Topo

'Não podemos permitir': famosas pedem apoio contra novo manual do aborto

Dira Paes, Filó em "Pantanal", compatilhou campanha contra o novo manual do aborto Imagem: João Miguel Jr./Rede Globo/Divulgação

De Splash, em São Paulo

27/06/2022 18h14

Após recentes casos envolvendo gravidez de vítimas de estupro, como o da atriz Klara Castanho, o Ministério da Saúde promoverá amanhã uma audiência pública para discutir um manual sobre o aborto.

Carla Araújo, colunista do UOL, informa que o material é chamado por "Atenção Técnica para Prevenção, Avaliação e Conduta nos Casos de Abortamento". Segundo a Comissão Arns, o texto apresenta informações falsas sobre o tema.

Entre outras atrizes, Dira Paes, que interpreta Filó em "Pantanal", compartilhou um posicionamento. Segundo as artistas, o manual "prevê que pessoas que sofreram violência sexual e fizeram um aborto legal sejam investigadas pela polícia".

"Pessoas que engravidaram em decorrência de estupro, que gestam fetos anencéfalos ou que correm risco de morrer caso levem adiante a gestação precisam acessar o serviço de abortamento de forma segura e humanizada", diz o texto também compartilhado pelas atrizes Camila Pitanga e Ana Hikari.

As artistas divulgaram uma campanha contra o manual que será discutido pelo Ministério da Saúde. A cantora Maria Rita, o ator Gregorio Duvivier e o diretor de cinema Kleber Mendonça Filho assinaram a petição.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) se posiciona contra o aborto mesmo em casos que possuem previsão legal, como os de estupro.

O debate está marcado para amanhã, às 8h00, e poderá ser acompanhado pelo canal do ministério no YouTube. Os interessados em contribuir podem participar por meio do endereço eletrônico: audiência.saps@saude.gov.br.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

'Não podemos permitir': famosas pedem apoio contra novo manual do aborto - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade