Topo

Chico Pinheiro cobra Bolsonaro sobre desaparecidos na Amazônia: 'Vergonha'

Chico Pinheiro - Reprodução/TV Globo
Chico Pinheiro Imagem: Reprodução/TV Globo

De Splash, em São Paulo

09/06/2022 13h37

Chico Pinheiro cobrou uma atitude do presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre o desaparecimento do jornalista britânico Dom Phillips e do indigenista Bruno Araújo Pereira na Amazônia.

"Porque és lerdo e insensível? Onde estão Dom Phillips e Bruno Pereira? Que vergonha perante o mundo! Que vergonha, Bolsonaro, que vergonha! Basta!", escreveu o ex-apresentador do "Bom dia Brasil" no Twitter.

Pereira e Philips foram vistos pela última vez por volta das 7h de domingo (5) em um barco após saírem da comunidade ribeirinha São Rafael, no Amazonas. Os dois seguiam em direção à cidade de Atalaia do Norte, onde eram aguardados por duas pessoas ligadas à Univaja (União dos Povos Indígenas do Vale do Javari).

O indigenista brasileiro sofria ameaças de morte desde quando foi coordenador da Funai (Fundação Nacional do Índio) em Atalaia do Norte — cargo que exerceu por mais de uma década e deixou em 2016.

Em coletiva de imprensa, o assessor jurídico da Univiaja disse que a hipótese de os dois terem se perdido na mata está descartada: "Bruno era um exímio conhecedor tanto da caminhada em mata quanto em caminhadas de barco".

Amigos e familiares cobram mais empenho nas buscas por parte de autoridades como as forças de segurança da região e o governo. Ontem, uma juíza da 1ª Vara Federal Cível da Justiça Federal do Amazonas apontou a omissão do governo federal e determinou que a União reforce a estratégia de busca e resgate, viabilizando o uso de helicópteros, embarcações e equipes de buscas, seja da Polícia Federal, das Forças de Segurança ou das Forças Armadas.