Topo

Bonner sai do JN? Quem a Globo prepara como possível substituto

Márcio Bonfim e Cristina Razolin, apresentadores do JN em agosto de 2019 - João Cotta/Rede Globo
Márcio Bonfim e Cristina Razolin, apresentadores do JN em agosto de 2019 Imagem: João Cotta/Rede Globo

De Splash, em São Paulo

13/06/2022 16h32

William Bonner, 58 anos, deve deixar a apresentação do "Jornal Nacional" em 2023, mas sem se aposentar ou sair do jornalístico ou da TV Globo, segundo apurou o colunista Lucas Pasin, de Splash. Ele continuaria como editor-chefe, atuando nos bastidores, em processo de substituição que vem sendo trabalhado desde 2021.

Já há um rodízio de apresentadores ocupando a cadeira de Bonner, especialmente aos sábados, mas que também é usado quando o veterano não pode estar na tela. No último mês, com um problema na voz, ele só esteve 12 dias no programa. No mês anterior, 11.

Ainda segundo Pasin, a Globo realiza pesquisas de mercado e com o público para saber quais nomes que são bem recebidos.

César Tralli foi considerado o principal nome, nas pesquisas, para substituir Bonner. Porém, Heraldo Pereira também vem sendo cogitado para o cargo e tem sido mais testado. Nos últimos três meses, Tralli comandou o "Jornal Nacional" apenas duas vezes, enquanto Heraldo apareceu 19 vezes no período.

Hélter Duarte, Márcio Bonfim e Rodrigo Boccardi também se dividem no rodízio.

A Globo tem usado critérios de diversidade para suas escolhas no jornalismo, e pode levar isso em conta na escolha do novo apresentador.

Saída após 26 anos

Não seria recente o desejo de Bonner de deixar a bancada do "JN", segundo informações de bastidores. Ele já teria colocado prazos pessoais e avisado a direção de jornalismo da Globo, mas a emissora não parece tem pressa.

O que se diz é que o apresentador chegou a cogitar deixar a bancada em abril, mas foi convencido a permanecer até as eleições, quando comanda os debates entre os candidatos à Presidência. O novo prazo agora seria 2023. Ele continuaria na casa até o fim do contrato, a princípio em 2025.

Por ser o noticiário com mais audiência na TV aberta do país e Bonner representar "o rosto" do programa, sua saída precisaria vir acompanhada de uma redistribuição de funções.

Procurada pelo colunista de Splash para comentar a troca, a Globo encaminhou a reportagem da colunista Cristina Padiglione em que Bonner classifica notícias sobre a saída dele do "Jornal Nacional" como "boatos".

A reportagem usada para a resposta fala sobre a saída da Globo, mas a informação de Splash é a saída apenas da apresentação do JN, seguindo na casa.