Topo

Pantanal

Tudo sobre a novela da Globo


Ainda dá tempo: o que você precisa saber para começar a ver 'Pantanal'

Jove (Jesuita Barbosa), José Leôncio (Marcos Palmeira), José Lucas (Irandhir Santos) e Tadeu (José Loreto) em "Pantanal" - Globo/João Miguel Júnior
Jove (Jesuita Barbosa), José Leôncio (Marcos Palmeira), José Lucas (Irandhir Santos) e Tadeu (José Loreto) em 'Pantanal' Imagem: Globo/João Miguel Júnior

Laysa Zanetti

De Splash, em São Paulo

20/06/2022 04h00

Não tem jeito, ela é o assunto do momento. Das redes sociais às rodas de conversa em bares e restaurantes, "Pantanal" está provando que, mesmo mais de 30 anos após sua primeira versão, continua sendo um fenômeno de audiência.

A versão adaptada por Bruno Luperi para a TV Globo tem unido gerações, dos que acompanharam a original aos que estão conhecendo agora a trama da família Leôncio. E se você ainda não entrou na onda mas quer dar uma chance ao folhetim, ainda há tempo para começar!

Mas o que é preciso saber dos capítulos que já rolaram? A gente te conta.

História de gerações

José Leôncio (Renato Góes), Filó (Letícia Salles) e o filho Tadeu (Lucas Oliveira dos Santos) - Globo/João Miguel Júnior - Globo/João Miguel Júnior
José Leôncio (Renato Góes), Filó (Letícia Salles) e o filho Tadeu (Lucas Oliveira dos Santos)
Imagem: Globo/João Miguel Júnior

A trama principal da novela acompanha o relacionamento entre Juma (Alanis Guillen) e Jove (Jesuíta Barbosa), mas começa a ser contada bem antes de eles nascerem.

Na primeira fase da novela, conhecemos José Leôncio (Renato Góes), um jovem fazendeiro que foi criado pelo pai, Joventino (Irandhir Santos), um homem que sumiu misteriosamente. Zé Leôncio é um galanteador, e se apaixona por Madeleine (Bruna Linzmeyer), com quem se casa e tem um filho — o pequeno Jove.

Casamento de Madeleine e José Leôncio. Na foto, Mariana (Selma Egrei), Antero (Leopoldo Pacheco), Madeleine (Bruna Linzmeyer), José Leôncio (Renato Góes) e Irma (Malu Rodrigues) - Globo/João Miguel Júnior - Globo/João Miguel Júnior
Casamento de Madeleine e José Leôncio. Na foto, Mariana (Selma Egrei), Antero (Leopoldo Pacheco), Madeleine (Bruna Linzmeyer), José Leôncio (Renato Góes) e Irma (Malu Rodrigues)
Imagem: Globo/João Miguel Júnior

As diferenças de costumes e criação entre José Leôncio, um homem do Pantanal, e Madeleine, do Rio de Janeiro, fazem os dois se desentenderem, e o casamento acaba. Madeleine volta para o Rio de Janeiro com o filho pequeno, que cresce achando que seu pai está morto. Durante o tempo em que ela morou com ele na fazenda, também teve contato com Filó (Leticia Salles), que cuida da casa e do filho pequeno, Tadeu. Ela mantém uma paixão não tão secreta pelo patrão, e conta para ele que Tadeu é seu filho assim que Madeleine leva Jove embora.

Também é nesta fase que conhecemos Maria Marruá (Juliana Paes), uma mulher que chega ao Pantanal com o marido, Gil (Enrique Diaz), após os três filhos morrerem no Paraná. A família foi expulsa das terras que tinha comprado, e com a morte dos filhos, Maria jura nunca mais ter outra criança.

Maria Marruá (Juliana Paes) e Gil (Enrique Diaz) em 'Pantanal' - Globo/João Miguel Júnior - Globo/João Miguel Júnior
Maria Marruá (Juliana Paes) e Gil (Enrique Diaz) em 'Pantanal'
Imagem: Globo/João Miguel Júnior

A lenda de que Maria Marruá se transforma em onça surge nesse momento, quando ela precisa se defender e fica "brava como uma onça". E, apesar da resistência contra a ideia de ter outro filho, Maria acaba engravidando.

A tragédia atinge a família duas vezes. Por causa das terras e dos conflitos no Paraná, Gil acaba sendo morto antes de conhecer Juma, e Maria cuida da filha sozinha, protegendo-a do mundo e dos homens. Quando sua filha já está adulta, a tragédia assola novamente, com a chegada de Muda (Bella Campos), que quer se vingar da família de Juma por causa da morte de seu próprio pai, no Paraná.

Muda consegue concluir parte de seu plano de vingança ao encomendar a morte de Maria, mas acaba aproximando-se de Juma e se arrependendo. As duas tornam-se boas amigas, e passam a morar juntas na tapera.

Lendas e figuras mitológicas

Joventino (Irandhir Santos) e Velho do Rio (Osmar Prado) de 'Pantanal' - Globo/João Miguel Júnior - Globo/João Miguel Júnior
Joventino (Irandhir Santos) e Velho do Rio (Osmar Prado) de 'Pantanal'
Imagem: Globo/João Miguel Júnior

Um dos personagens mais misteriosos de "Pantanal" é o Velho do Rio (Osmar Prado), um homem que surge em momentos oportunos e mantém uma relação forte de mentoria com Juma e Jove já na idade adulta. Sua missão é proteger as matas e os rios, e ele é uma entidade inspirada em lendas variadas do folclore do norte do Brasil.

