Topo

Pantanal

Tudo sobre a novela da Globo


'Pantanal': o que acontece entre Juma e José Lucas na novela original?

Laysa Zanetti

De Splash, em São Paulo

10/06/2022 04h00

A aproximação entre Juma (Alanis Guillen) e José Lucas (Irandhir Santos) nos capítulos recentes de "Pantanal" não está repercutindo muito bem com parte do público, que repreende as atitudes do caminhoneiro e vê suas tentativas de chegar perto da filha de Maria Marruá (Juliana Paes) como "predatórias". Será que a história está se repetindo ou as coisas foram diferentes na primeira versão da novela, exibida em 1990?

A aproximação entre Juma e o filho mais velho de José Leôncio (Marcos Palmeira) acontece após o acidente que ela sofre tentando impedi-lo de matar os bois marruás. O fato de ele levar a cunhada para a tapera também aconteceu na novela original, e é ali que as coisas começam a se complicar.

Os dois passam um tempo morando juntos na tapera depois de Jove anunciar que vai se afastar, mas um romance entre eles jamais chega a se desenvolver. No entanto, o filho mais velho de Zé Leôncio tenta de forma insistente ter algo com a moça.

Possível abuso

José Lucas (Irandhir Santos) e Juma (Alanis Guillen) se aproximam em 'Pantanal' - João Miguel Júnior/Divulgação - João Miguel Júnior/Divulgação
José Lucas (Irandhir Santos) e Juma (Alanis Guillen) se aproximam em 'Pantanal'
Imagem: João Miguel Júnior/Divulgação

Em uma cena que vai ao ar mais tarde na novela, Zé Lucas se declara para Juma. Porém, a recusa da moça faz com que ele reaja de forma agressiva, quase chegando a uma cena de abuso.

Na cena em questão na novela original, Juma tenta repreendê-lo, e pede para ele ir embora de sua tapera. "Já conversamos demais, vai embora", ordena.

No entanto, ele se nega, e diz: "Juma, eu não quero a riqueza do meu pai, não, eu não quero nada que é dos meus irmãos. De tudo o que eu vi aqui, eu só quero você." Enquanto isso, ele vai se aproximando dela e chega a acariciar sua cabeça com as duas mãos.

Firme, ela rebate e ameaça arrancar suas orelhas, ao que o caminhoneiro retruca: "Pode arrancar minhas orelhas, pode até virar onça se você quiser, mas eu vou dar um beijo na sua boca."

Quando ele tenta dar um beijo na moça, Juma sai correndo, Zé Lucas parte em seu encalço, e chega a derrubá-la. Ele a prende no chão, segurando seus braços para tentar forçar um beijo e pressionando o corpo contra o dela.

Juma tenta se soltar e fugir sem sucesso, debatendo-se contra o chão na esperança de tirar Zé Lucas de cima de si. A cena de quase abuso é interrompida quando o Velho do Rio chega para interceder por ela. A entidade joga José Lucas no chão e ordena:

"Não vê que ela não quer? Vai embora. Monta em seu cavalo e vai embora."

Depois que José Lucas segue as ordens, o velho ajuda Juma a se levantar e dá um abraço nela.

Eventualmente, a obsessão de José Lucas por Juma vai se dissipando. Ele até mesmo consegue conversar com o irmão mais novo sobre isso, e Jove o perdoa.