Topo

Elizangela perde papel em 'Travessia' por recusar vacina contra covid

Elizangela foi internada, em janeiro, com forma grave da covid-19 - Marília Carvalho/TV Globo
Elizangela foi internada, em janeiro, com forma grave da covid-19 Imagem: Marília Carvalho/TV Globo

Colaboração para Splash, em São Paulo

25/06/2022 18h50

A atriz Elizangela perdeu um papel em "Travessia", a próxima novela das 21h da TV Globo, por não comprovar a vacinação contra a covid-19. A informação foi revelada pelo colunista Gabriel Perline, do site iG.

Convidada pela autora Gloria Perez quando a novela ainda estava na fase de desenvolvimento, Elizangela foi barrada de participar da trama pela emissora por se recusar a tomar o imunizante. Apoiadora do presidente Jair Bolsonaro (PL), a atriz ficou internada com a forma grave da doença, no início do ano, no Rio de Janeiro.

Ela é a segunda atriz a perder um papel em "Travessia" por controvérsias. Na última semana, a portuguesa Maria Vieira usou as redes sociais para dizer que foi cortada do elenco da novela substituta de "Pantanal" por ser de direita e apoiar Bolsonaro.

Maria, inclusive, disse que decidiu se pronunciar sobre o caso porque soube que Elizangela foi "coagida" a se vacinar contra a covid-19 para participar da produção.

Elizangela, 67, já criticou publicamente a vacina em diversas ocasiões. Em dezembro de 2020, antes do início da vacinação no Brasil, ela comparou a vacinação obrigatório a estupro.

"Penetração forçada sem consentimento... É estupro", dizia uma imagem publicada por ela. Na legenda, a atriz escreveu: "Meu corpo, minhas regras".

A Globo reforçou a orientação entre os funcionários sobre a necessidade de apresentar comprovante de imunização contra o coronavírus para acessar as dependências da emissora.

Em maio, o colunista Gabriel Vaquer, do site Notícias da TV, revelou um "ultimato" que a empresa deu aos colaboradores: "Os funcionários que não cadastrarem o comprovante da vacinação completa, incluindo a dose de reforço, até o dia 30/05, serão bloqueados na catraca dos prédios", dizia trecho de uma nota interna.