Topo

Volta de Darth Vader: ator criticado por 'Star Wars' não teme nova rejeição

O ator Hayden Christensen na primeira trilogia de "Star Wars" - Divulgação
O ator Hayden Christensen na primeira trilogia de "Star Wars" Imagem: Divulgação

Laysa Zanetti

De Splash, em São Paulo

01/06/2022 04h00

Desde que interpretou Anakin Skywalker nos episódios 2 e 3 ("Ataque dos Clones" e "A Vingança dos Sith") da saga "Star Wars", Hayden Christensen ficou conhecido por duas coisas: odiar areia e ter uma das performances mais questionadas de todos os que passaram pela saga espacial.

Dezessete anos depois de "A Vingança dos Sith" (2005), o ator agora aos 41 anos volta aos holofotes em "Obi-Wan Kenobi", com um gostinho de reconciliação com o universo criado por George Lucas. Mesmo assim, ele pondera que buscava encarar as críticas como algo que não era unânime.

"Isso sempre veio mais dos críticos que dos fãs. Sentir o amor que [eles] têm é incrível, principalmente em convenções", conta o ator, em entrevista a Splash. "Minhas interações têm sido extremamente positivas."

Boas memórias

Hayden Christensen treina nos bastidores de 'Obi-Wan Kenobi' - Annie Leibovitz/Vanity Fair - Annie Leibovitz/Vanity Fair
Hayden Christensen treina nos bastidores de 'Obi-Wan Kenobi'
Imagem: Annie Leibovitz/Vanity Fair

Na chamada "trilogia prelúdio", que engloba os episódios 1, 2 e 3 de "Star Wars", o público acompanha a jornada de Anakin, sua relação com Padmé (Natalie Portman) e sua consequente transformação em Darth Vader. São estes os filmes que apresentam Ewan McGregor como Obi-Wan.

"Tenho as melhores lembranças da minha experiência prévia em 'Star Wars', e estou gostando muito das novas encarnações e iterações da saga, e de poder voltar a fazer parte disso."

"O medo não é um lugar saudável de onde operar", continua o ator, ao refletir sobre uma possível insegurança na hora de dizer sim para o projeto de Deborah Chow, após o histórico de críticas que sofreu pelo papel de um dos maiores nomes da cultura pop.

"Foi uma decisão muito fácil, principalmente por poder voltar a trabalhar com Ewan."

Mas onde a história se situa?

Primeira aparição de Darth Vader (Hayden Christensen) na série 'Obi-Wan Kenobi' - Divulgação/Lucasfilm - Divulgação/Lucasfilm
Primeira aparição de Darth Vader (Hayden Christensen) na série 'Obi-Wan Kenobi'
Imagem: Divulgação/Lucasfilm

"Obi-Wan Kenobi" se inicia 10 anos após os eventos do episódio 3, e encontramos um Obi-Wan recluso, que tenta passar despercebido pelo império que quer acabar com os Jedi (e do qual ele é o inimigo número 1).

"Depois de uma década de 'A Vingança dos Sith', Vader está sendo consumido por todas essas emoções negativas, e isso naturalmente potencializa as suas habilidades para o lado sombrio", contextualiza.

"É um Vader extremamente poderoso, e isso fica muito claro na série. Acaba sendo bastante divertido interpretar esse lado dele."

Anakin ou Darth Vader?

"Darh Vader é o Anakin", pontua Christensen, quando questionado se há diferenças entre as duas versões de seu personagem. "E existe uma batalha interna muito interessante nele, em relação à sua própria identidade, que é algo inerente ao personagem."

"Vader está tentando matar essa parte dele, mas nunca obteve sucesso nessa questão. Sempre tem que existir um pouco de Anakin ali pra ele encontrar uma certa redenção no final, sobretudo através do amor de seu filho."

"Obi-Wan Kenobi" tem episódios inéditos todas as quartas-feiras, no Disney+.