Topo

Longe da Globo, Tino Marcos prepara documentário sobre Ronaldo Fenômeno

Colaboração para Splash, do Rio

23/06/2022 04h00

Depois de três décadas a serviço da TV Globo, o jornalista Tino Marcos está livre para tocar os projetos que mais lhe agradam. E ele decidiu mergulhar na vida e na carreira de um dos maiores craques que ele viu jogar: Ronaldo Fenômeno.

No "OtaLab" desta semana, Tino contou para Otaviano Costa que o documentário - no momento, em fase de edição - se concentra em um período bem específico da vida de Ronaldo - da final da Copa do Mundo da França, em 1998, até o pentacampeonato da Seleção Brasileira quatro anos depois.

"Para quem não sabe ou não lembra, Ronaldo teve uma convulsão horas antes da partida", contou Tino. "Nunca havia tido antes, nem teve mais depois. Mas aquilo aconteceu, e o Brasil perdeu a Copa para a França."

O doc pega este problema do Ronaldo, e depois ele ainda passa por duas lesões seríssimas no joelho, que praticamente tiram ele do futebol. Ele volta quase milagrosamente em 2002, vira o artilheiro da Copa e o Brasil é pentacampeão. É uma história de filme mesmo.

A convivência durante as diversas competições que cobriu acabou se transformando em amizade, diz Tino.

Ronaldo é um dos maiores amigos que eu fiz no esporte. uma das pessoas mais queridas pra mim. Romário também. Só tenho gratidão a esses dois monstros.

OtaLab

O "OtaLab", o programa de internet que parece TV, pode ser acompanhado pelos canais do Splash no YouTube, Twitter e Facebook. Você pode assistir a toda a programação do Canal UOL aqui.