Topo

Eles foram dignos? Descubra personagens que já levantaram o martelo do Thor

Chris Hemsworth vive o protagonista Thor - Reprodução
Chris Hemsworth vive o protagonista Thor Imagem: Reprodução

Mariana Assumpção

Ingresso.com

27/06/2022 04h00

Os quadrinhos da Marvel, além de trazer uma série de personagens originais, também possuem uma gama de super-heróis baseados em lendas e mitos ancestrais.

Este é o caso de Thor, o deus do trovão. A divindade, cultuada na mitologia nórdica, é filho de Odin, soberano do Reino de Asgard. Algumas adaptações foram feitas ao longo do desenvolvimento do personagem nas HQs, no entanto, diversas características originais foram mantidas. Uma delas é a principal arma utilizada por Thor: o Mjolnir.

Na mitologia, o martelo de Thor é um símbolo de força e poder, com o qual o deus é capaz de controlar a energia dos trovões. Já nos quadrinhos, a história é semelhante, mas guarda uma lição filosófica sobre quem é capaz de empunhá-lo: em teoria, apenas os mais dignos podem fazê-lo.

O Universo Cinematográfico da Marvel já fez uso do significado por trás do Mjolnir algumas vezes. Uma das cenas mais marcantes aconteceu em Vingadores: Ultimato (2019), quando Steve Rogers (Chris Evans), o Capitão América, consegue enfim levantar o martelo. Neste momento, um dos personagens mais nobres do MCU presencia uma prova concreta de sua dignidade, levando os espectadores das salas de cinema à loucura.

Mas, será que apenas os merecedores, donos de almas, ações e personalidades imaculadas, são capazes de erguer o Mjolnir? Descubra conferindo nossa lista com dez personagens que já levantaram o martelo do Thor:

Odin

Além de ser o rei de Asgard, Odin também encomendou o Mjolnir - mais do que ninguém, ele poderia segurá-lo! O soberano foi quem solicitou aos anões de Nidavellir que forjassem a arma, que serviria tanto como uma ferramenta de construção, como de destruição.
Ele também foi o responsável por lançar o encantamento no Mjolnir, o que faz com que o artefato só possa ser erguido por quem for realmente digno.

Viúva Negra

Nos quadrinhos de What If??, cuja versão em série animada está sendo exibida no Disney+, a Viúva Negra não só foi capaz de erguer o famoso martelo, como também se declarou Rainha de Asgard. O momento em questão faz parte da realidade alternativa de What If?? sobre os eventos da Guerra de Ultron.

Conan

Ainda nas HQs de What If??, que remontam importantes eventos dos quadrinhos sob perspectivas alternativas, Thor vira aliado de Conan. Durante uma batalha, o deus do trovão é gravemente ferido, e decide entregar o Mjolnir ao bárbaro. De posse do martelo, ele vence a luta e salva o asgardiano.

Deadpool

É isso mesmo! O mercenário tagarela já empunhou o Mjolnir - ou algo bem próximo disso. Na verdade, Loki forja um martelo asgardiano especialmente para Deadpool, fingindo ser o Mjolnir original. O fato aconteceu na edição #37 dos quadrinhos do anti-herói, lançada em 1997.

Mulher-Maravilha

E você pensando que apenas os personagens da Marvel eram dignos de usar o Mjolnir, não é? Na série de quadrinhos DC vs Marvel, publicada originalmente em 1996, Diana Prince presencia uma batalha entre Shazam e Thor, e o Mjolnir acaba indo parar em suas mãos.

Ela empunha o martelo e adquire os poderes de deusa do trovão, mas decide não usá-lo, por acreditar que a arma representa uma vantagem injusta sobre seus adversários. É digna demais!
Superman

Outro personagem da DC Comics que já foi capaz de erguer o Mjolnir foi o Superman. Em uma edição de 2004 de Liga da Justiça e Vingadores (LJA/Vingadores), as equipes se unem em uma batalha contra o imortal Krona.

No auge da luta, apenas o Homem de Aço tem forças para enfrentar o vilão, e Thor arremessa seu martelo para que o kryptoniano tenha mais chances de vencer o combate.

Visão

Não podemos deixar de fora desta lista o Visão, vivido nos cinemas por Paul Bettany. O fato ocorreu em Vingadores: Era de Ultron (2015), quando a equipe de super-heróis estava descrente de seu potencial. Alguns dizem que o sintozoide foi capaz de erguer o Mjolnir pois não era humano, e outros acreditam que a pureza e boas intenções do personagem fizeram com que ele se tornasse digno.

Hela

Irmã de Thor, primogênita do deus Odin, Hela foi a primeira portadora do Mjolnir. Quando seu pai decidiu tornar-se um rei benevolente, ela continuou com seus propósitos sanguinários, e acabou sendo exilada pelo soberano de Asgard.
Vivida pela atriz Cate Blanchett, ela retorna em Thor: Ragnarok (2017). Depois da morte de Odin, Hela faz questão de reaver o seu antigo martelo, e também de destruí-lo.

Loki

Membro importante da "grande família" de Asgard, Loki também já foi um dos personagens a ter o Mjolnir em mãos - por mais de uma vez, inclusive. Um exemplo aconteceu em um crossover dos quadrinhos, entre Vingadores e X-Men.
Na história, a Feiticeira Escarlate lança um encantamento de reversão, que alterna a personalidade de alguns personagens: mocinhos viram vilões, e vice-versa. Assim, Loki adquire algumas características nobres de Thor, tornando-se digno de erguer o famigerado martelo.

Poderosa Thor

As prévias de Thor: Amor e Trovão, novo filme solo do personagem, já revelaram que Jane Foster (Natalie Portman) será capaz de erguer a arma no MCU.

Esse feito também acontece nos quadrinhos, logo após a saga Pecado Original. Jane encontra o Mjolnir abandonado na Lua, quando Thor não consegue mais erguê-lo. Uma magia toma conta de Foster e, como sempre precisa haver um deus do trovão, ela de fato assume o posto.

No entanto, ela está enfrentando um câncer bem agressivo, e sempre que se transforma na Poderosa Thor, o tratamento para a doença regride, enfraquecendo-a cada vez mais.