Topo

ANÁLISE

'Pantanal': Por que Zuleica permanece com Tenório?

Colaboração para Splash, em São Paulo

21/06/2022 17h23

O comportamento de Zuleica (Aline Borges) e o que a mantém como a segunda mulher de Tenório (Murilo Benício) têm deixado os fãs de "Pantanal" intrigados.

A personagem aparenta ser autossuficiente, não depende do marido financeiramente e criou os três filhos praticamente sozinha, já que o marido sempre viveu dividido entre ela e a segunda família com Maria Bruaca (Isabel Teixeira). Mas o que faz Zuleica permanecer com Tenório? É o que analisou o "Splash Vê TV".

Cristina Padiglione, colunista da Folha, acredita que algum segredo da personagem ainda virá à tona no remake da Globo.

Você se pergunta: 'o que essa mulher que criou os filhos de maneira tão independente está fazendo com esse sujeito?'. Ninguém demora 30 anos para descobrir quem é uma pessoa e ela sabe quem o Tenório é. Há um paradoxo na Zuleica e acho que ela esconde algo.

Já Aline Ramos, colunista de Splash, levanta a hipótese de que, por não conviver integralmente com Tenório, Zuleica tem mais facilidade em manter o relacionamento.

Ela recorda que as pessoas também tendem a acreditar que apenas mulheres com o perfil da Maria Bruaca se mantém em relações como essa, um fato que a personagem de Zuleica desconstrói.

"Uma coisa é a gente acompanhar a Maria Bruaca, que é uma mulher presa à figura do homem dentro de casa e que está despertando. Você imagina mulheres que passam por isso, mas acha que não é possível uma mulher como a Zuleica estar nessa mesma posição."

As pessoas dizem que existem muitas histórias reais assim. Talvez seja um reflexo da própria vida real, mas eu prefiro acreditar que a Zuleica não é trouxa e não está caindo na história do Tenório.

'Splash Vê TV'

Apresentado por Marcelle Carvalho, ao lado de Aline Ramos e Cristina Padiglione, o podcast "Splash Vê TV" vai ao ar às terças-feiras, 13h, no YouTube e demais plataformas de áudio.