Topo

Pantanal

Tudo sobre a novela da Globo


Piranhas conseguem realmente devorar um ser humano, como em 'Pantanal'?

Levi (Leandro Lima) é comido por piranhas em "Pantanal". Isso pode acontecer de verdade? - Globo/João Miguel Júnior
Levi (Leandro Lima) é comido por piranhas em 'Pantanal'. Isso pode acontecer de verdade? Imagem: Globo/João Miguel Júnior

Laysa Zanetti

De Splash, em São Paulo

12/06/2022 04h00

Não é só de sucuris gigantes, onças e marruás que é formada a fauna de "Pantanal". Entre os destinos trágicos que ficam no caminho de alguns dos personagens, um deles parece ser particularmente cruel: o personagem Lúcio (Erom Cordeiro) foi comido por piranhas, e Levi (Leandro Lima) está prestes a seguir o mesmo destino.

Mas será que isso realmente acontece na vida real?

Há, sim, casos de corpos humanos que ressurgem de formações aquáticas mutilados por piranhas, mas ataques mortais feitos contra pessoas saudáveis são extremamente raros.

Erom Cordeiro interpretou Lúcio em 'Pantanal', que matou Maria Marruá (Juliana Paes) a mando de Muda (Bella Campos) - TV Globo/Divulgação - TV Globo/Divulgação
Erom Cordeiro interpretou Lúcio em 'Pantanal', que matou Maria Marruá (Juliana Paes) a mando de Muda (Bella Campos)
Imagem: TV Globo/Divulgação

Isso porque as piranhas são mais "carniceiras" do que caçadoras. Ou seja, em condições normais, os ataques costumam ser feitos a carnes que já estão mortas, e não a indivíduos saudáveis. Além disso, os humanos não são parte habitual do cardápio das piranhas. Elas preferem se alimentar de outros peixes, mas também não dispensam aves feridas, jovens sucuris e carcaças de variados animais.

Para provar o ponto, os pesquisadores Herbert Axelrod e Jeremy Wade montaram um experimento para o canal "River Monsters", no YouTube. Wade entrou em uma piscina cheia de piranhas-vermelhas, usando apenas roupas de banho. Ele levou um pedaço de carne pendurado em um anzol.

Durante o experimento, as piranhas atacaram o pedaço de carne, mas nenhuma delas ameaçou Jeremy. Ou seja, os humanos não são necessariamente presas ou fonte de perigo para os animais só por estarem no mesmo ambiente.

No entanto, isso não significa que é completamente seguro nadar com piranhas.

Levi (Leandro Lima) será devorado por piranhas em 'Pantanal' - Globo/João Miguel Júnior - Globo/João Miguel Júnior
Levi (Leandro Lima) será devorado por piranhas em 'Pantanal'
Imagem: Globo/João Miguel Júnior

As piranhas localizam suas vítimas pelo cheiro do sangue, ou quando sentem vibrações incomuns no ambiente. Se elas estiverem com fome ou conseguirem identificar cheiro de sangue ou ameaça, podem atacar, consumindo sobretudo músculos e vísceras.

Biólogos estimam que seria necessário um cardume com centenas de peixes para conseguir devorar um ser humano adulto. No entanto, a grande maioria das espécies circula em conjunto de pouco mais de 20 indivíduos.