Topo

Jornalista da BBC com câncer já foi professora e tem título de dama

Deborah James descobriu o câncer em estágio avançado em 2016, e passou a falar sobre o assunto publicamente - BBC
Deborah James descobriu o câncer em estágio avançado em 2016, e passou a falar sobre o assunto publicamente Imagem: BBC

De Splash, em São Paulo

21/06/2022 14h59

Deborah James, a jornalista da BBC que mostrou seu pai penteando seus cabelos nesta semana, descobriu o câncer de intestino em estágio avançado em 2016.

Na época, ela trabalhava como professora de ciências da computação em escolas do Fundamental II no Reino Unido, mas decidiu trocar de carreira e passou a atuar como jornalista para falar sobre o câncer.

Deborah virou colunista no jornal The Sun e escrevia sobre como é viver com a doença — na época, os médicos lhe deram uma expectativa de vida de cinco anos.

Em março de 2018, foi contratada pela BBC para ser uma das apresentadoras do podcast "You, Me and the Big C" — em português, "Eu, Você, e o Grande C".

Além dela, o programa também contava com Lauren Mahon e Rachael Bland, mas a última morreu em setembro de 2018. Em outubro, Deborah lançou o livro "F*** You Cancer: How to Face the Big C, Live Your Life and Still Be Yourself" ("F*da-se o câncer: como encarar o grande C, viver sua vida e continuar sendo você", em português).

No ano passado, Deborah anunciou que os medicamentos não estavam mais funcionando e que seu câncer estava indo "para a direção errada". Em maio deste ano, publicou uma carta de despedida dizendo que passaria a focar em cuidados paliativos com a família:

"Ninguém sabe quanto tempo me resta, mas não sou capaz de andar, estou dormindo a maior parte dos dias, e a maioria das coisas que eu dava como certas são sonhos", disse. A jornalista acrescentou que mesmo "com todos os medicamentos inovadores contra o câncer no mundo, meu corpo não consegue mais continuar".

Nos dias seguintes à publicação do texto, ela arrecadou conseguiu arrecadar mais de US$ 900 mil (cerca de R$ 4,6 milhões) em doações para pesquisas sobre o câncer de intestino.

Dois dias depois, ela recebeu o título de "dame" no Reino Unido — o príncipe William foi até a casa de sua família para nomeá-la.