Topo

Amigo de Depp: Por que Manson resolveu processar ex que o acusa de abuso?

Marilyn Manson e Evan Rachel Wood namoraram de 2007 a 2010 - Reprodução/Instagram
Marilyn Manson e Evan Rachel Wood namoraram de 2007 a 2010 Imagem: Reprodução/Instagram

De Splash, no Rio

03/06/2022 16h12

Amber Heard e Johnny Depp enfrentaram uma longa batalha judicial nos últimos meses, que chegou ao fim com veredito determinando pagamento de multas de ambas partes. No entanto, Amber saiu perdendo por ter que pagar uma quantia maior, totalizando uma dívida de US$ 8,35 milhões de indenização ao ex-marido.

Mas Amber e Depp não são o único ex-casal famoso que judicializou o término de uma relação. O cantor Marilyn Manson, de 53 anos, e a atriz Evan Rachel Wood, de 34 anos, vivem algo parecido atualmente.

O cantor, que é amigo de longa data de Depp, entrou com um processo contra a ex-noiva após ela revelar em um documentário que foi violentada por ele. Os dois namoraram por quatro anos e chegaram a ter um breve noivado. Entre idas e vindas, eles se separaram em 2010.

Rachel Wood, conhecida pelo filme "Aos Treze" (2003) não revelou na época que o término foi motivado após ter sido abusada. Isso somente aconteceu recentemente quando ela decidiu falar que havia sido drogada e torturada pelo então namorado, que se chama originalmente Brian Warner, mas opta pelo nome artístico Marilyn Manson.

Anteriormente, em 2016, ela chegou a declarar publicamente foi abusada sexualmente, mas sem revelar o nome de Manson por medo de retaliação. Na época, a atriz disse que chegou a tentar suicídio, mas decidiu se engajar como ativista contra violência doméstica. Até hoje, ajuda vítimas e é uma das vozes mais ativas de Hollywood contra abuso e agressão sexual.

Documentário no streaming

Em março deste ano, ela lançou o documentário "Renascendo das Cinzas", que está disponível na HBO Max há um mês. A produção dirigida por Amy Berg narra como o relacionamento foi conturbado e abusivo, tendo a voz da atriz em primeira pessoa.

O documentário mostra que o namoro começou após eles se tornarem amigos. Mas, depois, evoluiu para uma relação doentia. Até hoje, ela não tem coragem de revelar onde mora. Apenas poucas pessoas sabem.

A atriz considera um ato de justiça poder falar abertamente do assunto e faz os depoimentos com o rosto em destaque na tela. Ainda pontua que luta para "consertar essa sociedade, que instintivamente culpa as mulheres".

Haverá julgamento?

Assim que o documentário foi lançado, Marilyn Manson entrou com uma ação civil no Tribunal Superior de Los Angeles contra Rachel Wood. O cantor alega que as acusações da atriz são mentirosas e afirma que perdeu contratos após as declarações se tornarem públicas.

Por isso, assim como Johnny Depp, ele solicitou um julgamento com júri contra as acusações da ex-noiva. Ainda não está decidido se o processo vai ser levado adiante como ocorreu no caso entre Amber e Depp.

Apesar de mover uma ação na justiça hoje, no passado, ele já revelou que a música "I Want to Kill You Like They Do in the Movies" ("Quero te Matar Como Eles Fazem nos Filmes, em tradução ao português), era sobre as fantasias que tinha "todos os dias de esmagar a cabeça dela com uma marreta". A declaração foi dita em uma entrevista à revista Spin.

Além disso, vale destacar que os dois casos possuem diferenças. Manson tem um histórico de violência, enquanto Depp saiu vitorioso nos tribunais, seja financeiramente — já que terá de receber US$ 8,35 milhões da ex-mulher —, pela opinião pública — que ficou majoritariamente a seu favor a ser paga para seu ex-marido.

Autoridades não encontram evidências

Uma das acusações de Rachel Wood é que o roqueiro teria cometido abuso durante as gravações do clipe "Heart-Shaped Glasses", de 2007. No entanto, os detetives não encontraram evidências sólidas que confirmassem a agressão, segundo o site TMZ.

De acordo com a publicação, as autoridades responsáveis afirmaram que houve "alguns problemas de credibilidade com a vítima", que dificultaram a construção do caso. Nas próximas semanas, os policiais devem enviar suas descobertas ao Gabinete do Procurador Distrital do Condado de L.A. para que seja tomada uma decisão final.

Depois das alegações públicas de Rachel Wood sobre o suposto abuso, os policiais começaram a investigar o astro, bem como as acusações de que ele trancou mulheres em um quarto para puni-las.

Em novembro, os detetives invadiram a casa do roqueiro, em Los Angeles. Com um mandado de busca, apreenderam unidades de armazenamento de mídia, como discos rígidos.

Desde então, Manson nega as alegações de abuso e fontes de sua equipe jurídica afirmam trabalhar ao lado dos investigadores durante todo o processo.

Histórico de agressões de Manson

Marilyn Manson é um cantor, compositor e músico dos Estados Unidos. Ele é líder da banda que leva seu nome e é conhecido por ter uma personalidade escandalosa. Além disso, possui um histórico de acusações de abuso contra outras mulheres.

No documentário, Rachel Wood comprova esse histórico com o depoimento de outras seis vítimas do cantor, que contam histórias semelhantes à dela, envolvendo humilhação, tortura, lavagem cerebral, estupro, alienação dos amigos e da família. Mas as partes que coincidem são suficientes para incomodar. Primeiro, os dois homens são amigos há muitos anos.

Manson é amigo de Depp há longos anos. O cantor é padrinho do filho mais novo de Depp, Jack, que já tem 20 anos hoje. Ele e Depp já trocaram mensagem combinando transações de drogas.