Topo

Como o personagem Seu Ladir, de 'Toma Lá da Cá', virou meme 13 anos depois

Seu Ladir, de "Toma Lá Dá Cá", foi interpretado Ítalo Rossi - Reprodução/Globo
Seu Ladir, de "Toma Lá Dá Cá", foi interpretado Ítalo Rossi Imagem: Reprodução/Globo

Filipe Pavão

De Splash, no Rio

08/06/2022 16h57

Quem acessou o Twitter nas últimas horas, pode ter se deparado com o inesperado retorno do personagem Seu Ladir, do humorístico "Toma Lá, Dá Cá". O programa de comédia exibido pela TV Globo trazia as aventuras dos condôminos do edifício Jambalaya. Dentre eles, Ladir, o marido da síndica Dona Álvara (Stella Miranda) que era vivido por Ítalo Rossi. O ator faleceu em 2011 aos 80 anos.

Mas como o nome do personagem, que esteve entre os assuntos mais comentados do Twitter nesta quarta, voltou à tona 13 anos depois da série de Miguel Falabella e Maria Carmem Barbosa deixar de ir ao ar?

Tudo começou quando um perfil da rede, chamado Claudete Gregótica, comparou a imagem do jornalista Glenn Greenwald, co-fundador do site The Intercept Brasil, ao do personagem fictício. A fala foi feita como parte de uma crítica aos posicionamentos políticos do marido do jornalista, o deputado federal David Miranda (PDT-RJ). Em sua publicação, o perfil disse que o político "só ganha atenção por brincar com a cloaca do Seu Ladir do Intercept",

O apelido usando a palavra cloaca, que é uma estrutura presente nas aves, foi suficiente para deixar o termo "Seu Ladir do Intercept" entre os mais comentados da rede social na manhã de hoje. Além disso, outros internautas resgataram vídeos do personagem interpretado por Ítalo Rossi.

Na história, ele era casado com Dona Álvara (Stella Miranda), a síndica do condomínio. Apesar de ser casado, possuía trejeitos considerados afeminados, levantando suspeita sobre sua real sexualidade.

Seu Ladir usava o bordão "é mara" e dançava em uma boate com o nome de Dirla Thomas. Ele era muito amigo de Copélia (Arlete Salles) e da ex-policial dona Deise Coturno (Norma Bengell).

E até a busca por Seu Ladir no Google cresceu, segundo dados da plataforma, após o meme circular no Twitter.

Na sequência, o próprio jornalista usou as redes sociais para rebater a crítica relacionada ao seu marido, sem citar o apelido "Seu Ladir do Intercept". O jornalista acusou a pessoa por trás do perfil do Twitter de racismo.