Topo

Truco em 'Pantanal': Especialista explica gritaria e regras do jogo

Colaboração para Splash, em São Paulo

27/05/2022 20h24

A cena de uma partida de truco em "Pantanal" (TV Globo) deixou muitos fãs da novela sem entender nada. José Leôncio, José Lucas, Tadeu e Túlio gritavam enquanto jogavam, mas para quem não entende as regras do jogo nada fez sentido.

No Central Splash de hoje (27), o especialista em truco Alexandre Tuan, conhecido como Cowboy de Taubaté, explica como funciona a partida.

Primeiro, é importante entender algumas expressões corporais usadas pelos atores durante a cena.

Quando a pessoa passa a mão no pescoço é para pedir truco. Quando bate no peito, ela quer indicar um 'deixa para mim'. Quando balança os dois ombros é porque entre as cartas tem um par de 3, e quando levanta um é porque tem um 3.

O truco é um jogo com 3 rodadas e quem faz 12 pontos primeiro é o vencedor, explicaTuan.

Na rodada final, o Túlio, muito espertão, marcou a primeira pontuação. Aí o Zé Leôncio e o Tadeu tinham que correr atrás e ganhar a segunda para poder 'trucar' na terceira. O Túlio jogou uma carta fraca, o Tadeu matou e eles ficaram super felizes.

Em seguida, houve o momento mais marcante da cena: o que José Lucas ganhou o jogo e deixou José Leôncio sem reação.

Aí o Túlio passou a mão no pescoço (indicativo de que era para pedir truco), o Zé Lucas pediu, depois o Zé Leôncio disse 6, o Lucas 9 e Leôncio 12. Mas o Lucas tinha o zap (4 paus), que vence.

Central Splash

Comandado por Chico Barney no YouTube (e no TikTok e no Twitter) de Splash, o "Splash Show" de quarta cresceu, ganhou um novo nome e uma faixa em horário quase-nobre só para ele. No "Central Splash", de segunda a sexta-feira, sempre às 18h, o colunista se junta aos colegas Aline Ramos e Lucas Pasin para discutir tudo o que está bombando nos realitys shows, TV e na vida das celebridades e subcelebridades.

Elenco de 1990 x elenco de 2022: quem é quem em 'Pantanal'

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Truco em 'Pantanal': Especialista explica gritaria e regras do jogo - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade