Topo

Por que pessoas estão se demitindo após nova música de Beyoncé?

Beyoncé estaria inspirando pessoas a se demitirem? Entenda
Beyoncé estaria inspirando pessoas a se demitirem? Entenda
Rafael Pavarotti/Vogue

De Splash, em São Paulo

24/06/2022 13h52

Na segunda-feira, Beyoncé lançou sua tão esperada nova música, "Break My Soul", uma faixa pop inspirada na "house music" dos anos 1990. Mas o que era para ser só um hit para dominar as pistas de dança acabou inspirando um movimento muito maior.

Continua depois da publicidade
Acabo de me demitir Vou achar outra motivação Caramba, eles me fazem trabalhar duro demais!
entoa Beyoncé nos versos

A Grande Renúncia

A música de Beyoncé foi apontada por veículos como a CNN internacional e o Business Insider como símbolo de um movimentado chamado de "Great Resignation" (grande renúncia, em tradução livre).

No último ano, após os efeitos da pandemia, um número recorde de americanos pediu demissão por não se sentir satisfeito com suas condições de trabalho ou desejar se dedicar a novos projetos.

Atualmente, segundo a CNN, há mais vagas de trabalho nos EUA do que pessoas desempregadas para ocupá-las.

O mesmo fenômeno ocorre em outros países como a Austrália, onde o número de pessoas se demitindo ou mudando de emprego nos últimos 12 meses foi o maior desde 2012.

Continua depois da publicidade

A Beyoncé mandou?

Assim que "Break My Soul" foi lançada, uma chuva de memes invadiu as redes sociais com piadas de pessoas que avisaram que se demitiriam porque Beyoncé pediu. Claro que alguns ficaram só na brincadeira, mas teve quem levou a sério.

A jovem Giselle Galindo, de 22 anos, já estava infeliz com seu trabalho de barista em uma cafeteria no Texas. Quando ouviu a nova música de Beyoncé, tomou coragem para enfim se demitir.

Não estou brincando que assim que a Beyoncé disse 'Me demiti', eu sabia que não voltaria para o trabalho no dia seguinte!
disse Gisele ao BuzzFeed EUA
Continua depois da publicidade

Aos 31, James Liang estava frustrado com seu trabalho há 5 anos no mesmo escritório e sonhava com a chance de se dedicar integralmente às ilustrações que realiza. Ele também defende que a música deu o gás necessário para tomar a decisão.

Anunciei minha demissão no dia seguinte e acho que [a música] me deu certeza de que estou fazendo a coisa certa para mim.
contou ao BuzzFeed americano

Será que os chefes ao redor do mundo estão felizes com o efeito que Beyoncé causou menos de uma semana depois do lançamento de sua nova música?

Enquanto isso, seja no trabalho ou em casa, você já pode ouvir "Break My Soul" e encontrar algum tipo de inspiração.