que era uma coisa do passado, não era. Eu estou absolutamente viva. Eu fui a primeira pessoa a defender a Regina ter o direito de pensar diferente. Mas agora estou clamando para ela mostrar os feitos e para conversar com a sua classe. Eu pedi para ela, mas ela não quis escutar. É isso que nós temos para hoje", lamentou Maitê sobre a reação de Regina a Veja.