Topo

Pantanal

Tudo sobre a novela da Globo


Maria da Chalana? Bruaca ganhará novo apelido em 'Pantanal'

Laysa Zanetti

De Splash, em São Paulo

23/06/2022 04h00

Maria Bruaca (Isabel Teixeira) é a sensação do momento em "Pantanal", sobretudo após ela descobrir que Tenório (Murilo Benicio) mantém uma segunda família em São Paulo. Desde então, Bruaca transou com Levi (Leandro Lima) e está mantendo um affair com Alcides (Juliano Cazarré), mas as provações pelas quais ela passa estão longe de acabar.

Você sabe como ela se transforma em Maria da Chalana?

Na trama original, a transformação começa quando Tenório volta de São Paulo, onde estava com Zuleica e seus três filhos, e acaba encontrando Bruaca com o peão e descobrindo suas "puladas de cerca".

A briga entre os dois tem vários desdobramentos, e um deles leva à expulsão de Maria da fazenda. Sem ter exatamente para onde ir, ela começa a perambular, e eventualmente embarca na chalana de Eugênio (Almir Sater), onde permanece fazendo o trajeto pelo rio.

Quando os outros residentes do Pantanal descobrem que ela está praticamente morando na Chalana, este se torna o seu apelido. As pessoas começam a chamá-la de "Maria da Chalana" em vez de Maria Bruaca.

Em uma conversa com o chalaneiro, ela descobre sobre o novo apelido e reage muito bem:

Ângela Leal ajudou a criar Maria Bruaca em 'Pantanal' de 1990 - Reprodução - Reprodução
Ângela Leal ajudou a criar Maria Bruaca em 'Pantanal' de 1990
Imagem: Reprodução

"Maria da Chalana... é como estão lhe chamando agora", comenta o homem. "Ninguém nunca antes subiu e desceu esse rio comigo tantas vezes que nem a senhora agora... a não ser a minha mulher, que o senhor pai chamou faz tempo."

Ela ri, enquanto fuma um charuto:

"Maria da Chalana.. é, pelo menos é melhor que Maria Bruaca."

No entanto, o período em que ela mora na embarcação dura pouco, pois ela recebe abrigo de Filó e José Leôncio na fazenda do "rei do gado".