Topo

Novo filme de Buzz, 'Lightyear' não é continuação de 'Toy Story'; entenda

Marcos Mion dá voz ao astronauta Buzz Lightyear no novo filme da Pixar - Disney/Pixar
Marcos Mion dá voz ao astronauta Buzz Lightyear no novo filme da Pixar Imagem: Disney/Pixar

Laysa Zanetti

De Splash, em São Paulo

06/06/2022 04h00

Ao Infinito e Além! Nova animação da Pixar, "Lightyear" chega aos cinemas no próximo dia 16 para contar a história de um dos personagens mais memoráveis dentre as produções da empresa, o boneco astronauta Buzz Lightyear da franquia "Toy Story".

O lançamento do novo longa acontece entre expectativas do público, que pode, no entanto, se frustrar ao descobrir que "Lightyear" está no universo da série de filmes, mas não é uma continuação da saga, atualmente encerrada em "Toy Story 4", de 2019.

Comprar ingresso

Na história do filme, vamos conhecer quem é o astronauta que deu origem ao boneco. De acordo com a sinopse oficial, o longa animado vai acompanhar o lendário patrulheiro do espaço após ele montar acampamento em um planeta hostil que fica a 4,2 milhões de anos-luz de distância da Terra.

Enquanto Buzz tenta encontrar o caminho de volta para casa através do espaço-tempo, junto à sua equipe e ao gatinho-robô Sox, a missão é ameaçada com a chegada de Zurg, uma presença "impositiva" com um exército de robôs e um objetivo misterioso.

Um filme dentro de outro filme

A conexão entre "Lightyear" e "Toy Story" é explicada bem no início do novo filme. Uma tela com um letreiro revela que "Lightyear" é, na verdade, o filme com o qual Andy Davis era obcecado, e que fez o garoto querer ganhar o boneco.

Em evento com a imprensa americana (via Fandom), o diretor Angus MacLane contou que ele, assim como muitas outras crianças que viriam a se tornar cineastas, foi transformado quando teve o primeiro contato com a saga Star Wars. Ele começou a refletir sobre o amor de Andy pelo seu boneco do Buzz, e questionou: "De qual filme o Buzz vem? Será que não podemos simplesmente fazer este filme?"

Ou seja: basicamente, "Lightyear" é o "Star Wars" de Andy Davis.

Quando se passa?

O longa também estabelece que a história de "Toy Story" se passa no ano em que o filme foi lançado, 1995. No entanto, Maclane relatou ao Fandom que "Lightyear" teria sido lançado uma década antes.

Isso quer dizer que o filme que chega aos cinemas este mês "foi lançado" no universo de Andy em 1985.

"O filme diz que ele ganhou o brinquedo em 1995, mas era de seu filme favorito", explicou Maclane. "O filme não é de 1995, é de 1984 ou 1985, e era o tipo de coisa que Andy via repetidamente no VHS."

É justamente por isso que o time de vozes de "Lightyear" é diferente daquele dos quatro filmes de "Toy Story". Enquanto o ator Chris Evans dá voz ao astronauta na versão em inglês, Marcos Mion assume o comando em português.