Topo

Eliana aposta em sucesso coreano da pandemia para batalha dos domingos

Eliana no cenário do novo quadro do seu programa no SBT - Rogério Pallatta/SBT
Eliana no cenário do novo quadro do seu programa no SBT Imagem: Rogério Pallatta/SBT

Lívia Venaglia

De Splash, em São Paulo

26/06/2022 04h00

Há mais de 15 anos na batalha da audiência dos domingos, Eliana conhece seu público. Por isso, a apresentadora aposta em um novo show de talentos no seu programa semanal em que cantar bem é importante, mas que a grande aposta está em divertir e contar histórias.

"Aos domingos, a gente quer trazer essa alegria e essa leveza", disse a apresentadora, em papo com Splash. O formato do "Drive Thru Okê", programa surgido na Coreia do Sul durante a pandemia, foi uma dica que Eliana recebeu de uma produtora e propôs ao SBT.

Na atração, que estreia hoje no programa "Eliana" (SBT), calouros se apresentam dentro do carro, em uma espécie de "drive thru" que foi instalado no estacionamento da emissora no Anhanguera.

Os jurados avaliam a cantoria, mas vão levar em conta também a história da pessoa e a descontração. "Vamos ter pessoas muito talentosas e pessoas que vão poder trazer sua alegria e vão poder competir também, porque não vamos fazer uma avaliação de quem canta mais".

Os sul-coreanos, que bolaram a ideia para poder produzir um show de talentos durante a pandemia, gostaram das adaptações feitas no Brasil, conta a apresentadora. "Na pandemia, eles não podiam ficar muito próximos dos talentos, para poder fazer o programa acontecer", explica.

"Esse programa sempre foi gravado em estacionamentos de shoppings, espaços muito urbanos. Aqui é um espaço bem aberto, com bastante verde", disse Eliana. "Amaram a figura da Narcisa, amaram a energia do povo brasileiro", completa, mencionando a assistente de palco inspirada na socialite Narcisa Tamborindeguy que é interpretada por Tiago Barnabé.

Eliana com jurados convidados de novo quadro no SBT - Rogério Pallatta/SBT - Rogério Pallatta/SBT
Eliana com jurados convidados de novo quadro no SBT
Imagem: Rogério Pallatta/SBT

A competição, que dará prêmios de até R$ 10 mil todo domingo, chega ao programa de Eliana no SBT em mais um momento de disputa intensa por audiência. A apresentadora se movimenta para manter a vice-liderança no momento em que Rodrigo Faro ganha burburinho nas redes com as cantadas pitorescas do "Vai Dar Namoro", quadro da atração da RecordTV.

'Credibilidade é um dos tesouros da minha carreira'

Na batalha dos programas de auditório aos domingos, Eliana é a única mulher a seguir semanalmente no ar. A apresentadora conta que vive o empoderamento antes de conhecer essa palavra e que espera levar mensagens em prol das mulheres com seu programa.

"Eu venho de uma família de mulheres empoderadas. Quando a gente não sabia que podia dar um nome para mulheres empoderadas", relembra. Para ela, o segredo é cativar a atenção com a diversão e a descontração para colocar as mensagens que julga importantes.

"Eu trabalho com programas de entretenimento mas eu também falo de assédio", diz. "Ao longo desses 30 anos de carreira, uma das coisas mais importantes da minha profissão foi ter conquistado credibilidade do público".