Topo

Simone e Simaria: a origem das 'coleguinhas' e as divergências da dupla

Luiza Stevanatto

Colaboração para Splash, em São Paulo

16/06/2022 04h00Atualizada em 17/06/2022 13h14

Simone e Simaria estão na boca do povo. Além de suas canções chiclete, que acumulam milhões de ouvintes nas plataformas digitais e bombam nas rádios do país, as irmãs têm virado fofoca por seus desentendimentos públicos.

O clima está estranho entre a dupla sertaneja, que anda trocando farpas até mesmo durante apresentações. Mas como elas chegaram até aqui? O que está causando essa tensão?

Saiba mais sobre os 25 anos de estrada das "coleguinhas" e as pedras no caminho que elas estão enfrentando:

Infância difícil

De origem humilde, Simaria e Simone Mendes nasceram em Uibaí, no interior da Bahia. O pai da dupla era garimpeiro e a mãe trabalhava como lavadeira.

Em entrevista para o canal da atriz Giovanna Ewbank no YouTube, as cantoras contaram que o sonho de criança delas era ter um bom banheiro: "[Nosso] banheiro era de palha de coqueiro. Fazia o cercadinho para tomar banho de cuia. E a gente tinha o sonho de ter o chuveirinho", disse Simone.

Ainda na infância, quando moravam no Mato Grosso, as duas perderam o pai, que foi enterrado como indigente devido à frágil condição financeira da família. Após isso, passaram a viver com a avó na Bahia enquanto a mãe se mudou para São Paulo em busca de emprego para sustentar os filhos.

Nossa vida não foi nada fácil, acho que nossa história encoraja as pessoas a buscarem o novo, a partir para a luta. Simaria, no "Conversa com Bial" (TV Globo).

Simone e Simaria na infâncias - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Simone e Simaria na infâncias
Imagem: Reprodução/Instagram

Início da carreira

A dupla começou a carreira cedo, após serem descobertas por Frank Aguiar quando Simaria tinha 14 anos e Simone, 12. Elas passaram a cantar na banda de apoio do músico como backing vocals.

"Fui tocar em um barzinho e lá estavam as duas pirralhas, dançando, lindas e com vozes maravilhosas. Nunca tinha pensado em ter backing vocal até então, mas nessa hora aconteceu", contou o "cãozinho dos teclados" em entrevista ao "Sensacional" (RedeTV!).

Em 2007, elas deixaram Aguiar para entrarem no grupo de forró eletrônico "Forró do Muído", que estourou no Nordeste do país com sucessos como "Tá Com Medo de Amar, É?" e "Mente Tão Bem". Passaram cinco anos na banda até que, em 2012, decidiram seguir a carreira em dupla.

Sucesso como dupla

Simone e Simaria deram o pontapé na carreira em dupla com o álbum "As Coleguinhas Vol. 1", lançado em 2012. O sucesso em escala nacional, porém, veio em meados de 2015, com o lançamento do DVD "Bar das Coleguinhas" e hits como "Quando o Mel É Bom" e "Meu Violão E O Nosso Cachorro". No ano seguinte, vieram os sucessos "126 Cabides" e "Regime Fechado" para cimentar a presença das coleguinhas nas paradas nacionais.

O apelido, aliás, tem origem nos shows estourados: "Minha mãe chamava todo mundo de 'coleguinha' e nos nossos shows começamos a falar a frase 'vai, coleguinha' para fazer as pessoas mexerem", contou Simaria ao extinto site EGO, em 2012.

O modus operandi das artistas já estava estabelecido quando elas estouraram. Em 2016, Simaria já se apresentava como empresária da banda, responsável por composições, produção e toda a parte burocrática que envolve a marca delas.

Posso dizer que a Simaria cuida de tudo, tudo tem que ter o dedo dela, eu fico só com a parte de cantar um pouco mais, pegar o dinheiro e dividir igualzinho. brincou Simone, em entrevista ao UOL na gravação do DVD "Live".

"Ela contrata uma equipe toda, mas é ela quem diz como tem que ser feito o trabalho. Se ela contrata o melhor mixador, ela tem que entrar no estúdio com ele para falar o que quer", continuou.

Problemas de saúde

Em abril de 2018, a dupla enfrentou um momento difícil. Simaria passou 18 dias internada, foi diagnosticada com tuberculose ganglionar e precisou se afastar dos palcos. Ela já havia tido a doença outras três vezes, mas se curou.

"Meu peso era 50 quilos e cheguei a pesar 42. Não podia pegar meu filho no colo porque eu não tinha forças", contou, na época, ao "Fantástico" (TV Globo).

