Topo

Além de Pantanal: Quais outras novelas a Globo poderia 'ressuscitar'?

"Terra Nostra", "Xica da Silva" e "Roque Santeiro" mereciam remakes como o de "Pantanal" Imagem: Reprodução/TV Globo e Twitter @taisdeverdade

Luiza Stevanatto

Colaboração para Splash, em São Paulo

27/06/2022 04h00Atualizada em 27/06/2022 06h25

O sucesso da nova versão de "Pantanal", transmitida no horário nobre da TV Globo, tem gerado expectativa sobre qual será o próximo remake do canal. No baú de novelas da Globo, da Rede Manchete, da TV Tupi e até mesmo da mexicana Televisa não faltam histórias de sucesso que, ganhando superproduções modernas, podem conquistar a nova geração e repetir o êxito da trama que está no ar.

Veja quais novelas a Globo poderia ressuscitar:

"Roque Santeiro" (1985)

Assim como "Pantanal", "Roque Santeiro" (TV Globo) tem uma dose de fantasia e personagens carismáticos que marcaram época. Ambientada no fictício município de Asa Branca, conta a história de Roque Santeiro (José Wilker), herói santificado pelos locais, que teria morrido ao defender os habitantes da cidade. Ele, porém, está vivo, e a expectativa por seu retorno divide a cidade.

Alguns se beneficiam de seu desaparecimento e "mito", como o poderoso fazendeiro Sinhozinho Malta (Lima Duarte), que tem um caso com a suposta viúva de Santeiro, Porcina (Regina Duarte). Outros aguardam sua volta para acabar com a farsa que engana os moradores de Asa Branca, como o padre Albano (Cláudio Cavalcanti). Outro mistério ronda a cidade: a aparição de um lobisomem em noite de lua cheia.

Regina Duarte e Lima Duarte viveram Viúva Porcina e Sinhozinho Malta em Roque Santeiro (1985) Imagem: Reprodução

"Tieta" (1989)

Que tal uma protagonista nada convencional? Na fictícia Santana do Agreste, Tieta (Betty Faria) é expulsa de casa pelo pai, que está incomodado com seu comportamento liberal e dá ouvidos às fofocas de sua outra filha, Perpétua (Joana Fomm).

Ela, então, vai viver em São Paulo e volta 25 anos depois, rica e extravagante, com a intenção de se vingar de sua família e de quem a maltratou. Quando ela chega à cidadezinha, está acontecendo uma missa em sua memória. Tieta, claro, surpreende a todos com seu retorno. Uma cena que foi incrível na época e ainda tem grande potencial de empolgar o telespectador em um remake.

A atriz Betty Faria em cena da novela "Tieta", de 1989. Imagem: Divulgação

"Rainha da Sucata" (1990)

Mais um sucesso que teve Regina Duarte como protagonista, "Rainha da Sucata" (TV Globo) se passa em São Paulo e retrata a escalada dos novos-ricos em meio à elite paulistana. Maria do Carmo (Duarte) tem origem humilde, mas prospera com o negócio do pai, que é um vendedor de ferro-velho.

Ela, então, se casa com Edu (Tony Ramos),um jovem de família tradicional que a desprezou na juventude. Em troca, ajudará os decadentes Figueroa, que estão à beira da falência. No novo lar, porém, Maria do Carmo passa a ser perseguida por Laurinha (Glória Menezes), mulher do pai de Edu. Luta de classes, ascensão social, bordões divertidos ("Vou botar esse prédio na chon!")... "Rainha da Sucata" tem tudo para ser um "hit" novamente.

Regina Duarte como Maria do Carmo em 'Rainha da Sucata', da Rede Globo Imagem: Acervo/Globo

"O Rei do Gado" (1996)

Uma clássica história de Romeu e Julieta que tem como pano de fundo o ciclo do café no Brasil. "O Rei do Gado" retrata o romance entre o latifundiário pecuarista Bruno Mezenga (Antonio Fagundes) e a boia-fria Luana Berdinazi (Patricia Pillar), descendentes de famílias rivais de imigrantes italianos.

Para agradar os fãs de "Pantanal", essa novela também tem duas fases. Além disso, essa foi a primeira vez em que uma novela abordou a reforma agrária e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), temas ainda muito atuais.

Patrícia Pillar como Luana em 'O Rei do Gado' Imagem: Divulgação

"Xica da Silva" (1996)

Taís Araújo interpretou seu primeiro papel de destaque na produção da Rede Manchete. A novela é baseada na história de Chica da Silva, filha de um português com uma mulher escravizada, que conseguiu a alforria e ascendeu em pleno século XVIII, quando o racismo era "regra" na sociedade.

Seria interessante ver como a Globo adaptaria "Xica da Silva", novela que tem um enredo atraente e conta parte da história do Brasil, mas que também é carregada de cenas fortes de violência e sexo. A própria Taís Araújo já disse que a novela merece um remake: "Tinha um olhar muito naturalizado há 25 anos, e eu acho que merece a gente olhar de novo para essa história, essa mulher", disse, em entrevista ao "TV Fama" (RedeTV!).

Victor Wagner e Taís Araújo em Xica da Silva, da Rede Manchete Imagem: Reprodução/Rede Manchete

"Terra Nostra" (1999)

Protagonizada por Ana Paula Arósio e Thiago Lacerda, "Terra Nostra" se passa entre o final do século XIX e o início do século XX. A novela conta a história de Giuliana e Matteo, imigrantes italianos que se conhecem e se apaixonam em um navio que tem como destino o Brasil. Em meio à confusão do desembarque no Porto de Santos, porém, os "pombinhos" se perdem e seguem rumos diferentes.

Um remake com novas tecnologias e um orçamento mais generoso certamente traria ao público belas tomadas das fazendas de café e da cruzada pelo oceano dos imigrantes italianos. Uma curiosidade: "Terra Nostra" foi uma das novelas da Globo mais vendidas para o exterior, tendo sido exibida em mais de 80 países.

Giuliana (Ana Paula Arósio) e Matteo (Thiago Lacerda) formam o casal de imigrantes italianos protagonistas de 'Terra Nostra' Imagem: Divulgação/Globo

Bônus: "Maria do Bairro" (1995)

Essa novela é mexicana e foi reprisada à exaustão pelo SBT, mas também merece um remake feito pela Globo, que inclusive disponibiliza a versão original no Globoplay. "Maria do Bairro" conta a história de Maria (Thalía), uma garota pobre que vai viver com uma família rica após a morte de sua madrinha. Ela se apaixona por Luís Fernando de la Vega, filho do patriarca que a acolheu. E esse é só o começo, porque a novela é repleta de reviravoltas.

Um remake daria vida nova para a produção, que tem uma vilã emblemática, a impiedosa Soraya Montenegro (Itati Cantoral), uma trama rocambolesca e muitas cenas dignas de um belo dramalhão mexicano.

Thalía protagonizou a novela "Maria do Bairro" Imagem: Divulgação

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Além de Pantanal: Quais outras novelas a Globo poderia 'ressuscitar'? - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade