Topo

Os famosos que já declararam voto nas eleições de 2022

Colaboração para Splash, em São Paulo

21/06/2022 04h00Atualizada em 21/07/2022 11h16

Na semana passada, Luísa Sonza e Deolane Bezerra disseram que marcas estão boicotando artistas e influenciadores que se posicionam politicamente. A cantora demonstrou indignação com a situação, enquanto a mulher de MC Kevin, apoiadora da pré-candidatura de Lula (PT), afirmou que não deixará de opinar sobre política.

Enquanto as pesquisas apontam uma disputa polarizada entre Lula e Bolsonaro nas eleições presidenciais de 2022, muitos famosos não se esquivam do tema e revelam em quem depositarão seus votos nas urnas. Veja quem já tem um candidato preferido:

Anitta

Anitta compartilhou uma sequência de tweets afirmando que apoiará Lula nas próximas eleições presidenciais.

A artista já havia dito que não apoiaria o candidato do PT para a presidência por querer algo de novo para o Brasil, mas agora afirma não restar opção pelo comportamento "agressivo" de apoiadores de Jair Bolsonaro (PL).

Nos comentários, os fãs de Anitta apoiaram a manifestação da artista por entenderem que a eleição presidenciável de 2022 estará dividida entre Lula e Bolsonaro.

Marcelo Serrado

O ator, que está em cena como o dublê Moa na novela "Cara e Coragem" (TV Globo) afirmou, no final do ano passado, que votará em Luiz Inácio Lula da Silva. Em 2017, Marcelo participou de passeatas a favor do então juiz Sergio Moro e, em 2014, participou da campanha de Aécio Neves (PSDB) à Presidência. Na época, o candidato do PSDB acabou derrotado por Dilma Rousseff, do PT.

Digão, da banda Raimundos

O vocalista do grupo de rock diz não ser apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL), mas também não se opõe às atitudes do atual governo por não compactuar com as ideias dos representantes da esquerda. Ele acrescenta que, mesmo acreditando que não há saída para a política no Brasil, fará a sua "parte como cidadão" e votará em Bolsonaro.

"Eu vou lá e vou votar em quem eu acho menos pior. Se o Bolsonaro é o único que tem, então, vou ter que votar nele", afirmou, em entrevista ao UOL.

Digão, líder da banda Raimundos - Divulgação - Divulgação
Digão, líder da banda Raimundos
Imagem: Divulgação

Caetano Veloso

Em entrevista ao "Roda Viva" (TV Cultura) no final do ano passado, Caetano Veloso afirmou que apoia "totalmente" Lula como candidato oposto a Bolsonaro. O músico também demonstrou simpatia por Ciro Gomes, do PDT.

"Eu já estou de Lula, de certa forma, porque as coisas estão assim configuradas. Meu coração está com Lula e Ciro", disse.

Chrystian, da dupla Chrystian & Ralf

Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, o cantor sertanejo da dupla com Ralf disse que deve votar novamente em Bolsonaro, apesar de evitar declarar apoio publicamente.

"Ele é muito patriota, eu gosto muito. Eu tenho dúvidas com relação à honestidade dos outros candidatos, e até agora eu não tenho dúvida nenhuma da honestidade do Bolsonaro", afirmou.

Chrystian, da dupla com Ralf, apoia Jair Bolsonaro - Reprodução/RecordTV - Reprodução/RecordTV
Chrystian, da dupla com Ralf, apoia Jair Bolsonaro
Imagem: Reprodução/RecordTV

Fábio Porchat

No podcast "Papagaio Falante", de Sérgio Mallandro e Renato Rabelo, o humorista Fábio Porchat disse que votará em Ciro Gomes, candidato do PDT.

"Gosto muito do Ciro, acho ele um ótimo candidato, muito preparado. Acho que a gente precisa parar um pouco de polarizar e tal", afirmou, sem descartar votar em Lula. "Agora, se chegar agosto e o Ciro continuar com 7% [das intenções de voto, segundo as pesquisas] e o Lula puder ganhar no primeiro turno, para tirar esse animal, esse verme, esse câncer que está no poder, eu vou pintado de estrela vermelha, cantando 'Lula lá', voto apertando 13 trezentas vezes", completou.

Fábio Porchat disse que votará em Ciro Gomes - Reprodução/YouTube - Reprodução/YouTube
Fábio Porchat disse que votará em Ciro Gomes
Imagem: Reprodução/YouTube

Netinho

Em janeiro, o cantor Netinho anunciou sua pré-candidatura a deputado federal pela Bahia, além de reiterar seu apoio ao presidente Jair Bolsonaro.

"Refleti muito e decidi aceitar o convite da amiga Carla Zambelli. Anuncio que sou pré-candidato a Deputado Federal pela Bahia. Eleito, serei um soldado de Jair Bolsonaro na Câmara e defenderei o povo baiano seguindo os valores Deus, Pátria, Família e Liberdade", escreveu o cantor no Twitter.

Ludmilla

Em março, a cantora posou com Lula em um evento no Rio de Janeiro e o chamou de "ex e futuro presidente".

"O meu Fora Bolsonaro no Lollapalooza não foi só modinha. Faz tempo que venho observando e entendendo o que está rolando na política e o que tem que ser mudado. Diante de tudo o que tá acontecendo, não dá pra ignorar", disse a artista nas redes sociais.

Ludmilla e Lula - Reprodução/Ricardo Stuckert - Reprodução/Ricardo Stuckert
Ludmilla e Lula
Imagem: Reprodução/Ricardo Stuckert

Tico Santa Cruz, da banda "Detonautas"

O vocalista do grupo de rock já disse apoiar o projeto político de Ciro Gomes e reiterou seu apoio ao candidato do PDT no início deste ano.

Thiago Gagliasso

Thiago Gagliasso, ex-participante de "A Fazenda" (RecordTV), que rompeu relações com o irmão e ator Bruno Gagliasso por causa de política, é apoiador de Jair Bolsonaro e pré-candidato a deputado estadual pelo PL.

"Presidente, obrigado pelo carinho e atenção. Estou contigo até o fim", escreveu em suas redes sociais, em março.

Martinho da Vila

Em fevereiro, o sambista disse ao jornal O Globo que vê relação entre os casos de racismo recorrentes no país nos últimos anos com a postura do governo federal, pois Bolsonaro "não dá bons exemplos, ele dá maus exemplos". Além disso, afirmou que votará em Lula nas eleições.

O músico participou da gravação do novo jingle de Lula, ao lado de artistas como Pabllo Vittar, Duda Beat, Chico Cesar, Paulo Miklos, Mart'nália, Gilsons, Teresa Cristina, Maria Rita, Zélia Duncan e Olivia e Francis Hime.

O sambista Martinho da Vila - Divulgação - Divulgação
O sambista Martinho da Vila
Imagem: Divulgação

Chico Buarque

O músico, assim como Martinho da Vila, demonstrou seu apoio à candidatura de Lula ao segurar uma toalha estampada com o rosto do candidato do PT durante uma apresentação no Rio de Janeiro. O ex-presidente estava presente na ocasião.

Antonia Fontenelle

A atriz, que é pré-candidata a deputada federal no Rio de Janeiro pelo partido Republicanos, posou abraçada a Bolsonaro no início deste mês e ganhou até recado da primeira-dama. "Irei ao Rio só pra votar em você", escreveu Michelle Bolsonaro.

Latino

O dono do sucesso "Festa no Apê" declarou seu apoio a Bolsonaro após um almoço com o presidente: "Capitão, você já está reeleito!", afirmou em vídeo publicado nas redes sociais.

Deolane Bezerra

Assim como Gloria Groove, Marcelo D2, Alinne Moraes e João Gordo, a "doutora" Deolane já afirmou que votará em Lula e posou abraçada ao ex-presidente em fotos publicadas nas redes sociais. Ela é defensora ferrenha do pré-candidato do PT.

Manu Gavassi

Manu Gavassi - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Manu Gavassi
Imagem: Reprodução/Instagram

A atriz, cantora e ex-BBB votará em Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o cargo da presidência da república.

"Eu vou votar no Lula, obviamente. Acho que existem erros em todos os políticos e em todos os partidos. Acho que, quando você começa a falar sobre seus erros e assumi-los, já é um caminho. Só que daí, existe nosso presidente atual, que não é que existem erros. Ele é o erro. Então, para mim, isso é muito claro. A diferença é muito clara", disse em entrevista ao Papel Pop.

Tiago Leifert

O ex-apresentador do "BBB" ainda não declarou seu voto, mas já deixou claro que não pretende apoiar a candidatura do atual presidente Jair Bolsonaro nem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições presidenciais deste ano.

"[Bolsonaro] foi muito mal e [Lula] não dá mais. [Lula] fez um bom governo em 2002, entendo a figura que ele é, a importância que ele tem para algumas pessoas, mas eu não consigo fazer o malabarismo mental necessário para esquecer de tudo o que aconteceu nos últimos anos", justificou.

Tiago Leifert rebateu críticas sobre sua fala a respeito da escolha entre Lula e Bolsonaro nas eleições - Reprodução - Reprodução
Tiago Leifert rebateu críticas sobre sua fala a respeito da escolha entre Lula e Bolsonaro nas eleições
Imagem: Reprodução