Topo

Milton Gonçalves lidava com sequelas de AVC sofrido em 2020

De Splash, em São Paulo

30/05/2022 15h47

O ator Milton Gonçalves morreu hoje, aos 88 anos, em decorrência das sequelas que ele enfrentava de um AVC, sofrido em 9 de fevereiro de 2020.

À época, o artista tinha 86 anos e sofreu o acidente vascular cerebral isquêmico enquanto participava da feijoada da escola de samba Salgueiro, na Tijuca, Zona Norte do Rio. Ele foi internado no Hospital Samaritano Barra, no Rio de Janeiro, onde ficou na UTI até 2 de março do mesmo ano, quando foi transferido para a unidade semi-intensiva ao apresentar uma "evolução positiva ao tratamento".

Ele teve alta em maio de 2020, depois de três meses no hospital.

Em janeiro de 2022, quase dois anos depois de ter sofrido o AVC, a filha de Milton Gonçalves, Catarina, contou à jornalista Patrícia Kogut, d'O Globo, que o pai ficou traqueostomizado durante todo o tempo que passou no hospital, além de lidar com sequelas na voz e na perna.

"Isso afetou bastante a voz, que está bem baixinha. Agora ele está bem, em casa, tranquilo. É uma recuperação chatinha por causa da idade. Ele não tem andado, só na cadeira de rodas, porque também ficou com sequela na perna esquerda", disse ela.

À época, brincou Catarina, que mesmo enfrentando essa situação de estar debilitado, o ator não recusava "uma cervejinha".

"A gente passeia bastante com ele de carro, leva para ver a praia. Ele sempre pede para tomar uma cervejinha. Também adora café e doce. Essas besteirinhas que não podem comer. Mas é um danadinho."

Catarina disse que o AVC pegou toda família desprevenida, que eles não imaginavam que o pai poderia ter um derrame.

Segundo ela, o pai mostrou muita força durante o período de recuperação.

"No entanto, o pai tem mostrado muita força nesse período de recuperação. "Veio muito sem aviso. Meu pai não pegava nem gripe. Foi bem grave. Ele é forte. Se fosse outro, teria embarcado. No segundo ou terceiro dia de CTI, botamos música e ele já estava acompanhando com a mão, mesmo intubado. Sempre gostou de dançar", concluiu.

Morre Milton Gonçalves: confira a trajetória do ator em fotos