Ele é, na verdade, o próprio Joventino, pai de José Leôncio. Apesar de já ter aparecido para vários personagens, quem não consegue vê-lo é o próprio filho, o que gera nele certa frustração e incredulidade.

Segunda fase

Na segunda fase da novela, encontramos Zé Leôncio e Filó mais velhos, e os filhos em idade adulta. É aqui que entram em cena Marcos Palmeira (Zé Leôncio), Dira Paes (Filó), Jesuíta Barbosa (Jove), Alanis Guillen (Juma) e José Loreto (Tadeu).

Jove (Jesuita Barbosa) conseguiu fotografar Juma (Alanis Guillen) após muitos pedidos - Globo/João Miguel Júnior - Globo/João Miguel Júnior
Jove (Jesuita Barbosa) conseguiu fotografar Juma (Alanis Guillen) após muitos pedidos
Imagem: Globo/João Miguel Júnior

A fase entra em curso quando Jove, ainda no Rio de Janeiro, descobre que seu pai está vivo, e decide ir procurá-lo no Pantanal. Chegando lá, as diferenças entre os dois são gritantes, e o desentendimento é imediato: Jove não come carne, não sabe montar a cavalo e não tem interesse em assumir os negócios de Zé Leôncio. Por outro lado, Tadeu é o exato oposto e tenta seguir à risca os passos do pai.

Apesar da dificuldade para se adaptar à vida no Pantanal, Jove é quem consegue se aproximar de Juma, e a paixão entre os dois vai crescendo embora muitos duvidem da relação. Ele convence a moça a se aproximar um pouco mais das outras pessoas e a começar a conviver em sociedade.

Tenório, Maria Bruaca e Guta

Dono de terras no Paraná, Tenório torna-se vizinho de José Leôncio, pois compra uma fazenda ao lado da sua. Ele passa a morar lá com a esposa, Maria (Isabel Teixeira) e a filha, Guta (Julia Dalavia).

Tenório (Murilo Benício), Maria Bruaca (Isabel Teixeira) e Guta (Julia Dalavia) - Divulgação/Globo/Fabio Rocha - Divulgação/Globo/Fabio Rocha
Tenório (Murilo Benício), Maria Bruaca (Isabel Teixeira) e Guta (Julia Dalavia)
Imagem: Divulgação/Globo/Fabio Rocha

Pouco confiável, Tenório é considerado um homem machista e retrógrado, e trata a esposa com desdém. Ele mantém uma segunda família em São Paulo, e tem negócios um tanto obscuros e ilegais. Ele foi o verdadeiro responsável por expulsar as famílias de Maria Marruá e de Muda de suas terras, diretamente responsável por muitas mortes. Ele tenta se aproximar de José Leôncio para fazer negócios e até mesmo roubar seus bois.

Os peões e os romances

Tibério (Guito) e Muda (Bella Campos) têm relação com altos e baixos em 'Pantanal' - Victor Pollak/TV Globo - Victor Pollak/TV Globo
Tibério (Guito) e Muda (Bella Campos) têm relação com altos e baixos em 'Pantanal'
Imagem: Victor Pollak/TV Globo

A vida na fazenda envolve, é claro, muitos peões, e com eles vêm os romances. Alcides (Juliano Cazarré), por exemplo, trabalha para Tenório, e acaba se envolvendo com Maria Bruaca quando ela descobre sobre a traição de Tenório. Ao mesmo tempo, ele nutre uma paixão não correspondida por Guta, que também tenta encontrar o seu lugar no mundo.

Trindade (Gabriel Sater), Irma (Camila Morgado) e José Lucas (Irandhir Santos) em "Pantanal" - Fábio Rocha/Globo - Fábio Rocha/Globo
Trindade (Gabriel Sater), Irma (Camila Morgado) e José Lucas (Irandhir Santos) em "Pantanal"
Imagem: Fábio Rocha/Globo

Outro apaixonado é Tibério (Guito), que se encanta com Muda e acaba se apaixonando por ela. O peão de confiança de José Leôncio é quem ajuda o "rei do gado" a tomar conta da fazenda, e ele também protege Muda dos avanços indesejados de Levi (Leandro Lima).

Por fim, Trindade (Gabriel Sater) é quem chega ao Pantanal trazendo mais uma dose de misticismo. O personagem misterioso tem um pacto com o diabo, que chama de cramulhão, e é a entidade que mostra a Trindade algumas coisas que ainda vão acontecer, e faz propostas sombrias para atrair outros personagens para o seu lado.

Os filhos de José Leôncio

Além de Jove e Tadeu, um terceiro filho de José Leôncio entra na jogada: trata-se de José Lucas de Nada (também vivido por Irandhir Santos), que chega à fazenda por acaso e descobre ser o primogênito do "rei do gado".

José Lucas chega agitando as coisas, sobretudo no clima de competição que se instala entre ele, Tadeu e Jove pelo afeto do pai. Ele também demonstra interesse em Juma, que o rejeita apesar das investidas insistentes.

Neste momento, portanto, a história se desenvolve sobretudo nessas quatro frentes: o romance entre Juma e Jove, a disputa entre os filhos de José Leôncio, as duas famílias de Tenório e os romances que envolvem Maria Bruaca, Guta, Tadeu e Alcides.