Topo

'Cara e Coragem': quem é quem na nova novela das sete da TV Globo

Ítalo (Paulo Lessa), Clarice (Taís Araujo), Pat (Paolla Oliveira) e Moa (Marcelo Serrado), os protagonistas de "Cara e Coragem"   - Globo/Sergio Zalis
Ítalo (Paulo Lessa), Clarice (Taís Araujo), Pat (Paolla Oliveira) e Moa (Marcelo Serrado), os protagonistas de 'Cara e Coragem' Imagem: Globo/Sergio Zalis

Filipe Pavão

De Splash, no Rio

28/05/2022 04h00

Depois do final de "Quanto Mais Vida, Melhor", a TV Globo estreia uma nova novela na faixa das 19h: "Cara e Coragem". Escrita por Claudia Souto e dirigida por Natalia Grimberg, a trama promete ser uma "comédia romântica de ação e suspense".

A novela vai contar a história dos dublês Pat (Paolla Oliveira) e Moa (Marcelo Serrado), que são contratados pela empresária Clarice Gusmão (Taís Araujo) para recuperar uma fórmula secreta desenvolvida em sua siderúrgica. Essa fórmula pode ser utilizada tanto para o bem, por meio da medicina, quanto para o mal, para a produção de armas na indústria bélica.

A tal fórmula secreta mobiliza também o ambicioso Leonardo (Ícaro Silva), irmão de Clarice, que conta com a ajuda da amante Regina (Mel Lisboa), assessora de Clarice na siderúrgica, e do empresário Danilo (Ricardo Pereira), todos com grande interesse comercial na descoberta e suspeitos de terem hackeado parte dos arquivos.

'Cara e Coragem': saiba quem é quem na novela das sete da TV Globo

Quarteto de protagonistas

Taís Araujo vai interpretar duas personagens. Primeiro, ela viverá a empresária Clarice, presidente da Siderúrgica Gusmão. Após sua morte misteriosa, a atriz reaparece como outra mulher: a massoterapeuta Anita, alguém bem diferente da primeira personagem.

"São duas mulheres de origens muito diferentes, então, muitas mulheres podem se identificar, sabe? A Anita é mais popular, ela acerta mais com a comédia. E a Clarice tem uma coisa mais misteriosa. Tem um romance com o qual penso que as mulheres podem se identificar, os homens também, é uma coisa muito forte", explica Taís.

O par de Clarice, no caso, é o segurança de elite e instrutor de parkour Ítalo, interpretado por Paulo Lemos. "É um cara muito apaixonado. Várias ações do Italo são movidas pelo amor pela Clarice", adianta.

Ítalo vai se aliar aos dublês Pat e Moa para desvendar o mistério em torno da morte de Clarice. No entanto, além de aventura, Pat e Moa, vividos por Paolla Oliveira e Marcelo Serrado, também vão viver um romance, ainda que eles não admitam no início.

"Eu gosto de falar que essa novela tem todos os elementos de um novelão. Tem leveza, diversão e drama. A Pat e o Moa vivem tudo isso, eles são divertidos, mas tem amor, que está em um lugar muito bacana e delicado. A Pat é mãe de família, tem um lugar estruturado, diferente do Moa, que não é tão estruturado. Eles se encontram nesse impasse. A novela vai da emoção à adrenalina", diz Paolla.

"Moa é um dublê muito experiente e ama o que faz. Ele também é apaixonado pela Pat. Uma relação tipo 'gato e rato'. Eles implicam um com o outro, mas, ao mesmo tempo, se gostam e se admiram", completa Marcelo.

Vilões em busca da fórmula

Se Clarice quer usar a fórmula para avanços científicos, seu irmão, o ambicioso Leonardo (Ícaro Silva), quer conquistar dinheiro por meio da venda da fórmula. Ele terá a ajuda de Regina (Mel Lisboa), com quem tem um romance secreto. Apesar de serem vilões, os atores dizem que os personagens também têm virtudes.

"O que me chama atenção é que os personagens não são maniqueístas. Não são exatamente o mal. Leonardo e Regina têm um romance secreto e proibido, mas eles se gostam. São personagens humanizados. Ele é superinstável. Muitas vezes, é um cara doce, parceiro, mas, depois, é um vilão que quer acabar com a irmã. Ele tem vários dramas internos", conta Ícaro.

"A Regina é uma personagem manipuladora, ambiciosa, mas sonsa também. Finge ser uma pessoa perante os outros e a Clarice, de quem é assessora, mas por trás está fazendo tramas com objetivos tenebrosos. Ela e o Leonardo têm um relacionamento tórrido e secreto. Um tenta manipular o outro", diz Mel.

Já Ricardo Pereira dá vida ao Danilo e completa a trinca de vilões da trama das 19h. Ele é o mentor do trio, quem cria os planos para conquistar a fórmula. "Danilo tem boas atitudes. É um cara prazeroso, simpático, conquistador, tem um discurso muito convincente e traz uma leveza para ninguém notar o que ele faz por trás dessa máscara em busca de poder. É um estrategista", sintetiza o ator português.