Topo

Modelo veste traje de Nossa Senhora no 'Miss Universo' trans: 'Padroeira'

Eloá Rodrigues é natural de São Gonçalo (RJ) e disputa final do concurso em 25 de junho, na Tailândia - Reprodução/ Instagram @eueloarodrigues / Allek Morano Castellani @allekcastellani
Eloá Rodrigues é natural de São Gonçalo (RJ) e disputa final do concurso em 25 de junho, na Tailândia Imagem: Reprodução/ Instagram @eueloarodrigues / Allek Morano Castellani @allekcastellani

De Splash, em São Paulo

20/06/2022 15h31Atualizada em 22/07/2022 18h51

A modelo e atriz Eloá Rodrigues, de 29 anos, é a Miss Beleza T Brasil 2021 e está na Tailândia representando o País no Miss International Queen 2022, considerado o "Miss Universo" para mulheres trans. Ela escolheu homenagear Nossa Senhora Aparecida na etapa do traje típico do certame.

"O suspense acabou: hoje levo para o palco do Miss International Queen 2022, como meu traje típico oficial, a Nossa Senhora Aparecida. Padroeira e protetora do Brasil, Nossa Senhora Aparecida é mantida no santuário de Aparecida, em São Paulo, onde foi construído o maior Santuário Mariano do mundo", anunciou a modelo no Instagram.

A Splash, Mayra Figueiredo, codiretora do Miss Beleza T Brasil, explica que o traje foi escolhido por sugestão da própria Eloá.

Ela já trouxe toda a ideia de como seria importante a representação da padroeira, logo a organização enxergou a grandiosidade de ter a padroeira do Brasil sendo levada por uma mulher trans para um concurso com tamanha visibilidade Mayra Figueiredo, co-diretora do Miss Beleza T Brasil

Todo traje foi confeccionado a mão pelo estilista Leonardo Oliveira, que reproduziu o manto utilizado pela imagem de Nossa Senhora Aparecida no Santuário em São Paulo.

'Maior concurso para mulheres trans'

O perfil oficial do concurso internacional destacou a história da santa, reverenciada e a quem é atribuída diversos milagres por quem a procura, principalmente em "momentos de aflição".

Eloá explicou o que cada elemento do seu traje significa: "De cor azul, simbolizando o céu, o manto é bordado com delicados florais dourados, que remetem à realeza e indicam a soberania da santa sobre o céu e a Terra".

Ela ainda cita as bandeiras do Brasil e do Vaticano e falou que o manto e a coroa foram presentes da Princesa Isabel.

Todos os 23 países participantes foram representados por suas candidatas com trajes típicos, que podem ser vistos na página oficial do concurso no Instagram e Facebook.

"O Miss International Queen é o maior concurso para mulheres trans do mundo. Existem outros concursos, mas são menores e com visibilidade bem menor. Mas ele é considerado o Miss Universo para as mulheres trans. Só cabe uma candidata por País", explica a co-diretora do Miss Beleza T Brasil.

A final do concurso vai ocorrer no próximo sábado (25) na Tailândia.