Topo

Morre a escritora, jornalista e ex-modelo Danuza Leão, aos 88 anos

Escritora e jornalista Danuza Leão - Reprodução
Escritora e jornalista Danuza Leão Imagem: Reprodução

De Splash, em São Paulo

23/06/2022 09h15Atualizada em 23/06/2022 12h40

A jornalista, escritora e ex-modelo Danuza Leão morreu na noite de ontem, aos 88 anos. Ela estava internada na Clínica São Vicente, que confirmou a morte da artista a Splash. Segundo a GloboNews, ela sofria de enfisema pulmonar e teve insuficiência respiratória.

Ainda não há informações sobre o velório de Danuza. Na manhã de hoje, Pinky Wainer, filha da escritora, prestou uma homenagem à mãe.

Natural de Itaguaçu (ES), Danuza Leão e a família se mudaram para o Rio de Janeiro quando ela tinha 10 anos. Começou a carreira como modelo na década de 50, aos 17 anos, e foi a primeira brasileira a desfilar fora do país.

Acompanhou o surgimento da bossa nova graças a irmã, Nara Leão, um dos principais expoentes do ritmo na época. Nara morreu em 1989, aos 47 anos.

Teve três filhos com o jornalista Samuel Wainer: a artista visual Pinky Wainer, o distribuidor cinematográfico Bruno Wainer e o jornalista Samuel Wainer Filho, que morreu em um acidente de carro em 1984, aos 29 anos. Depois, casou-se com o cronista e compositor Antônio Mara e com o jornalista Renato Machado.

Foi colunista do Jornal do Brasil, da Folha de São Paulo e do O Globo e publicou oito livros, entre eles, "Na Sala com Danuza", "É Tudo Tão Simples" e "Quase Tudo", sua autobiografia que foi best-seller.

Danuza ainda foi roteirista na TV Globo e chegou a atuar no cinema em dois filmes de Glauber Rocha: "Terra em Transe" (1967) e "A idade da Terra" (1980).