Topo

Quem é Vicente, filho de Datena que superou vício e vai substituí-lo na TV?

Caio Santana

De Splash, em São Paulo

25/06/2022 04h00Atualizada em 25/06/2022 21h21

José Luiz Datena, apresentador do "Brasil Urgente" (Band), deve sair da TV para ser candidato nas eleições de outubro. Atualmente ele é pré-candidato a senador por São Paulo pelo PSC (Partido Social Cristão). Datena afirmou à coluna "Painel", da "Folha de S.Paulo", que pretende se afastar da TV já na próxima quarta-feira (29).

De acordo com o jornalista Fefito, colunista de Splash, a Bandeirantes definiu Vicente Datena, um dos filhos do apresentador, como seu substituto no "Brasil Urgente" pelos próximos meses.

Quem é Vicente Datena?

Vicente Datena Neto tem 41 anos e é o filho do meio de José Luiz Datena e Matilde Foresto Datena. Criado em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, quando terminou o ensino médio ele se mudou para São Paulo capital, onde se formou em Direito.

"Muita gente não sabe, mas meu pai muitas vezes deixava de dormir no hotel. Ficava aguardando na rodoviária, até mesmo na rodoviária em São Paulo, dormia mesmo ali no chão, aguardando o ônibus que chegava na madrugada, pela manhã, para retornar o encontro à sua família", falou Vicente no "Arquivo Pessoal" que homenageou o pai no programa "Faustão na Band" em março deste ano.

"Como a gente morava no interior, ele viajava muito [a trabalho]. E muitas vezes ele deixava de ficar hospedado no hotel para pegar o ônibus que chegasse mais rápido [em Ribeirão]. Isso me marcou muito o que ele fez por nós, o esforço para retornar ao encontro da sua família", relembra Vicente.

1 - Reprodução/ Band/ Faustão na Band - Reprodução/ Band/ Faustão na Band
Vicente Datena fala do pai, José Luiz Datena, no "Faustão na Band"
Imagem: Reprodução/ Band/ Faustão na Band

Antes de trabalhar na TV, Vicente já teve outras profissões. Em entrevista de 2019 ao canal do YouTube "Falando Com Neto Brazil", ele disse que sua vontade em se formar em direito era para ser delegado da Polícia Federal. Porém, como não houve lançamento de concurso público após formado, ele desistiu da carreira.

No início dos anos 2000, ele se mudou para Goiás, onde conheceu a esposa, Fabíula Paniago de Sena Datena. De lá para cá ele já trabalhou com ramos de construção, foi operador de cabos de TV e fez reportagens, o que o levou até a carreira do pai.

Empresário e sócio da Vicente Datena Neto Produções, no canal do YouTube ele disse ainda que possui um escritório de advocacia.

1 - Reprodução/ YouTube - Reprodução/ YouTube
Vicente Datena em entrevista a um canal no YouTube
Imagem: Reprodução/ YouTube

Vício em drogas

O pai José Luiz Datena nunca escondeu que já passou por problemas dentro da família relacionados a vício de droga, como ele já mostrou em em seu programa policial, na Band. Em um programa de maio de 2017, ele falou a respeito, evitando citar nomes, mas afirmando que sentia o cheiro da droga até aquele momento.

"Eu perdi muito dinheiro [ao longo da carreira], porque não tive cabeça para cumprir contratos e paguei caro por isso. Mas o dinheiro que eu perdi na minha vida não é nada comparado ao que o senhor Deus Jesus Cristo me deu em relação a essa maldita droga, que é o crack... eu sinto o cheiro dela até hoje", declarou o apresentador.

"Eu sei o que ela representa, eu sei que ela transforma um ente querido seu em nada, numa autêntica ausência de emoções. E as pessoas realmente deixam de ser o que são — pessoas de caráter, carinhosas, fantásticas e inteligentes, em sua maioria — e não sabem quem mais são, não tem discernimento para irem a lugar nenhum, a não ser para usarem essa pedra e cometerem crimes. Isso é terrível", desabafou o pai de Vicente.

"Eu estou apresentando programas policiais há 20 anos, e sempre soube o que comentava porque vivia um problema [desses] dentro da minha casa", finalizou.

1 - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Vicente Datena está livre do vício das drogas há anos, afirmou o pai em entrevista
Imagem: Reprodução/Instagram

No mesmo ano, cinco meses após esse programa, Datena concedeu entrevista ao UOL. Inicialmente, o apresentador evitou falar sobre a época em que seu filho se tornou usuário de drogas — "é um assunto absolutamente superado" —, mas depois de alguns minutos, mudou de opinião e prosseguiu em detalhes.

Quando a droga entra em casa, não destrói a pessoa que está consumindo, destrói a família inteira
José Luiz Datena

Vicente se tornou dependente quando tinha 19 anos e precisou passar por um período de desintoxicação. O jornalista disse que tentou todo tipo de tratamento para o filho, sem sucesso, chegando ao ponto de pedir o filho para sair de São Paulo "imediatamente". Vicente atendeu e foi passar alguns dias com Joel, seu irmão, em Uberaba (MG).

Datena contou que Chico Xavier ajudou o filho a se livrar do vício: "O Vicente foi encontrar o Chico Xavier em um almoço, deu a mão a ele, e no momento em que deu a mão, ele falou pra mim: 'Pai, parece que naquele momento eu tirei o casaco em um dia de verão'".

"Eu não sou espírita, mas fui obrigado a acreditar. O cara é um santo", falou Datena em outra entrevista ao UOL, em 2011. Desde então, Vicente deixou de usar drogas, se formou na faculdade e hoje é pai. "A maior dádiva que eu recebi foi o fato de ver o meu filho livre das drogas", afirmou Datena.

1 - Reprodução/ Band/ Faustão na Band - Reprodução/ Band/ Faustão na Band
A família de Vicente homenageou Datena no "Arquivo Pessoal", do programa "Faustão na Band"
Imagem: Reprodução/ Band/ Faustão na Band

Família

Casado com Fabíula Datena, Vicente tem duas filhas pequenas. Elas apareceram no "Arquivo Pessoal" do avô, no programa de Faustão na Band.

Outra aparição delas na televisão ocorreu quando o pai recebeu homenagem de aniversário na TV Goiânia, em janeiro de 2020, com direito a bolo e balões. Fabíula também estava presente, junto com uma amiguinha das filhas, que se divertiram em frente às câmeras.

Carreira na televisão

Foi em 2019 que Vicente Datena ganhou um programa para estrear como apresentador na TV Goiânia Band, mesma emissora que lançou o irmão mais velho, Joel Datena. Vicente ficou no extinto programa policial "Na Tela", que ia ao ar após o almoço no início da tarde.

Atualmente ele estava à frente do "Brasil Urgente Goiás", conforme indica a biografia do seu Instagram seguido por 200 mil seguidores, mesmo programa que o irmão Joel apresentava até ser escalado para programas da Band em São Paulo e substituir o pai aos sábados, feriados e férias.

Desde julho de 2021, ele também entrou para o rodízio de apresentadores do "Brasil Urgente" aos fins de semana junto com o repórter Lucas Martins e o irmão Joel Datena.