No período do tratamento, Simone assumiu a agenda da dupla sozinha. Após um breve retorno para os palcos em setembro do mesmo ano, Simaria precisou fazer uma nova pausa ao enfrentar novos problemas de saúde. Elas voltaram oficialmente para os palcos na gravação do DVD "Aperta o Play" em novembro de 2018, mas naquele momento reduziram a frenética agenda de shows.

"Queria agradecer a Deus, ele tem feito grandes coisas, precisamos ser gratas. Obrigada, Deus, por me devolver essa pérola que é a minha irmã", comemorou Simone na apresentação.

No ano passado, Simone se emocionou ao falou sobre o período conturbado em entrevista ao "É De Casa" (TV Globo).

Achei que meu psicológico ia faltar, minha cabeça ia parar. Porque eu continuei fazendo meu trabalho, mas toda vez que eu parava, eu via ela no meu coração. [...] Seis meses depois, Deus trouxe ela de volta pra perto de mim. O maior presente foi cantar com a minha irmã. Simone

Simone & Simaria gravam o DVD "Aperta o Play", que marcou o retorno de Simaria aos palcos após ela se afastar para cuidar da saúde - Manuela Scarpa/Brazil News - Manuela Scarpa/Brazil News
Simone & Simaria gravam o DVD "Aperta o Play", que marcou o retorno de Simaria aos palcos após ela se afastar para cuidar da saúde
Imagem: Manuela Scarpa/Brazil News

Crise

Neste ano, uma nova crise começou a abalar a dupla. Desta vez, o público assiste a um estremecimento no relacionamento das irmãs, que andam se estranhando até mesmo nos palcos.

Em abril, os fãs já questionavam Simone sobre um suposto afastamento de Simaria. A cantora, porém, negou existir algum problema entre as duas: "Simaria tem a vida dela e eu a minha! Nos falamos quase todos os dias. Amo minha 'princesona'", afirmou.

Em maio, porém, um áudio de uma discussão entre as duas durante uma gravação do "Programa do Ratinho" (SBT) vazou na internet. Nele, Simaria se incomoda após ser "bloqueada" por Simone ao fazer um agudo no início de uma música. A cantora lamentou estar rouca por "trabalhar muito" e "cuidar da parte administrativa inteira" da dupla. Simone, por sua vez, disse que estava apenas cuidando da irmã e "poupando a voz dela". Simaria, porém, disse que era capaz e insistiu em fazer a performance.

"Então, vamos ver o que vai dar. Você não é tão boa? Vamos ver no que vai dar", rebateu Simone, impaciente.

Após a exposição do acontecido, as "coleguinhas" minimizaram a situação e descartaram uma separação.

Não é fofoquinha e coisa besta que vai derrubar a gente. [...] Somos duas irmãs e nos amamos acima de qualquer coisa. Simaria

No último fim de semana, no entanto, as duas voltaram a se desentender publicamente. Simaria se atrasou em 1h20 para uma apresentação no São João de Caruaru, e Simone fez o show quase todo sozinha. Após chegar ao palco e cantar três músicas ao lado de Simone, Simaria ignorou as tentativas da irmã de encerrar a apresentação e insistiu em cantar mais canções.

Desabafo

De acordo com o colunista do UOL Lucas Pasin, o temperamento difícil de Simaria vem criando um "climão" nos bastidores, e Simone está ficando sem paciência com o comportamento da irmã. A mais velha, que desde sempre se portou como a "administradora" da carreira da dupla, tem vontade de explorar outros gêneros e fazer carreira internacional, enquanto Simone prefere manter tudo como está e focar na família.

Um desabafo de Simaria em entrevista ao jornalista Leo Dias já é tratado por pessoas próximas das artistas como "a pá de cal" na carreira da dupla, segundo Pasin. Nele, a cantora diz que a discussão no Ratinho foi um "grito de socorro", reclamou de ser recriminada constantemente pela irmã até mesmo por seus decotes e afirmou que está "cansada de muito trabalho e responsabilidade" em suas costas.

Tudo o que eu vou fazer, sou recriminada pela Simone. Tem noção do que é passar 20 e tantos anos da sua vida sendo mandada calar a boca e não ser você mesma? Simaria

Diante dessa situação, Simone já tem destino certo caso a parceria com a irmã realmente acabe. Evangélica desde os 6 anos, deve seguir carreira na música gospel e já tem até louvores gravados, aguardando o lançamento. Resta aguardar o desfecho da crise entre as "coleguinhas".

Simone e Simaria tem brigado publicamente e dois episódios recentes evidenciam discordâncias - Reprodução/ Instagram @simoneesimaria @joaoalmeidac - Reprodução/ Instagram @simoneesimaria @joaoalmeidac
Simone e Simaria tem brigado publicamente e dois episódios recentes evidenciam discordâncias
Imagem: Reprodução/ Instagram @simoneesimaria @joaoalmeidac