Topo

Conheça Viktor: como 'The Umbrella Academy' aborda transição de Elliot Page

Elliot Page apresenta Viktor Hargreeves na 3ª temporada de 'The Umbrella Academy', da Netflix Imagem: Christos Kalohoridis/Netflix

Laysa Zanetti

De Splash, em São Paulo

22/06/2022 04h00

A terceira temporada de "The Umbrella Academy" é o primeiro trabalho de Elliot Page em frente às câmeras após a transição de gênero. O ator de 35 anos revelou publicamente que é um homem trans em dezembro de 2020, e agora retorna às telas da Netflix para reapresentar seu personagem, Número 7, com um novo nome: Viktor Hargreeves.

Nos novos episódios, que chegam hoje à plataforma de streaming, a história é retomada exatamente onde a segunda nos deixou: os irmãos Hargreeves voltam ao tempo presente depois de impedirem o apocalipse em 1963, mas encontram a até então inexistente Sparrow Academy em seu lugar na mansão de Reginald (Colm Feore).

Inteligentes, elegantes e com a frieza de um iceberg, os membros da Sparrow Academy são superiores em quase tudo aos membros da Umbrella, e os dois grupos imediatamente entram em conflito. Mas esse acaba sendo o menor dos problemas quando nossos anti-heróis descobrem que podem ter causado novamente o caos no universo.

Para ajudar a desenvolver Viktor dentro do roteiro da série, a produção da Netflix contou com a colaboração de Thomas Page McBee, autor que também é um homem trans e que já conhecia Elliot do trabalho em "Tales of The City" (2019).

Em artigo para a revista Esquire, McBee contou que o showrunner Steve Blackman estava empolgado para incorporar a transição de Elliot para o personagem. Isso aprofundaria temas já introduzidos na trama, e faria sentido dentro da história do Número Sete. A única questão é que os roteiros já estavam finalizados, e as filmagens começariam em menos de duas semanas.

Ou seja: como seria possível construir a narrativa de forma honesta e sutil, sobretudo em meio a um roteiro tão cheio de desdobramentos e personagens?

Alerta de Spoiler Imagem: Arte UOL

O segredo está na simplicidade.

Uma vez que a terceira temporada retomaria imediatamente após o final da segunda, não seria possível que Viktor tivesse realizado a transição no intervalo entre os dois anos. Por isso, o processo teria que acontecer diante da câmera, logo nos primeiros episódios.

Então, como Viktor é formalmente apresentado para a audiência?

No primeiro episódio, reencontramos os seis irmãos de volta à mansão de Reginald, como no fim da segunda temporada, encarando o pai e a Sparrow Academy. Ali, ele ainda se apresenta como Vanya, já que teoricamente não houve passagem de tempo desde o episódio 10 da segunda temporada.

Ator Elliot Page é capa da revista americana Esquire Imagem: Ruven Afanador/Esquire

É desta forma que as coisas seguem ao longo do episódio. Os irmãos tentam entender o que está acontecendo, quem são os heróis da Sparrow Academy e como eles farão para corrigir (mais uma vez) a linha temporal. Viktor chega a ter uma conversa com Marcus (Justin Cornwell), o Número Um da Sparrow, para negociar uma trégua entre os dois grupos, antes de apresentar sua nova identidade para os irmãos.

Viktor aparece mesmo no segundo episódio da temporada. Após ter uma conversa com Allison (Emmy Raver-Lampman) sobre a vida que haviam construído e deixaram para trás, ele faz algumas pesquisas e acaba descobrindo o que aconteceu com Sissy (Marin Ireland).

O rapaz, então, relembra dos momentos que compartilharam juntos, e de algumas falas de Sissy quando estavam se despedindo. Parado diante de uma barbearia, ele abre a porta e pede para aparar os cabelos.

Tom Hopper e Elliot Page como Luther e Viktor na terceira temporada de 'The Umbrella Academy' Imagem: Christos Kalohoridis/Netflix

Na cena seguinte, ele encontra Klaus (Robert Sheehan), Diego (David Castañeda) e Cinco (Aidan Gallagher) conversando no restaurante do hotel.

Klaus elogia o novo corte de cabelo, e então o grupo inicia uma conversa sobre os Sparrow. Em determinado momento, Diego pergunta: "Quem a elegeu, Vanya?"

Neste momento, há uma pausa antes do anúncio formal:

"É Viktor", ele diz.

"Quem é Viktor?", questiona o Número Dois.

"Eu sou. É quem eu sempre fui. Isso é um problema para alguém?"

No mesmo momento, os três respondem que não, e Cinco finaliza: "Estou muito feliz por você, Viktor."

Um pouco de realidade na ficção

Para construir a narrativa da transição de Viktor em conjunto com os múltiplos arcos já em jogo na série (a temporada adapta um pouco do volume 3 das graphic novels, "Hotel Oblivion"), houve um trabalho feito em conjunto.

"Elliot e eu tivemos uma longa conversa sobre quando e como Viktor pode ter descoberto sua identidade de gênero, e de quais formas ele poderia incorporar essa identidade na terceira temporada", contou McBee.

"Steve e eu usamos as ideias de Elliot como um ponto de partida para costurar a narrativa nas cenas já existentes, de forma a ecoar onde Elliot estava em sua própria transição no momento das filmagens", explicou. "Uma vez que Steve tinha um conhecimento enciclopédico dos personagens cisgênero da série, ele ajudou a desenvolver como cada membro da família iria reagir à notícia do irmão."

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Conheça Viktor: como 'The Umbrella Academy' aborda transição de Elliot Page - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade